O que é e qual a função de uma Pauta Fiscal?

Instrumento é muito importante e pode ser utilizado em diversas Secretarias de Fazenda em todo o país.

0

Você já ouviu falar em Pauta Fiscal? De acordo com a sua área de atuação, o nome pode ser bastante familiar.

Por ser um assunto bastante complexo, é normal que as pessoas tenham dúvidas sobre o que é e como ela interfere em diversas atividades econômicas.

Trata-se de um instrumento amplamente utilizado em várias Secretarias de Fazenda no Brasil, como uma fixação da obrigação tributária pelo poder público.

É por isso que ela pode interferir em diferentes atividades de variados ramos da economia.

Ela tem um valor pré-fixado de operação, considerado um teto, que é independente do efetivo e do valor real dessa operação.

Com isso, ela é a troca da base de cálculo real por outra, que é acordada pela autoridade fazendária, o que permite adequar esses valores a uma base para calcular os impostos que são cobrados no comércio.

Entre as possibilidades de uso da Pauta Fiscal estão as obrigações tributárias, como os preços pré-fixados com o cálculo do ICMS de produtos agropecuários.

Há também as notas avulsas que devem ser correspondentemente preenchidas pelo produtor rural, mostrando o quanto esse assunto deve ser de conhecimento de uma grande variedade de profissionais.

Outro uso muito comum da Pauta Fiscal diz respeito à divulgação de valores de referência pelos estados, que devem ser usados como um parâmetro para a definição de preços mínimos ou máximos, que são posteriormente aplicados a produtos ou diretamente no cálculo do imposto.

A aplicação mais comum da Pauta Fiscal, no entanto, é aquela feita entre os estados, com os valores divulgados para aplicação no ICMS-ST.

Designed by @katemangostar / freepik
Designed by @katemangostar / freepik

Há cursos para quem deseja entender melhor

O assunto pode ser bastante complexo para quem é leigo na área, mas ele deve ser dominado por quem deseja trabalhar com isso.

Afinal, qualquer erro ou confusão pode resultar em grandes problemas para comerciantes e consumidores, que têm sua tributação feita de maneira errada.

Por isso que candidatos de concursos públicos que desejam trabalhar nas Secretarias de Fazenda no Brasil já se preparam para lidar com a Pauta Fiscal.

Assim, quando é aberto um concurso, como é o caso do Sefaz CE, esses candidatos estão prontos para realizar o exame e atuar nas funções escolhidas.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.