O que é e como funciona o BPO Contábil?

0

Outsourcing é um termo já bastante conhecido no mundo empresarial – e o BPO (Business Process Outsourcing) é apenas uma extensão disso.

Na prática, estamos falando de uma empresa terceirizando alguns de seus processos secundários, que não estão relacionados com a atividade principal do negócio.

É comum falar em BPO Financeiro, da parte administrativa do setor de Recursos Humanos, ou mesmo de Transportes – quando a logística é feita por um fornecedor. Outro setor onde cresce a demanda por atendimento externo é a Contabilidade.

Hoje até empresas menores podem ter acesso a serviços contábeis online, e as portas estão abertas para que especialistas atendam as demandas e liberem a energia e os recursos internos para o foco do negócio. 

Venha conosco neste artigo saber o que um bom fornecedor de Contabilidade pode ofertar para a sua empresa – seja ela do tamanho que for!

O que é BPO Contábil? 

BPO Contábil é a execução dos processos contábeis e financeiros da empresa por especialistas externos. Ao invés de manter este setor com funcionários próprios, a empresa terceiriza esse processo, buscando reduzir custos e aumentar a performance.

Os fornecedores de BPO (Business Process Outsourcing) Contábil precisam ser empresas com larga expertise tecnológica, uma vez que a integração com os processos internos do cliente é um diferencial importante.

Isso quer dizer que, embora pareça similar aos tradicionais processos de contabilidade onde vão os documentos em uma pasta para o escritório que assessora a empresa, quando se está falando em BPO Contábil o funcionamento do processo é muito mais rápido – e mais eficiente também.

Estes dois quesitos – agilidade e eficiência – estão calcados não somente na larga experiência dos profissionais envolvidos, mas também na inteligência computacional – grande parte das atividades realizadas são incorporadas a softwares que automatizam as entregas. 

Muitas vezes só vale a pena a contratação deste serviço externo se esses requisitos forem cumpridos – e é justamente a tecnologia que permite isso.

Contabilizei Experts é um serviço desse tipo, oferecendo BPO para todos os tamanhos de empresa.

As vantagens da contratação de BPO Contábil incluem a excelência do serviço contratado, uma vez que quem oferece este tipo de atendimento conta com especialistas nos processos, bem como a possibilidade de redução de custos – que deve ser analisada em cada caso, mas tende a ser vantajosa em relação a manutenção de funcionários.

Além disso, no caso da contratação de BPO Contábil, o cliente vai receber diversos relatórios financeiros importantes – e terá assim acesso também a um BPO Financeiro. Dependendo do tamanho do negócio, este é o tipo de documentação que tem grande valor para o empresário, que pode estar trabalhando “no escuro”, sem conhecimento real da circulação de recursos dentro da empresa. 

É dizer que, como a contabilidade e as finanças andam juntas, na contratação de BPO Contábil as duas áreas são atendidas. 

Como fazer BPO Contábil? 

Para que sua empresa contrate BPO Contábil é preciso primeiro buscar um excelente fornecedor.

Lembre-se de que quando as atividades forem realizadas completamente fora da empresa, os pontos de controle do serviço que você contratou devem estar claros, bem como as responsabilidades deste fornecedor.

Há também a parte de organização interna, com o desenho de como funciona o processo antes do BPO, para que possa ser acordado com o fornecedor de acordo com o que é necessário.

Na parte contábil, quase todas as atividades podem ser terceirizadas, mas ainda assim é preciso saber como será o processo de troca de informações e documentos com o fornecedor, e quais os responsáveis internamente por esta etapa.

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Depois de funcionando, o BPO precisa de monitoramento por parte do contratante. É como qualquer processo terceirizado: mantendo pontos de controle, a empresa consegue identificar falhas nos resultados.

Este é um ponto vantajoso na terceirização da contabilidade: a empresa já conhece sua tributação e as documentações contábeis recorrentes – fica fácil fiscalizar. 

Além disso, órgãos de controle público estão controlando também se a empresa está em dia com seus impostos e obrigações – e falhas logo aparecerão em apontamentos caso o serviço não esteja saindo conforme deveria.

É claro que ninguém quer chegar neste ponto, onde um órgão externo é que aponta as falhas no processo: por isso mesmo eleja uma empresa de confiança e nome no mercado para utilizar esta estratégia.

Quem pode fazer BPO Contábil? 

Os serviços de contabilidade online estão cada dia mais vantajosos – e alguns, mais avançados, oferecem BPO Contábil.

A ideia é que o cliente, mesmo de menor porte, possa contar com apoio na emissão e no processamento desta documentação, tudo feito diretamente pela empresa terceirizada. 

Para ser considerado BPO Contábil o serviço precisa oferecer todas as etapas da contabilidade externas à empresa – não é somente a escrituração, mas também o controle do pagamento dos impostos, conciliação contábil, organização do fluxo de caixa, e até mesmo emissão de notas fiscais em alguns casos.

É como se você mantivesse um setor de contabilidade, com todas essas responsabilidades – mas esse setor fica no fornecedor externo. 

É importante notar que quem oferece BPO Contábil oferece também BPO Financeiro – mas o contrário não é verdadeiro.

Isso porque a contabilidade da empresa gera também um bom controle financeiro, uma vez que para a aferição dos impostos há que se saber da tramitação da entrada e saída de recursos.

Já os serviços somente de BPO Financeiro não oferecem contabilidade – que é trabalho exclusivamente do contador responsável pela empresa. 

Por: Guilherme Soares, engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School. Guilherme atuou como consultor de estratégia de negócios na Bain & Company e liderou áreas de estratégia comercial e produtos na Latam Airlines Cargo e Cielo. Iniciou na Contabilizei em 2018.

Fonte: Contabilizei

Contabilizei

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.