INSS: Segredo para aumentar a média da aposentadoria por idade

0

Antes de encaminhar a aposentadoria por idade, entenda da possibilidade de aumentar a média da aposentadoria por idade, mesmo que você sempre contribuiu sobre salário mínimo.

Sugiro antes de você encaminhar o pedido de aposentadoria por idade, nos casos após a reforma previdenciária, que seja feito um cálculo de simulação de aposentadoria específico sobre esse assunto, para ver se você se encaixa nesse caso.

Entenda que muitos desses casos não vão aparecer essa possibilidade de aumento da média no simulador do site MEU INSS, e você pode deixar de receber uma aposentadoria por idade de valor bem melhor se não observado.

Encaminhar aposentadoria por idade após a reforma previdenciária, você pode tanto ficar com uma aposentadoria melhor como pior, se não cuidar alguns pontos simples.

Eu lhe confesso que nunca vi nada parecido, fiquei pensando muito, se eu deveria contar isso, porque eu não gosto de ficar criando uma falsa expectativa ou criando um alvoroço nas pessoas já que nem todos vão ter esse direito.

Mas eu tenho que lhe falar e também explicar como funciona, porque infelizmente muitas pessoas vão deixar de ganhar uma aposentadoria por idade com valor melhor, pelo simples fato de não saber desta notícia.

Eu sou o advogado Diego Idalino Ribeiro, e quem me acompanha já sabe que eu procuro trazer situações que sejam possíveis de serem aplicadas ao seu caso.

Para você entender, a reforma previdenciária veio com a intenção de diminuir o salário de aposentadoria e nisso inclui a aposentadoria por idade.

A reforma previdenciária também teve a intenção da necessidade de aumentar o tempo de contribuição, bem como a idade para se aposentar.

Isso tudo você já sabe, agora eu vou lhe contar o que teve de bom na reforma previdenciária da aposentadoria por idade.

Cálculo da aposentadoria por idade

O cálculo de aposentadoria por idade após a reforma, poderá melhorar muito o valor da média de aposentadoria para algumas pessoas.

E por incrível que pareça, as pessoas que serão mais beneficiadas, são as com poucas contribuições após o ano de 1994.

Ou melhor explicando, serão as que possuem mais tempo de contribuição antes do ano de 1994, do que contribuições posteriores a este ano.

Muitos estão encaminhando sua aposentadoria por idade, sem tomar esse cuidado para ver se você também consegue obter uma aposentadoria por idade acima de um salário mínimo.

E não estou falando em você olhar a simulação de aposentadoria pelo site do MEU INSS, pois lá nem sempre vai lhe dizer se você pode melhor sua média de aposentadoria.

E não importa qual valor você vinha contribuindo antes, se foi sempre sobre um salário mínimo ou não.

Confesso que até pouco tempo atrás, eu também não havia percebido isso que estava acontecendo.

E você deve se perguntar e pensar, que para obter uma aposentadoria por idade melhor, apenas aquelas pessoas que vinham recolhendo com valores altos, ou que possuem muitos anos de contribuições é que terão direito a uma aposentadoria melhor.

Isso não é sempre verdade, e quem vai encaminhar ou está para encaminhar sua aposentadoria por idade, pode se beneficiar desta situação que surgiu após a reforma previdenciária e que pode ainda beneficiar muitas pessoas.

Segredo para aumentar a média da aposentadoria por idade

A verdade é que você pode ir de uma aposentadoria no valor de um salário mínimo, para uma aposentadoria por idade acima de três mil reais, aumentando sua média salarial com apenas uma contribuição previdenciária, contribuição essa no valor do teto previdenciário.

Mas calma, sugiro que não saia pagando contribuições no teto previdenciário, apenas porque eu Diego Idalino Ribeiro estou lhe dizendo.

Primeiro tenho que lhe dizer, nem todos os casos vão conseguir aumentar a média, tem casos de aposentadoria por idade que pode pagar no teto por anos e não vai mudar o valor da aposentadoria.

Agora, por outro lado, tem pessoa com direito a aposentadoria por idade, que basta uma única contribuição de valor maior, para subir de salário mínimo para até três vezes mais.

O primeiro passo é realizar um bom cálculo de simulação de aposentadoria por idade, bem específico para esse objetivo.

O objetivo é analisar se você já possui o direito de se aposentar, e também para ver se é possível subir a média da aposentadoria, até porque ninguém quer ficar gastando dinheiro que não tenha necessidade.

E só para você ter uma ideia, a média do cálculo da aposentadoria por idade, está sendo feita com as contribuições do ano de 1994, até hoje.

E antigamente existia uma lei que não deixava você aumentar de última hora, o valor de sua contribuição, porém esse artigo se perdeu ao entrar a reforma previdenciária, abrindo em partes essa possibilidade.

Atualmente a média é feita sobre todas as contribuições, entre 1994, até hoje, e ainda aplicado um percentual conforme seu tempo de contribuição.

