Todas agencias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão operando o novo modelo de atendimento, também conhecido como INSS Digital.

Por meio deste novo modelo, o segurado deverá acessar o MEU INSS e protocolar ali seus documentos, tudo via website de forma online e após, acompanhar o andamento pelo mesmo sistema. Em alguns casos, o INSS solicitará o comparecimento do segurado em uma agencia do INSS.

O que devo saber sobre este novo modelo de atendimento?

Este sistema veio para ficar, pois reduz muito as longas filas do INSS, e a espera pelo atendimento.

Porém vejo que muitas pessoas possuem dificuldade no manuseio dos sistemas eletrônicos, o que poderá dificultar seu acesso. Se for este o único problema, aconselho que o segurado ligue para o telefone número 135 para pedir ajuda.

Uma dica que vou deixar, é que o segurado ao fazer o seu pedido online de aposentadoria, ou salário-maternidade, sempre coloque as cópias da sua carteira de trabalho junto no sistema.

Mas por quê Diego Ribeiro?

Porque a carteira de trabalho é documento fundamental para aposentadoria, e também pelo fato de que grande parte dos segurados possuir empregos que não aparecem no sistema do INSS.

É fundamental que apareçam todas suas contribuições em sua aposentadoria, senão você poderá sair com o valor da renda mensal inicial baixo, ou pior, nem se aposentar, já que por vezes o tempo não irá alcançar.

Outro detalhe importante que vou lhe adiantar, ao ser analisada sua aposentadoria e constatado que alguns períodos de trabalho não constam no sistema do INSS, o simples fato de ter lançado as cópias da carteira de trabalho no sistema não será suficiente, e você será chamado a comparecer a uma agencia do INSS, para levar o documento original.

Isso acontece, pois, o segurado não possui o poder de autenticar as cópias com o documento original.

Outra excelente mudança foi a criação do INSS DIGITAL PARA OS ADVOGADOS QUE REPRESENTAM O SEGURADO, o que fez acelerar e muito a concessão das aposentadorias e salário-maternidade.

O advogado pode protocolar para o segurado a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, salário-maternidade e entre outros, pelo sistema digital, com o poder de autenticar as cópias do cliente com o original, o que faz toda a diferença.Assim, o advogado pode lançar todos os documentos originais da pessoa, ao exemplo a Carteira de Trabalho, que é um documento essencial para a realização de uma aposentadoria, sem a necessidade do segurado comparecer a agencia do INSS.

Com essa facilidade para o segurado que é representado, e sem necessidade de realizar agendamento, a concessão de aposentadorias pode ocorrer até mesmo no prazo de uma semana.

Essas são dicas que deixo para você que busca sua aposentadoria ou salário-maternidade!

Por Diego Idalino Ribeiro Advogado OAB/RS 89.724

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.