INSS tem mais de 22 mil cargos vagos e não há intenção de abrir novo concurso

0

O governo se viu obrigado a abrir um novo edital de processo seletivo para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em caráter temporário. O órgão abriu uma nova seleção a fim de reduzir a fila de segurados.

Estavam previstas cerca de 7,4 mil contratações de aposentados e militares da reserva, que iriam atuar na análise de benefícios e no apoio administrativo, substituindo servidores. No entanto, o quantitativo total não foi preenchido.

Foram contratados 2.928 temporários firmados com o INSS, ou seja, menos da metade do previsto.

O quadro de servidores do INSS teve perdas, de acordo com o Portal Brasileiro de Dados Abertos. Os dados apontam que em agosto de 2020, o quantitativo de postos vagos já chega a 22.058 cargos. Só no último mês, o órgão perdeu 42 servidores. As vagas se distribuem da seguinte forma:

Analista do Seguro Social:
Ocupados (4.225)
Vagos (2.349)
Técnico do Seguro Social:
Ocupados (14.522)
Vagos (19.709)

INSS não protocolou abertura de novo concurso

Não existe expectativa para um novo concurso do INSS até 2021. O Instituto espera que o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo de seu quadro fiquem pronto, o que permitira, assim, a abertura de novo concurso público.
Nota do INSS:

“O INSS não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020. Entretanto, como o próprio presidente já destacou, em diversas ocasiões, o INSS passa, neste momento, pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança.

Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS.

Além disso, informamos, neste momento o INSS está em processo da contratação de temporários para atuação no atendimento e análise de benefício, o que ajudará a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários.”

Último pedido foi feito para mais de 7 mil vagas

A última vez que o INSS fez um pedido de concurso foi em 2018 para nada menos que 7.888 vagas que foram distribuídas da seguinte maneira:

  • Técnico do Seguro Social (nível médio – 3.984 vagas),
  • Analista – diversas especialidades (nível superior – 1.692 vagas)
  • e Perito Médico (nível superior – 2.212 vagas).
  • Último concurso do INSS abriu apenas 950 vagas
  • O último concurso realizado pelo INSS, aberto em 2015 para técnicos e analistas, contou com 950 vagas. O número de candidatos inscritos foram 1.087.804. Sendo que, 1.043.815 eram para o cargo de técnico (com 800 vagas) e 43.989 para analista (com 150 vagas).

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil