INSS: Conheça os principais pontos da aposentadoria por idade e saiba como solicitar

0

A aposentadoria costuma ser um momento muito aguardado, mas é preciso estar atento às principais exigências para garantir esse direito.

Depois de alguns anos de trabalho, a maioria das pessoas chega à conclusão de que é chegada a hora de mudar a rotina.

Ter mais tempo com a família e qualidade de vida passa a ser um objetivo importante.

Hoje vamos te contar quais são os requisitos da aposentadoria por idade, que é um direito dos cidadãos que contribuem com a Previdência Social.

Além disso, vamos trazer detalhes sobre as regras atuais para homens e mulheres, o tempo mínimo de contribuição, como fazer para solicitar e quais são os direitos garantidos.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Os requisitos da aposentadoria por idade

Antes da reforma da Previdência, para conseguir se aposentar por idade era preciso ter contribuição mínima de 180 meses, ou seja, 15 anos.

Além disso, os homens precisavam estar com 65 anos na data do encaminhamento do pedido, enquanto as mulheres deveriam ter 60.

No entanto, após a alteração das normas sobrevieram mudanças, que serão mencionadas a seguir.

Os principais pontos sobre a aposentadoria por idade

As modificações realizadas pelo legislador e aprovadas pelas autoridades do governo referem-se ao tempo de carência para homens e à idade mínima para as mulheres.

A seguir, veja explicações mais detalhadas sobre esses requisitos que foram alterados pelas novas regras previdenciárias.

Regra atual para homens e mulheres

A partir deste ano, os homens continuarão se aposentando aos 65 anos de idade.

Porém, as mulheres que forem se aposentar em 2020 deverão ter 60 anos e 6 meses; em 2021, precisarão ter completado 61 anos; em 2022, terão que contar com 61 anos e 6 meses.

Para aquelas que vão se aposentar após 2023, a regra é ter 62 anos completos.

Tempo mínimo de contribuição

As mulheres continuam tendo direito à aposentadoria por idade com 15 anos de contribuição.

Os homens que já estavam contribuindo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antes da mudança legislativa também precisam cumprir os 15 anos de carência.

Porém, aqueles que se tornarem segurados após a promulgação da reforma, deverão contribuir durante 20 anos.

Como solicitar

Para solicitar a aposentadoria por idade, basta entrar em contato com o INSS pelo número 135 ou pelo site e agendar um horário para a entrega dos documentos.

Não é preciso ir presencialmente até a agência para marcar a data do atendimento.

Agendar com antecedência evita que os futuros segurados fiquem aguardando durante horas em uma fila.

Principais direitos garantidos

Caso o idoso receba auxílio acidente ou pensão por morte, não vai perder o benefício, terá direito a seguir recebendo-o juntamente com o salário da aposentadoria.

O aposentado por idade que desejar continuar trabalhando, poderá receber normalmente o salário e a aposentadoria.

Porém, deverá continuar contribuindo com a Previdência Social, assim como os demais trabalhadores. 

Agora você já conhece os requisitos da aposentadoria por idade e sabe como solicitar! É possível que o pedido de aposentadoria seja negado por algum motivo, como a falta de documento comprobatório ou ausência de informações no sistema do INSS.

A ajuda de profissionais especializados é sempre a melhor alternativa para evitar esse problema e para saber lidar com ele!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a estas informações!

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Marques Sousa e Amorim