Novidades e Atualizações sobre a EFD-REINF para 2021

0

Hoje vamos abordar sobre as novidades e atualizações do EFD e REINF para este ano de 2021. Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

EFD-REINF 

Esta foi instituída pela instrução Normativa 1701/17, o mesmo trata-se de uma recente modalidade do SPED.

O objetivo é contemplar todas as informações sobre a retenção de impostos e contribuições do contribuinte sem relação com as atividades laborais. 

Qual o prazo de entrega do SPED-REINF? 

O SPED-REINF preciso ser entregue até o dia décimo quinto dia útil de cada mês, e é  necessário considerar as seguintes informações, veja: 

  • A comercialização da produção, juntamente com a apuração da contribuição previdenciária substituída pela agroindústrias e outros tipos de produtores e pessoas jurídicas;
  • Serviços prestados mediante a cessão de mão de obra ou empreitada; 
  • Eventos que incluem associação desportiva que mantenha clube de futebol profissional; 
  • Recursos recebidos ou repassados para associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional; 
  • Retenções na fonte (IRRF/ CSLL / COFINS/ PIS / PASEP) incidentes sobre pagamentos diversos que são efetuados a pessoas físicas ou jurídicas. 

Atualização para 2021

A numeração de dois eventos tiveram as seguintes alterações, veja:

  • R-5000, devemos considerar R-9000 – Informações de bases e tributos por evento;
  • R-5011, devemos considerar R-9011 – Informações de bases e tributos consolidadas por período de apuração.
Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Vamos ressaltar que os eventos referentes a série R- 5000, também foram alterados.

Já no evento R-2098 muda o nome de uma das regras, sendo considerada : REGRA_REABERT_VALIDA_PER_ 2000.

Cronograma EFD- REINF 

Este cronograma está da seguinte forma:

Esteja atento às datas e suas condições para atender aos requisitos da obrigatoriedade para que o contribuinte encaixe na regra. 

Uma vez que o contribuinte optar pelo Simples Nacional em 01/2018, será necessário ser enquadrado para as datas a partir do Grupo 3.

Se nesta data que mencionamos acima 01/08, o contribuinte ainda não se encaixava no regime do Simples Nacional , logo estará enquadrado no grupo 2 de entrega da EFD-REINF

Conclusão 

Esta nova versão será exigida a partir de 05/2021, no que está relacionado a esta versão, destaca-se algumas melhorias à versão 1.4 e o novo evento R-2055 que trata das aquisições de Produtor Rural.  

De acordo com o nosso texto, podemos perceber que há muitos detalhes para serem analisados para que haja a apresentação correta e completa do arquivo EFD-REINF à Receita Federal,  por isso esteja atento e faça uma análise mais detalhada. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira