Não esta conseguindo financiamento ou os juros são altos? O Registrato pode ser o problema.

0
158

Fazer um financiamento para um imóvel não é a mesma coisa que pagar o rotativo do cartão de crédito, não é mesmo? Os juros do cartão de crédito são muito mais altos do que os do financiamento de imóvel – é uma dívida muito mais cara. O que pouca gente sabe, uma vez que trata-se de uma novidade recente, é que há um serviço gratuito do Banco Central que pode fazer toda a diferença na hora de pedir um empréstimo ou financiamento para você conseguir juros baixos: o Registrato!

O Extrato do Registro de Informações, também conhecido como Registrato, é um sistema que fornece informações sobre seu histórico bancário e facilita a avaliação dos bancos na hora de pedir crédito. Com estes dados em mãos, você pode negociar taxas de juros melhores. Saiba mais:

Como são levantadas as informações?

O sistema do Registrato foi criado pelo Banco Central em 2014 para facilitar a busca do cidadão por seu histórico financeiro, sendo assim, a instituição é responsável por fornecer as informações. Os dados apresentados no levantamento são de responsabilidade das instituições financeiras.

O Registrato é estruturado por meio de dois tipos de cadastros que as instituições devem manter atualizados:

1. Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS): Mostra o relacionamento do cliente com os bancos com base nos históricos da conta corrente, poupança, empréstimos e outras transações.
2. Sistema de Informações de Crédito (SCR): Foca no histórico de crédito do cliente com as instituições financeiras e esclarece a origem das dívidas (empréstimos, financiamentos, cartão de crédito rotativo e outros).

O Registrato na negociação

Dos dois cadastros fornecidos no Registrato, os dados do SCR são os que mais colaboram para a análise de crédito. Eles mostram a sua capacidade de pagar suas dívidas e ajudam a instituição financeira a avaliar as condições de pagamento e a necessidade do empréstimo ou financiamento, possibilitando condições mais favoráveis ao cliente.

Passo a passo para obter seu Registrato

Para clientes bancários que usam internet banking:

Acesse a página do Registrato no site do Banco Central e comece seu cadastro; Ao concluir, copie a frase de segurança fornecida. Depois acesse a internet banking do seu banco e encontre a aba “Registrato”; Nesta página, cole a frase de segurança copiada;

Volte para o cadastro no site do Banco Central para obter a senha de acesso; O site o direcionará para seu Registrato. Mas quando precisar consultar novamente, utilize a página de login.

Para clientes bancários que não usam internet banking:

Procure no site do Banco Central, a representação mais próxima de você;
Leve um documento de identificação pessoal para efetuar seu cadastro na unidade; Depois do cadastramento, você adquire a senha de acesso para a página de login.

O Procedimento é seguro?

Saber que há um registro de todo o seu histórico bancário disponível assim, gratuitamente, pode até assustar um pouco. Mas lembre-se que todo o conteúdo está assegurado pelo Banco Central, que só divulga as informações para o próprio cliente por meio de cadastro realizado no site ou para algum terceiro por meio da autorização do cliente. Quem já fez o cadastro e deseja consultar o Registrato deve utilizar esta página de login. Com Lendico

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.