17°C 30°C
Uberlândia, MG

Presença ínfima de marcas brasileiras no exterior não se justifica

Presença ínfima de marcas brasileiras no exterior não se justifica

04/08/2022 às 15h51 Atualizada em 04/08/2022 às 18h51
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Já parou pra pensar por que o Brasil possui tão poucas marcas internacionais? Um país de dimensões continentais, com a quinta maior população do mundo, praticamente não tem relevância no cenário das marcas globais. Com algumas poucas exceções de companhias que consolidaram seus nomes mundialmente, o país possui presença ínfima no exterior nesse quesito.

Continua após a publicidade

Exportamos muitos produtos para o mundo - somos o 25º maior exportador de mercadorias -, é verdade, mas a pauta de exportações do Brasil se concentra em produtos primários, matérias primas, alimentos e minérios. Ou seja, commodities. Produtos que simplesmente não têm marca.

Não ter marca significa não ter valor agregado. Significa que alguém vai pegar esse produto, processá-lo, transformá-lo, empacotá-lo e aplicar nele uma outra marca que agrega valor. E essa acaba sendo a diferença entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

O Brasil precisa reverter essa vocação e aumentar exponencialmente a quantidade de produtos com marca e valor agregado na sua pauta de exportação. É isso que pode trazer mais divisas e desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

Uma iniciativa muito interessante, que aponta para esse caminho da internacionalização de marcas brasileiras é o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo dele é estimular a cultura exportadora e oferecer capacitação para empresas, de todos os portes e segmentos, para poderem competir no mercado internacional, exportando seus produtos e serviços para diversos países do mundo onde as oportunidades se apresentam.

Continua após a publicidade

O programa visa introduzir melhorias no gerenciamento, apresentar novas tecnologias, preparar as empresas para a inovação e ampliar o conhecimento e o acesso ao que existe disponível no mercado sobre apoio à internacionalização de marcas.  De 2017 a 2021, 5.270 empresas foram qualificadas, sendo 73,17% micro e pequenas empresas. O Peiex está presente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal. 

Um bom jeito de começar, mas o Brasil precisa ir além, para dar um salto qualitativo da sua pauta de exportação, saindo da dependência das commodities. É preciso uma ação mais ampla, com estratégias de longo prazo. Para criar marcas brasileiras globais de verdade e levar o nome do país a outro patamar, alcançando todos os cantos do mundo.

Por D.J. Castro - especialista em marketing e branding

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 30°

28° Sensação
6.17km/h Vento
39% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h28 Nascer do sol
05h50 Pôr do sol
Dom 29° 16°
Seg 29° 16°
Ter 29° 18°
Qua 29° 18°
Qui 30° 17°
Atualizado às 13h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,07 +0,00%
Euro
R$ 5,46 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,36%
Bitcoin
R$ 341,205,54 +1,33%
Ibovespa
128,508,67 pts 1.09%
Publicidade
Publicidade