Liberado pagamento do 13º salário do Bolsa Família?

0

Muito tem se falado sobre o 13º salário destinado aos beneficiários do programa social Bolsa Família, o dinheiro é aguardado por milhões de brasileiros, contudo até o momento não nenhum comunicado do governo informando se existem possibilidades do benefício ser liberado ou não este ano.

O cronograma normal de pagamentos do programa social, referentes ao mês de dezembro começou a ser liberado nesta quinta-feira (10), porém, até o momento o ministério da Cidadania não confirmou a possibilidade do 13º salário ser depositado aos beneficiários do Bolsa Família.

Pagamento do 13º salário

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo informações de técnicos do governo, o valor do auxílio emergencial pago aos inscritos do Bolsa Família supriu o pagamento da parcela extra destinada aos inscritos do programa.

Atualmente os beneficiários do auxílio emergencial estão começando a receber a 9ª e última parcela do auxílio emergencial no valor de R$ 300.

No ano passado, o governo liberou o pagamento do 13º salário para inscritos do Bolsa Família através de uma Medida Provisória, o que garantiu aos 14 milhões de beneficiários a parcela extra. Porém até o momento nenhuma medida foi publicada referente a parcela.

Direito ao 13º salário

O orçamento para pagamento do 13º salário é bastante salgado, contudo é fato que nem todas as famílias vão receber. Para ter acesso a parcela são necessários três requisitos básicos, sendo eles:

Mesmo que o orçamento para o pagamento do décimo seja alto, é fato que não são todas as famílias que vão receber.

  1. O cadastro no Bolsa Família deve estar atualizado;
  2. Todos os dados do Cadastro único devem estar corretos e atualizados;
  3. A família deve ter recebido, ao menos, cinco parcelas até o mês de dezembro do benefício. Ou seja, se você não cumprir algum desses requisitos, pode ser que não receba o décimo.