Novo RG será emitido a partir de agosto

A partir de 4 de agosto de 2022, será emitida a nova versão do documento, independente do estado em que a pessoa reside

O novo RG foi apresentado no dia 27 de junho deste ano. O documento agora será chamado de CIN (Carteira de Identidade Nacional), no mesmo dia também foi apresentado  o novo modelo de passaporte. 

Segundo informações, a partir de 4 de agosto de 2022, será emitida a nova versão do documento, independente do estado em que a pessoa reside, e será unificado para todas as federações do país.

neste primeiro momento, o novo modelo não estará disponível para todos. Neste caso, somente oito estados estarão disponibilizando o novo modelo do documento. O CIN, poderá ser emitido pelos cidadãos com CPF, moradores dos seguintes estados:

  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

Para você que mora em outros estados, só poderá ter acesso ao novo RG a partir de 2023. Fique atento, mesmo sendo obrigatório, a regra garante que o documento atual terá validade até 2032. A substituição acontecerá de forma gradativa e gratuita.

Como emitir o novo RG

Você poderá emitir o novo documento atualizado e unificado indo até o Instituto de Identificação da cidade em que reside, a partir do dia 4 de agosto. Lembrando que a partir de agora, o  CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) será o número único de identificação.

Atualmente, um cidadão brasileiro pode ter até 27 números de RG, sendo um para cada estado e também no Distrito Federal.

Através do aplicativo do Governo Federal, será possível ter acesso a versão digital do documento. No entanto, será necessário que o cidadão tenha emitido o documento impresso antes, ou seja, o CIN digital é apenas uma opção paralela à versão física, mas não é possível substituí-la.

Para quem for para o exterior, o novo RG só será aceito nos postos migratórios dos países que fazem parte do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Nos outros países da América Latina, o passaporte continua sendo o único documento aceito.

Segundo informações, o novo visual do documento, fará homenagens a todas as regiões do país com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local, como a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas. Seu lançamento está previsto para setembro de 2022, quando será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.

Comentários estão fechados.