É consenso e já se tornou lugar comum falar em novo normal, nova empresa, nova realidade.
Empresários, gestores e consultores são uníssonos em dizer que é preciso reposicionamento.
O ponto mais difícil é buscar recursos no mercado financeiro para implantar essa nova realidade.
Com o aumento da demanda por crédito, acessar esse mercado requer, nesse momento, inteligência.
Cada negócio é impactado de uma maneira peculiar pela pandemia.
Mas, o tamanho dos problemas (ou das oportunidades, porque há empresas crescendo com a crise) dependerá de circunstâncias internas.
Ou seja: se de um lado há as realidades de cada segmento, de outro (e talvez sejam mais importantes) estão as peculiaridades do caso. Ladeira acima ou abaixo, é preciso se tornar atrativo, e com a obtenção de dinheiro novo não é diferente.
Revitalizar a empresa, no sentido de trazer vida e internalizar novos ciclos de mercado, demonstrando capacidade de resistir à crise ou de catalisar as oportunidades é a chave para qualquer empreendimento sobreviver.
E os fornecedores de crédito, é claro, estão atentos a isso.
reestruturar passivos, trabalhar com um novo fluxo de caixa, espelhar um horizonte não inferior a 24 meses, e apostar em tecnologia.
Mas as características da revitalização, na concretude do dia a dia, dependem de uma ampla revisão do plano de negócios, que aponte e corrija riscos.
Reconstruir o negócio passa por ter um plano de reestruturação, capaz de diagnosticar, identificar problemas e viabilizar a execução de correções sólidas.
Com esse estudo à mão, é possível acessar novas linhas de crédito, retomando a liquidez.
É condição para continuar no mercado que a empresa seja revisada de ponta a ponta, que a estratégia de gestão converse com a jurídica e que haja transparência com os parceiros financeiros.
Crédito é confiança e as instituições financeiras estão receosas – e nada mais justo, afinal, quem não está? Quem consegue construir e comunicar segurança e controle se destacará na multidão.
Para isso, é preciso ter planejamento consistente.
Para solucionar o problema de liquidez, a boa notícia é que dinheiro há: o que está faltando é investir em reputação.
Quem for capaz de superar mais esse desafio conseguirá destravar alguns obstáculos e avançar.
Por: Juliana Biolchi, sócia-diretora da Biolchi Empresarial.
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