Lista com as principais aposentadorias do INSS

0

Muitos brasileiros estão próximos da tão sonhada aposentadoria, porém a Reforma da Previdência trouxe várias mudanças.

No artigo de hoje você vai conhecer algumas modalidades de aposentadoria disponíveis para 2021 e assim identificar qual pode te atender melhor. 

Quais são os tipos segurados do INSS?

Primeiramente, para ter direito a qualquer aposentadoria do INSS é necessário que você seja um segurado, preciso te dizer que existem duas categorias, aqueles segurados que são obrigados a contribuir e os facultativo, confira agora alguns deles:

  • Empregado;
  • Trabalhador Avulso;
  • Empregado doméstico;
  • Segurado Facultativo;
  • Segurado Obrigatório;
  • Segurado Especial;
  • Contribuinte individual.

Agora que você conhece os tipos de segurados que como mencionamos é necessário ser um para ter direito a aposentadoria.

Designed by @bearfotos / Freepik
Designed by @bearfotos / Freepik

Lista com as principais aposentadorias disponíveis em 2021

Existem várias modalidades de aposentadoria, entretanto cada uma possui sua própria regra e requisito, por isso é importante contar com um advogado para te auxiliar e você conseguir o benefício que mais se enquadra a sua situação.

Conheça agora uma lista com algumas das modalidades de aposentadoria do INSS disponíveis em 2021:

  1. Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é um benefício do INSS que é de direito dos trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde. Agentes esses que podem ser insalubres ou periculosos.

Primeiramente os agentes que são considerados insalubres são divididos em químicos, 

físicos e biológicos.

Já os agentes periculosos são aqueles que estão ligados a exposição do trabalhador que apresentam riscos a sua vida.

Por sua vez, os agentes periculosos estão relacionados à exposição do trabalhador a perigo de vida.

A aposentadoria especial é uma maneira de garantir o direito à aposentadoria um pouco mais cedo para os trabalhadores que estão expostos a esses riscos. 

  1. Aposentadoria por Idade

Uma das aposentadorias mais conhecidas é a por idade, como o próprio nome já diz o principal requisito para direito a este benefício é a idade, também é necessário a carência, isso quer dizer, o tempo em que realizou a contribuição, precisa ser de pelo menos 15 anos.

Uma informação importante sobre este benefício é que ele foi um dos que menos sofreu alterações e após a Reforma da Previdência esta categoria, foi transformada em uma modalidade geral para os segurados, veja: 

  • Mulheres:  60 anos e 15 de contribuição, com a idade mínima aumentando de seis meses ao ano desde a Reforma, com o objetivo de alcançar o limite de 62;
  • Homens: 65 anos e 15 de contribuição, o tempo de contribuição para os homens vem aumentando em seis meses ao ano desde a Reforma até alcançar o limite de 20.

Já no caso da aposentadoria rural fica da seguinte forma: 

  • Homens: 60 anos / 180 meses de carência ou 15 anos de atividade rural comprovada (Sem contribuição);
  • Mulheres: 55 anos / 180 meses de carência ou 15 anos de atividade rural comprovada (Sem contribuição).
  1. Aposentadoria por Contribuição e Pontos

A aposentadoria por pontos de 2021 faz parte das regras de transição trazidas pela Reforma da Previdência.

Essa categoria de aposentadoria é atualizada todos os anos, por este motivo é importante que o trabalhador saiba como essa modalidade funciona para conseguir o benefício mais vantajoso.

Para ser mais exato, neste ano para se aposentar nesta categoria é necessário ter 88 pontos para mulheres e 98 para homens.

  1. Aposentadoria por Invalidez

Este é um benefício que tem como destino o aquele trabalhador que se encontra permanentemente incapaz de realizar suas atividades no trabalho e que não seja possível a reabilitação em outra profissão, entretanto, isso é definido pela perícia médica do INSS. 

Destacando que este benefício tem o pagamento feito durante a invalidez, ou seja, uma avaliação é realizada a cada dois anos pela perícia médica do INSS. 

Primeiramente para solicitar a aposentadoria por invalidez é necessário requerer o auxílio-doença, ele tem os mesmos requisitos que a aposentadoria por invalidez.

Quando a perícia médica constatar a incapacidade permanente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada.

  1. Aposentadoria por Idade Rural

Tem direito a este benefício o cidadão que consiga comprovar pelo menos 180 meses de trabalho que foram feitos em atividade rural, também é preciso ter a idade mínima de 60 anos no caso dos homens, e 55 anos para as mulheres. 

O segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena) para solicitar a aposentadoria por idade e ser beneficiado com a redução de idade para trabalhador rural deve estar exercendo a atividade na condição de segurado especial (ou seja, rural) quando fizer a solicitação ou quando implementar as condições para o recebimento do benefício.

Os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também têm direito à redução da idade mínima exigida para a aposentadoria por idade, se todo o tempo de contribuição realizado for na condição de trabalhador rural. 

Caso não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, o trabalhador poderá solicitar o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de trabalho urbano.

Outros benefícios do INSS

O INSS oferece também outros benefícios aos segurados da Previdência Social, confira alguns deles: 

Pensões 

Os segurados também têm direito e seus dependentes também possuem direito às pensões, lembrando que assim como na aposentadoria, cada uma tem seu requisito. Sendo as pensões: 

  • Pensão por Morte;
  • Pensão por Morte Rural;
  • Pensão especial por hanseníase;
  • Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida.

Auxílios 

Além das aposentadorias e pensões também temos para os segurados, os seguintes auxílios, reforçando novamente que cada um se enquadra em uma situação e tem seu requisito, confira: 

  • Auxílio-Acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-Reclusão Rural;
  • Auxílio-Reclusão Urbano;
  • Auxílio-Doença da Aeronauta Gestante.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.