16°C 30°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Saiba como identificar pontos problemáticos para seu cliente!

Saiba como identificar pontos problemáticos para seu cliente!

18/12/2023 às 14h37 Atualizada em 18/12/2023 às 17h37
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem: diloka107 / freepik
Imagem: diloka107 / freepik

Cada produto ou serviço é desenhado para atender a pontos problemáticos ou desafios específicos do cliente. No entanto, por que apenas alguns deles são um sucesso instantâneo, e o restante passa despercebido? Tanto pequenas empresas quanto grandes companhias só poderão se destacar quando identificarem e solucionarem as necessidades certas dos clientes. 

Continua após a publicidade

Os pontos problemáticos do cliente são os problemas enfrentados pelo consumidor ao longo da sua jornada de compra, e podem impactar de forma direta o seu negócio. Eles podem ser financeiros, relacionados ao processo ou à produtividade do suporte. Mas para te ajudar a identificá-los independentemente da sua indústria, listo abaixo quatro maneiras de reconhecer esses pontos problemáticos.

Leia também: Fila Do Caixa Faz Parte Da Jornada E Experiência Do Cliente!

1) Faça as perguntas certas 

Sua prioridade é resolver os principais problemas recebidos por meio do feedback do cliente. Se você já está enviando pesquisas para seus clientes e esperando por esses cobiçados insights, provavelmente é por conta da forma como você pergunta sobre os problemas deles. Suas pesquisas precisam ser elaboradas de modo a incluir perguntas que os clientes possam aprofundar suas expectativas e necessidades. 

Algumas perguntas que você poderia fazer a eles são: qual problema você estava tentando resolver quando conheceu nosso produto ou serviço? Ou como podemos melhorar o nosso produto para atender melhor às suas necessidades? Somente se você fizer as perguntas certas, obterá as respostas e os insights que está procurando. 

Continua após a publicidade

Leia também: 3 Dicas Para Conhecer Seu Tipo De Cliente

2) Incentive sua equipe de vendas a começar a falar 

Você pode recorrer a ferramentas de marketing digital para obter insights dos clientes, mas chegou a hora de você incentivar sua equipe de vendas a começar a falar. Investigue sobre pontos problemáticos dos clientes em potencial e utilize esses insights para convertê-los em clientes atuais. 

O primeiro passo é conseguir que seus representantes de vendas anotem suas observações depois de cada discurso de venda que não resultou em um negócio. Mapear os insights de seu vendedor com o feedback das pesquisas com os clientes pode ajudá-lo a decidir sobre a direção que seu produto precisa seguir.

3) Dê uma olhada nas avaliações online 

As avaliações são uma ótima maneira de procurar pontos problemáticos dos clientes. Monitore o que seus clientes escrevem sobre seu produto nas redes sociais. Dê mais um passo à frente navegando pelas avaliações de clientes nos principais sites de avaliação, eles são um rico repositório de queixas sendo uma ótima plataforma para as marcas entenderem e resolverem os problemas dos clientes.

Continua após a publicidade

4) Fique de olho na sua concorrência

Avalie o site, os preços, as perguntas frequentes e as landing pages dos seus concorrentes. Anote quais são os pontos problemáticos para os quais eles forneceram uma solução. Você pode ter deixado passar os mesmos. Veja como pode incorporá-los em seu site ou como parte da mensagem de sua marca.

Faça uma pesquisa no Google dos anúncios deles e dê uma olhada mais de perto no texto de marketing. Esses anúncios são os mais direcionados para os pontos problemáticos do cliente. Verifique se o texto de seu anúncio precisa ser editado. 

Por fim, faça uma lista das integrações ativadas pela marca de seu concorrente. Como eles estão tornando a experiência do cliente mais fluida? Integre softwares e ferramentas que facilitem a jornada de compra de seus clientes. 

Por Willian Pimentel, Head de Canais e Alianças para as Américas da Freshworks

A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) cria software empresarial que qualquer pessoa pode usar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
18°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 30°

18° Sensação
2.57km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h34 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Ter 30° 17°
Qua 29° 15°
Qui 30° 15°
Sex 30° 17°
Sáb 30° 18°
Atualizado às 08h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,10 +0,00%
Euro
R$ 5,56 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,55%
Bitcoin
R$ 362,122,83 +0,06%
Ibovespa
128,150,71 pts -0.1%
Publicidade
Publicidade