Limite maior do consignado do INSS é prorrogado pelo Congresso

A partir de agora os aposentados e pensionistas poderão usar 35% para empréstimo pessoal e 5% para usar o cartão de crédito consignado. 

O Congresso Nacional prorrogou nesta sexta-feira (13) a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de crédito do consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Desta forma, os aposentados vão poder comprometer até 40% do valor do seu benefício. A prorrogação é válida por 60 dias.

A partir de agora os aposentados e pensionistas poderão usar 35% para empréstimo pessoal e 5% para usar o cartão de crédito consignado. 

Os bancos já estão operando com o novo limite de 40%, conforme informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A Medida Provisória também autoriza que os beneficiados com o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Auxílio Brasil, também possam pedir o empréstimo consignado, no entanto, ainda não foi realizada uma regulamentação para que a modalidade possa ser oferecida para esse público.

Por enquanto, somente os aposentados e pensionistas do INSS podem contratar o empréstimo consignado com margem de 40%. Desde o dia 17 de março deste ano, quando foi publicada a MP original com a normas legais e instruções normativas do INSS, que os bancos estão operando o novo limite.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado pode ser contratado por aposentados, pensionistas e servidores públicos. Sendo possível usar 35% da sua renda para empréstimo e mais 5% para o cartão de crédito consignado.

Os juros autorizados são de 2,14% ao mês, para o empréstimo, e 3,06% ao mês, para o cartão consignado. 

Porém, é preciso ficar atento, pois o consignado será descontado diretamente da folha de pagamento do benefício, em parcelas mensais fixas. Desta forma, o aposentado receberá menos todo mês, até o empréstimo ser quitado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.