O Brasil, como muitos países do mercado internacional, passou a ser visto atualmente como frágil e vulne­rável, no nosso caso em consequência de fatores como o excesso de gasto público, o aumento do dólar e a crise da Petrobras, entre outros indicadores do setor público e privado. Este cenário de incerteza interfere no dia a dia dos empresários brasileiros, principalmente dos pequenos e médios que, preocupados, buscam identificar diferentes alternativas para garantir a saúde de seus negócios.

Um dos pontos que devem ser observados pelo empresário já no início desta análise é que, muitas vezes, a empresa possui um número de profissionais excessivo e/ou com capacidade analítica insatisfatória para uma gestão eficaz. Neste aspecto, o apoio de um consultor com comprovada expertise empresarial, representa uma ajuda preciosa para reorganizar a equipe, alcançando uma performance muito maior com um custo invariavelmente menor.

É importante levar em conta também que, com o desequilíbrio econômico que o Brasil vem enfrentando, toda medida de redução de custos para a preservação dos negócios deve ser tomada de forma preventiva. As empresas mais proativas já se encontram em situação de alerta, realizando ações como redução qualitativa do quadro de funcionários, minimização da carga horária de trabalho e mudança de endereço para reduzir o custo de aluguel, entre outras medidas.

Neste contexto, a terceirização de diversas áreas de gestão empresarial já realizada pelas grandes organizações há alguns anos deve servir de inspiração também para os pequenos e médios empresários. Apesar de ainda não ser uma prática comum no Brasil, nas economias desenvolvidas é cada vez maior o número de empresas de pequeno e médio porte que fazem uso do outsourcing para atuar com uma equipe de ponta a um custo atrativo.

Oferecendo o know-how de consultores experientes, advogados especializados em negócios, administradores e contabilistas, entre outros, as empresas de outsourcing e consultoria empresarial oferecem um trabalho totalmente personalizado para a necessidade de cada empresa. O resultado é uma melhoria de performance com redução de custos.

As pequenas e médias empresas brasileiras começam a entrar no foco de interesse de empresas de terceirização e consultoria que atuam com uma equipe formada por especialistas de áreas vitais para a gestão eficiente do negócio como Direito Corporativo, Contabilidade, Controladoria e Administração Financeira. Executivos experientes atuam junto ao corpo diretivo do cliente, qualificando a gestão, desonerando a estrutura administrativa e proporcionando uma redução de custos mais do que nunca vital para a lucratividade da empresa.

O fato é que está cada vez mais difícil crescer no mercado brasileiro, fazendo com que a alternativa de utilizar o know-how disponibilizado por terceiros com custo efetivamente menor seja, no mínimo, cuidadosamente analisada.

Patricia Barreto Gavronski é sócia da MGV Consulting, que tem como objetivo oferecer um serviço de excelência em consultoria e terceirização da gestão empresarial para pequenas e médias empresas. Advogada e Graduada em Marketing, possui pós-graduação em Varejo pela USP (SP), MBA em Franchising, pela Franchising University, LLM em Direito Empresarial. Especializada em Direito dos Negócios e na formatação e comercialização de redes varejistas, franquias, assessoria jurídica a empresários, investidores e consultorias estratégicas, possui cerca de 20 anos de experiência em empresas varejistas, indústrias e franchising, tendo atuado em mais de 20 organizações conceituadas nos mercados nacional e internacional.

[useful_banner_manager banners=9 count=1]