INSS: Saiba o que fazer se sua aposentadoria estiver bloqueada

Hoje vamos te contar os motivos mais recorrentes pelos quais o INSS pode bloquear o seu benefício! Além disso, vamos dizer o que você pode fazer para resolver essa situação.

Porque o INSS bloqueou minha aposentadoria?

Essa é uma pergunta muito comum e um dos maiores motivos é quando o segurado deixa de fazer a “prova de vida”.

Se você não fez, busque regularizar a sua situação e se não puder fazer pessoalmente nomeie um representante legal, através de uma procuração, para te representar neste ato.

Procure a sua instituição bancária ou o órgão no qual você deve fazer a prova de vida e identifique qual é a data correta para este ato.

Porque o INSS pede que o segurado faça a Prova de Vida?

A prova de vida evita fraudes no sistema previdenciário. Isso porque quando uma pessoa falece é muito comum que alguém com os seus dados e cartão faça o saque deste benefício em nome do falecido.

Quais são os documentos que preciso para fazer a prova de vida?

A prova de vida é um procedimento extremamente simples e exige apenas que o segurado compareça ao local designado (agência bancária ou órgão público), portanto seu documento de identificação com foto e comprove que está vivo.

O documento pessoal pode ser o RG, CNH, Carteira de Trabalho, carteira profissional, dentre outros.

Se o seu banco já possui a leitura por biometria nos caixas eletrônicos, a prova de vida será ainda mais rápida, bastando que o segurado acesse o terminal de caixa eletrônico e acesse a opção que possibilite fazer a prova de vida.

Aposentadoria por Invalidez é uma exceção, entenda!

Para quem recebe aposentadoria por invalidez é necessário comparecer presencialmente à perícia requerida pelo INSS, porque além de fazer a prova de vida, é necessário comprovar que ainda porta a invalidez que gerou a aposentadoria.

Quem possui mais de 60 anos é isento da perícia, quando o benefício for a aposentadoria por invalidez.

Se o seu benefício foi bloqueado, procure saber o motivo, entre em contato com o INSS através do número 135 ou vá a uma agência.

Se o bloqueio for pela falta de prova de vida, regularize a situação. Em todos os casos, se o seu benefício foi bloqueado indevidamente, busque o auxílio de um Advogado Previdenciário para que, pelos meios corretos, você possa recorrer e garantir seus direitos.

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, Clique aqui e solicite um atendimento com uma equipe especialista em causas previdenciárias.

Conteúdo original Accadrolli & Maruani Advocacia

Comentários estão fechados.