Porém mesmo aplicando a média entre 1994, até hoje, existem situações que podem ficar excelente a você.

No fim, muitos que se apressaram, deixaram de obter uma aposentadoria por idade de valor melhor, só por não cuidar esta regra de cálculo.

Atualmente está sendo possível realizar esse aumento de média para muitos brasileiros, não sabemos se num futuro o INSS irá mudar essa regra de cálculo, o que irá mudar para os próximos que vão se aposentar. Por enquanto, segue sendo possível.

Como saber se essa regra é para você

O primeiro passo para você se aposentar por idade, é ter os seus 15 anos de contribuição, tanto para o homem quanto para a mulher, e que estes 15 anos de contribuições sejam contados também como os 180 meses de carência.

Os 180 meses de carência, nada mais é do que os teus 15 anos de contribuições, porém de forma organizada no INSS, ou seja, que não esteja pendente no sistema, ou com alguma observação, por exemplo contribuição em atraso paga de forma errada, isso em regra não conta para carência.

Saiba ainda que você pode incluir no seu tempo de contribuição, para alcançar os 15 anos de contribuição da aposentadoria por idade, diversos tempos, como seu tempo rural, tempo militar, tempo de auxílio-doença, entre outros.

Lembrando que igual você precisa ter, 65 anos de idade se for homem para se aposentar por idade.

Para a mulher se aposentar por idade, vai precisar de 61 anos de idade em 2021, 61 anos e 6 meses de idade em 2022, ou 62 anos de idade em 2023.

Designed by @olly / Freepik
Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik

Como aumentar a média da aposentadoria por idade

Uma das situações que é mais visível, e abrindo uma possibilidade de você aumentar a média antes de encaminhar a aposentadoria por idade, é se você possui os 15 anos de contribuições antes de 1994.

Isso porque, se você já possui os 15 anos de contribuições até o ano de 1994, nisso inclui seu tempo de atividade rural como dito antes, ou outros tempos para cálculo do seu tempo de contribuição.

Você poderá trabalhar melhor a sua média das contribuições que são dos salários de contribuições posteriores a 1994.

Quem deixou de contribuir nos últimos 25 anos, pode ter uma aposentadoria por idade melhor!

Isso é muito comum de acontecer quando a pessoa não contribuiu nos últimos 25 anos. A pessoa que deixou de contribuir por muitos anos, por vezes ela já possuía 15 anos de contribuições antes de 1994, e ai dependendo, você poderá elevar a média da aposentadoria antes de encaminhar a mesma.

Este é um caso que provavelmente poderá elevar a média e se aposentar melhor do que o salário mínimo, e as vezes com apenas uma contribuição de valor teto.

Mas sempre lembrando que você deve ver se é realmente a sua situação, para isso sugiro que procure um profissional que entenda do assunto e faça os devidos cálculos antes, para evitar de gastar um dinheiro em vão.

Uma outra situação, é para aquela pessoa que quase tinha os 15 anos de contribuições antes de 1994, mas que tem poucas contribuições posteriores a 1994, ou que a maioria das contribuições posteriores a 1994 são com uma média mais alta.

Tenho bem mais de 15 anos de contribuições, como fica?

E você que possui bem mais que 15 anos de contribuições? É muito comum a pessoa ter 25, 30, ou até 35 anos de contribuições, e também já possuir a idade para se aposentar.

Entenda que as vezes é melhor se aposentar por idade do que se aposentar pela aposentadoria por tempo de contribuição, quando você já possui a idade.

Isso, acontece porque podemos utilizar da mesma sistemática de cálculo, aproveitando o tempo anterior a 1994, e apenas os melhores salários posteriores a 1994 para ser efetuada a média da aposentadoria com suas contribuições de maior valor.

Então para quem tem mais tempo de contribuição do que o necessário, pode ser utilizado para elevar o percentual da média da aposentadoria.

Como também pode ser utilizado do direito de excluir salários de contribuições, excluindo aqueles salários menores, dentro do possível.

Agora claro, você não vai sair excluindo contribuições sem ver o que seria melhor para você, se é utilizar o tempo excedente para aumentar o percentual, ou utilizar a exclusão de contribuições para aumentar a média,

Conclusão

Concluindo, saiba que existem muitas pessoas que podem ter o direito da aposentadoria por idade e ainda melhorar ela antes de se aposentar com apenas uma contribuição previdenciária a mais.

Pessoas inclusive que jamais pensaria em ter uma aposentadoria de valor melhor, e como eu disse tem casos que a pessoa sempre pagou contribuições no valor de um salário mínimo, e ainda sim teve a possibilidade de aumentar a média, a depender do caso.

Agora repito, sugiro sempre que faça uma simulação com um profissional que entenda do assunto, para que o mesmo analise o seu caso e quem sabe encaminhe sua aposentadoria por idade pela melhor opção.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Diego Ribeiro