16°C 29°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Gestão de tempo: Saiba como organizar as atividades do trabalho em casa

Gestão de tempo: Saiba como organizar as atividades do trabalho em casa

23/03/2021 às 09h38 Atualizada em 23/03/2021 às 12h38
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

Com a continuidade da pandemia, permanece para muitas pessoas a concentração dentro de casa de diversas atividades diárias. E o desafio está em organizar as demandas de trabalho, estudos e cuidados com a casa, filhos e pessoais em um mesmo ambiente.

Continua após a publicidade

Para a professora Tcharla Bragantin, coordenadora e professora dos cursos de AdministraçãoCiências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS), o tempo pode parecer insuficiente para muitas pessoas e, por essa razão, vem a sensação de sobrecarga e falta de foco nas prioridades.

“Por vezes nos sentimos frustrados por não conseguir fazer tudo ou ainda começar a executar diversas tarefas e não conseguir finalizá-las. Nesse sentido, aplicar a Gestão do Tempo nos ajuda não só a organizar nossa rotina como até mesmo diminuirmos ou eliminarmos essa sensação” aponta.

Segundo a especialista, a gestão do tempo é o processo de organizar e planejar como dividir o período entre as diversas tarefas e atividades do dia a dia, ou seja, definir quanto tempo dedicar-se a execução de um determinado serviço, estabelecendo prioridades. E, no momento atual, pode ser praticada em casa.

Com a pandemia, muitas empresas adotaram o home office, e os colaboradores passaram a exercer suas atividades de forma remota, dividindo a concentração do trabalho com a rotina doméstica, muitas vezes frequente em um mesmo ambiente.

Continua após a publicidade

“Apesar dos benefícios como economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho, conforto e flexibilidade, esse formato também traz alguns aspectos que se não forem bem administrados podem gerar transtornos, peso e estresse, devido ao acúmulo responsabilidades corporativas com domésticas”, explica a professora.

E embora seja mais comum a adoção da gestão do tempo no trabalho, ela pode ser aplicada em todas as áreas, permitindo assim criar uma rotina planejada. A gestão do tempo permite manter o foco em uma única tarefa e, assim, executá-la de forma mais eficiente.

Por esse motivo, a professora traz as principais dicas para organizar a vida, ter uma gestão de tempo efetiva e, consequentemente, aumentar o rendimento da sua rotina. Confira:

  1. Planejamento das atividades. Primeiro passo é o planejamento das atividades do dia, semana ou mês. E organizar estabelecendo prioridades;
  1. Prazos para execução. Também é extremamente importante definir um período para cada atividade e disciplina para executar conforme o planejado;
  1. Criar uma agenda e cronograma. Existem diversos aplicativos que podem ajudar nessa organização, inclusive com lembretes de horário e tarefas a serem realizadas;
  1. Delegar tarefas. Ninguém consegue dar conta de tudo sozinho, peça ajuda aos familiares com as questões domésticas e distribua as atividades corporativas com os colegas de trabalho. Faça pausas programadas para descansar e recuperar à disposição;
  1. Não procrastine. Cuidado com as distrações como televisão, redes sociais e pausas não programadas.

Por Centro Universitário Módulo

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 29°

28° Sensação
0.38km/h Vento
23% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
05h45 Pôr do sol
Seg 30° 16°
Ter 30° 17°
Qua 29° 16°
Qui 30° 17°
Sex 31° 18°
Atualizado às 14h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,10 +0,00%
Euro
R$ 5,56 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 358,205,55 -1,02%
Ibovespa
128,150,71 pts -0.1%
Publicidade
Publicidade