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Serviços contábeis: como atrair clientes fora da minha cidade

Serviços contábeis: como atrair clientes fora da minha cidade

03/01/2019 às 13h28 Atualizada em 03/01/2019 às 15h28
Por: Ricardo
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Foto: Reprodução
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Uma oportunidade a ser levada em consideração pelos escritórios de contabilidade que queiram ampliar a sua clientela é buscar clientes em outras cidades. Porém, como atrair clientes fora da cidade permanece sendo uma incógnita para muitos.

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No entanto, o uso da tecnologia tem potencializado cada vez mais essa hipótese. Hoje, muitas empresas atuam mais online do que presencialmente, de forma que essa maneira de lidar com escritórios de contabilidade vem se tornando comum. Além disso, pode haver redução de custos, para ambas as partes, se o trabalho for feito de forma organizada e ágil.

Essa estratégia está no seu radar para 2019? Se a resposta foi “sim”, confira algumas dicas para atrair clientes de outras regiões e, ainda assim, manter a qualidade do atendimento.

Faça uma mudança de abordagem no atendimento

Quando falamos de escritórios de contabilidade que planejam investir em clientes de fora da cidade, um item se torna essencial: um bom site. É a sua página na internet que será a porta de entrada para novos clientes – e também a principal interface de comunicação deles com a sua empresa. Portanto, há a necessidade de se investir em um site completo, que ofereça informações detalhadas e segurança para os usuários.

Portanto, esqueça daquela página “simples” que a sua empresa possa ter apenas para “marcar território”. Opte por sites seguros e que contemplem ferramentas para envio e recebimento de arquivos. Lembre-se: o cliente não verá você com muita frequência – em alguns casos, todos os trâmites serão feitos pela internet, portanto a página deve oferecer a maior credibilidade possível.

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Aposte no poder das redes sociais

Assim com a sua página passa a ser a principal interface de comunicação com os clientes, da mesma forma as redes sociais se tornam a melhor maneira de atrair potenciais consumidores para a sua empresa. Isso vai requer da sua companhia uma abordagem diferenciado, deixando um pouco de lado anúncios em jornais, revistas, outdoors e outras mídias tradicionais.

Explorar o poder que as redes sociais têm é o melhor caminho. Para começar, você mesmo pode criar uma página para que mais pessoas possam encontrar os seus serviços. Sites como o Facebook, por exemplo, permitem que você faça anúncios para um perfil de público segmentado – seja por idade, região do país ou áreas de interesse.

Contar com os serviços de uma empresa de marketing digital é um bom caminho, pois essas companhias podem auxiliá-lo a entender melhor como dialogar com o público que você busca. Investir na produção de conteúdo, como forma de divulgação por meio de um blog dentro do site da empresa é outra estratégia amplamente utilizada para atrair usuários via Google.

Tenha em mente o perfil do seu público-alvo

Qual é o tipo de público que você pretende atingir? Os atendimentos à distância costumam privilegiar empresas de pequeno e médio porte, especialmente aquelas localizadas em cidades que não contam com a infraestrutura adequada. Porém, sua busca por novos clientes não precisa se resumir a esses dois fatores.

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Um escritório de contabilidade localizado em uma grande capital pode, sem problemas, atender empresas de outras capitais. A questão é que provavelmente você terá uma concorrência maior e o fator localização pode ser considerado um diferencial para o cliente na hora de escolher com quem ele fechará negócio.

Sendo assim, antes de se aventurar a buscar clientes fora da sua região, trace um perfil do tipo de empresa que pretende captar. Ao elaborar uma estratégia de divulgação e prospecção, seja assertivo: não há necessidade de buscar uma quantidade imensa de prospects. Busque aqueles que tenham um perfil mais adequado e, consequentemente, as chances de fechar negócio serão maiores.

Amplie a oferta de serviços e crie padrões de trabalho

Outras duas estratégias são essenciais para conseguir atrair clientes de regiões distantes: a ampliação da oferta de serviços e criação de padrões de trabalho que facilitem a gestão da certeira de clientes.

No primeiro caso, pense além dos serviços básicos oferecidos pelos escritórios de contabilidade, como abertura de empresas ou gestão contábil e tributária. Serviços como esses são ofertados mesmo pelos menores escritórios e, para quem está procurando clientes em outras cidades, pode ficar mais difícil competir com que oferece a mesma proposta presencialmente.

Uma das principais maneiras de se destacar, portanto, é agregando valor aos serviços de contabilidade, como por exemplo prestando consultoria de gestão financeira, controle de estoque, formação de preços e treinamentos empresariais. Todas essas possibilidades são mais difíceis de serem encontradas e, por essa razão, há clientes “sem alternativas” em suas cidades.

Já do ponto de vista administrativo, é importante que você esteja preparado para atender a uma demanda maior de clientes em questão de poucos meses. É preciso que você tenha uma estratégia delineada para a contratação de mais recursos humanos, se necessário. Além disso, invista em metodologias de trabalho que padronizem as formas de atendimento, tornando mais simples a gestão no dia a dia.

Planejamento é essencial: não dê saltos no escuro

Independentemente da estratégia que você decida adotar para atrair mais clientes para a sua empresa, tenha em mente que o planejamento é essencial. Você não deve se arriscar em oferecer novos serviços ou mesmo atrair clientes em outras cidades se não sabe ao certo de que maneira vai fazer isso.

É por essa razão que, antes de começar, nós recomendamos que você delineie as estratégias que serão utilizadas, determine os prazos de execução das tarefas e atribua um orçamento necessário para que seja possível alcançar as suas metas. Solidificar uma marca ou uma empresa na internet não é algo que acontece da noite para o dia.

Durante o processo, haverá também muito aprendizado e você deve estar disposto a ser flexível e analisar outras alternativas durante a execução dos planos. Se houver pontos a serem reconsiderados, não hesite em alterar o planejamento. Só não descuide da satisfação dos seus clientes e fique de olho em sua margem de lucro. Somente assim você garantirá um crescimento sustentável em médio e longo prazo.

Com Sage

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