Cada estado possui um prazo para entregar os SPEDs, eles são divulgados de acordo com o calendário do ano base. Dessa forma é preciso sempre ficar atento aos dias estabelecidos, pois o atraso na entrega gera multas para a empresa que podem variar de 1% a 3 % do valor declarado, o que significa um prejuízo significativo.

É importante manter a organização do setor para ter controle sobre as transmissões que devem ser feitas em cada período do ano. Entretanto, caso a empresa perca o prazo, ainda é possível entregar os SPEDs.

Entenda melhor o sistema e saiba como enviar fora do prazo.

O que são SPEDs?

A modernização do sistema de obrigações acessórias culminou na criação do SPED –
Sistema Público de Escrituração Digital – ele facilita as transmissões de contribuintes para as administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores.

Utilizando a certificação digital como assinatura nos documentos eletrônicos, torna o processo mais rápido e seguro. Ele pode ser subdividido em três categorias:

● EFD – Escrituração Fiscal Digital
● ECD – Escrituração Contábil Digital
● NF-e – Nota Fiscal Eletrônica

Como funciona o EFD?

Parte integrante do SPED, o EFD é obrigatório para contribuintes do Imposto sobre
Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, sobre Prestações de Serviços de
Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – e do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.

Também chamado de SPED Fiscal, eles são transmitidos em versão digital, tornando o processo mais rápido e transparente.

Os documentos necessários para a entrega do SPED Fiscal são:

● Os Livros de Registro de Entradas;
● Registro de Saídas, Registro de Inventário;
● Registro de Apuração de IPI;
● Registro de Apuração do ICMS.

Outras obrigações também são necessárias como o Sintegra (em alguns estados), Instrução Normativa e Manad.

Como funciona o ECD?

Também conhecido como SPED Contábil, o ECD deve ser realizado pela pessoa jurídica que optar pelo Lucro Real. Dessa forma, deve contar com documentos como: o livro Diário e seus auxiliares (se houver), o livro Razão e seus auxiliares (se houver) e o livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Entregar SPEDs Contábil atrasado gera uma multa cujo valor é fixo e contado a cada mês-calendário ou fração. Para enviar atrasado é preciso que seja realizado todo o processo de envio de documentos normalmente e assim, será validado com o pagamento da multa imposta.

Entregar os SPEDs atrasados pode gerar problemas para a empresa?

Tanto o SPED Fiscal quanto o Contábil devem ser entregues em prazos pré-determinados pelo fisco. Em geral, os prazos são os mesmo todos os anos.
É importante cumprir os prazos, pois o atraso ou a não entrega dos documentos gera multas que podem impactar de maneira significativa no lucro da empresa.

Se manter em dia com as obrigações fiscais, como entregar os SPEDs em dia é muito
importante para que a empresa não tenha problemas com o fisco. Uma das maneiras mais eficientes de tornar esse processo cada vez mais rápido e eficiente é com a modernização da gestão fiscal.


Conheça o curso completo de formação em SPED.

O objetivo do curso Especialização em SPED na Prática é entregar um conteúdo tão valioso de uma forma tão assustadora que qualquer aluno consiga sair de uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre o SPED e se torne um consultor tributário que tem condições de fechar com clientes prestar consultoria tributária com SPED, fazer elaboração de SPED, fazer correções de erros e levantar créditos tributários de maneira muito prática.

Nessa versão atualizada, o Formação SPED 2.0  será uma verdadeira Especialização em SPED na Prática, e você pode ter certeza que esse será o curso mais completo sobre SPED do país, aonde junto com professor Marcos Lima nós vamos abordar todos os subprojetos do SPED de maneira prática.

Não perca tempo, clique aqui e transforme sua carreira profissional!

Conteúdo original de autoria Auditto

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.