O direito aos benefícios previdenciários, incluindo o doença é uma garantia para todos aqueles que desempenham trabalhos como .

Você sabe que trabalhar por conta própria e ser seu próprio patrão, envolve alguns riscos. Caso você fique doente, quem vai exercer sua função?

Numa situação dessa, que você  vai precisar da . Garantindo, assim,  que o seu empreendimento não pare, caso aconteça algum imprevisto.

Então, vamos ajudar você a conhecer os benefícios em se fomalizar como . Hoje vamos falar do -doença. Como fazer para solicitar e como ter acesso ao .

-Doença

O doença é um benefício previdenciário destinado aos microempreendedores individuais que apresentarem doenças que os impeçam de desempenhar suas funções ou que, ocasionalmente, tenham sofrido um acidente que limite suas atividades.

Lembrando que para o solicitar o -doença junto à , é preciso alguns requisitos necessários. Manter as contribuições mensais em dia, para poder obter o -doença. Também precisa ter uma carência de 12 contribuições mensais, contando a partir do priro pagamento. Para acidentes de qualquer natureza e também para alguns tipos de doenças, não é necessário que o tenha cumprido o período de carência. A prira contribuição já permite que o -doença seja concedido.

Veja a lista dessas doenças estabelecida pelo próprio Ministério da Saúde:

  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • Cegueira;
  • Tuberculose;
  • AIDS;
  • Paralisia (irreversível ou incapacitante);
  • Alienação mental;
  • Hanseníase;
  • Contaminação por radiação;
  • Neoplasia maligna;
  • Espondiloartrose;
  • Nefropatia grave.
auxilio doença

Como fazer a solicitação do -doença?

Para solicitar o benefício, é necessário fazer um agendamento do atendimento que pode ser realizado tanto pelo telefone 135 ou pelo site da . Também pode se dirigir a uma agência do .

No site do INSS, o seguirá os procedimentos abaixo:

 Clicar no botão ‘ doença’, localizado na coluna à esquerda da tela.

Na tela que será aberta, o deverá clicar no botão ‘solicitar benefício’.

Ao ser encaminhado para o site do DataPrev, o contribuinte deverá preencher no campo indicado a sequência de caracteres exigidos.

Já dentro do sistema o contribuinte deverá preencher os dados sobre a perícia médica. Este é o priro procedimento a ser seguido para a solicitação do -doença.

O procedimento seguinte será informar em qual agência do o deseja comparecer para a apresentação dos documentos exigidos

Por fim, deverá ser formalizado o requerimento com o preenchimento dos dados pessoais solicitados.

Ao finalizar o pedido no site oficial, um código será gerado para que o contribuinte possa acompanhar o requerimento e o benefício caso seja aprovado.

Perícia Médica

Para ter acesso ao benefício previdenciário, será necessário passar por uma perícia médica, que deverá ser agendada junto ao . É importante ter os seguintes documentos em mãos:

Carteira de identidade; CPF;

Documentos e exames médicos que comprovem a enfermidade ou incapacidade para o exercício laboral. Podem ser: atestados, relatórios, entre outros exames clínicos.

É importante frisar que a perícia médica só poderá ser remarcada apenas uma vez. Caso o não compareça na data agendada e não remarque ou cancele a consulta, ele não pode mais requerer a perícia pelos próximos 30 dias.

Quando posso requisitar o doença?

O doença poderá ser solicitado a partir do priro dia em que o ficar incapacitado de exercer suas atividades. O pedido de -doença deve ser feito em qualquer agência do , levando os comprovantes de pagamento do DAS- com 12 contribuições pagas, a partir do priro pagamento em dia.

Esperamos que o texto tenha ajudado a você tirar suas dúvidas em como solicitar o -doença, sendo um .

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do para usufruir dos benefícios da .

Já pensou você saber tudo sobre o desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso  na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do , procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o