O papel estratégico do contador para o crescimento das MPEs

0
56




O título deste artigo soa até um pouco incômodo para mim. Ao mesmo tempo em que ele representa uma afirmação incontestável (sim, o papel do contador é fundamental para a gestão e o desenvolvimento de qualquer pequeno negócio), me impressiono como ele realmente não reflete a realidade atual do relacionamento dos contadores com as micro e pequenas empresas.

A verdade é que o contador é extremamente subutilizado pelas MPEs. Muitos empresários o veem apenas como “o cara que cuida dos impostos”, e o responsável por cuidar da “papelada” da empresa. Normalmente lembram do contador uma vez por mês, quando têm que entregar os documentos para que ele possa fazer o fechamento contábil, ou então quando existe um problema ou dúvida a respeito de algum aspecto burocrático. Alguns até se irritam pelo fato de o contador pedir tais documentos, que são fundamentais para que ele faça seu trabalho corretamente.


Se esquecem que, do outro lado, existe um profissional capacitado, que tem informações para conhecer a fundo os aspectos financeiros da empresa, e que atende negócios que atuam em diferentes mercados – e por isso consegue ter uma visão aguçada. Ou seja, o contador poderia ser um grande consultor para os empreendedores em seus desafios diários de gestão. Mas por que isso não acontece?

Em meu dia a dia à frente da ContaAzul, tenho a oportunidade de conhecer e conversar com profissionais de contabilidade sobre a forma como atuam dentro das empresas. Minha percepção é que os contadores não têm tempo para desempenhar este papel estratégico, porque perdem boa parte de seu dia lidando com a tal papelada. fazendo um trabalho de digitação de dados e que tem pouco valor para seus clientes. E quem perde com isso? Tanto os contadores, que poderiam ter seu conhecimento aplicado para aumentar o sucesso dos seus clientes, quanto os empresários, que deixam de ter o apoio deste que poderia ser um grande conselheiro.

A boa notícia é que a tecnologia tem tudo para mudar este cenário nos próximos anos. Os sistemas de gestão empresariais mais modernos já possibilitam que o contador tenha acesso aos dados de seus clientes dentro do software, e é possível, inclusive, exportar as informações diretamente para o sistema usado pelo escritório de contabilidade. Com essa facilidade, alguns contadores que levavam mais de dois dias para fazer um fechamento contábil estão conseguindo fazer o mesmo trabalho em 15 minutos, ao clique de um botão.

Com a disseminação desta tecnologia, é natural que o profissional de contabilidade consiga assumir esse papel estratégico. Por isso, deixo uma dica para você que é micro ou pequeno empresário: preste mais atenção neste “cara” que cuida da papelada. Ele pode ser sim “o cara” para o sucesso do seu negócio e a boa noticia é que depende mais de você do que dele.

*Vinicius Roveda é CEO da ContaAzul.

[useful_banner_manager banners=18 count=1]