Vai abrir seu negócio? Confira dicas de como achar o ponto comercial ideal

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Decidiu abrir seu negócio? Agora vem a pergunta: onde instalar minha loja? Será que vou atrair meu público?

Pesquisar sobre o ponto onde você pretende fixar sua empresa é essencial para evitar frustração e prejuízo.

Mas como fazer isso e chegar ao local ideal? A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial preparou algumas dicas para você iniciar sua pesquisa.

Observe quais tipos de empreendimentos estão na região em que pretende abrir seu negócio

O local que você está prospectando tem muitas empresas como a sua? Isto pode ser um bom sinal.

O endereço provavelmente já é conhecido por reunir negócios do mesmo nicho e, por isso, é mais certo que seu público alvo esteja por ali.

Há quem prefira estar longe dos concorrentes. Mas nestes casos, eles são apenas um detalhe.

Uma dica é investir muito nos seus diferenciais para valorizar seu produto. Assim, em meio à grande oferta, o cliente sempre vai escolher a sua empresa. Pense sempre: qual o seu diferencial?

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Por que alguém escolhe o seu produto, ao invés de outro concorrente? Em todos os momentos isso faz toda diferença.

Converse com comerciantes e moradores do local onde pretende se instalar

Conhecer o perfil das pessoas que vivem e frequentam a região é essencial. O que e quanto eles consomem? Que idade têm? Quais seus interesses? Qual seu poder aquisitivo?

É melhor que sua empresa esteja próxima de consumidores que se identifiquem com ela. Desta forma, mesmo que seus “vizinhos” não conheçam seu produto, vão se sentir atraídos em experimentá-lo.

Também é importante considerar fatores como praticidade, rapidez e otimização do tempo.

Isto é o que o consumidor atual busca na hora de resolver um problema. Ninguém está disposto a gastar muito tempo. Seja em uma compra de supermercado ou na escolha de um par de sapatos.

Estando perto dos seus potenciais clientes, eles terão praticidade e rapidez. Agora apenas falta seu produto ou serviço realmente atender às necessidades e expectativas deles.

A publicidade in loco é muito importante

É clichê, mas a propaganda é a alma do negócio. Por isso, na hora de escolher seu ponto comercial, é necessário também pensar em como você vai atrair o cliente que estiver passando por ali. Uma vitrine diferente, convidativa; uma fachada em destaque; há possibilidade de fazer propaganda em outdoors próximos ou algo neste sentido?

Observe também a iluminação do local e se o ponto pode ser visto por todos o tempo todo. Paradas de ônibus e ruas em que funcionam feiras, por exemplo, podem atrapalhar a visibilidade do seu negócio.

Vias principais e de ligação e esquinas são pontos muito bons. Além de facilitarem a identificação da localização, é melhor para seu marketing e podem até fazer com que seu negócio vire ponto de referência.

Esteja atendo a detalhes logísticos

Acessibilidade e estacionamento, por exemplo, são dois pontos fundamentais na hora de escolher o local onde você vai fixar sua empresa. Quanto mais fácil for para o seu cliente chegar até você, melhor.

A segurança é outra questão relevante para o consumidor e para você, empresário. Não escolha locais que causem sensação de insegurança, muito desertos ou mal iluminados (especialmente se o negócio funcionar à noite, é essencial que você e seu cliente se sintam seguros).

E, caso você escolha uma galeria ou edifício comercial, evite os últimos andares. As chances de que o seu cliente procure por uma empresa mais acessível é grande.

Shoppings são boas opções dependendo do perfil do consumidor. Há alguns em que a maior parte dos frequentadores vão para lazer, alimentação e outros para compras. Encaixe o perfil do seu negócio ao local em que mais pessoas estarão interessadas no que você vende.

Não se esqueça de verificar junto à Prefeitura se o seu negócio pode funcionar no endereço que você escolheu.

Algumas particularidades e exigências podem impedir que sua empresa seja instalada em determinados locais. Isto varia de cidade para cidade.

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Por NTW Contabilidade e Gestão Empresarial iniciou suas atividades em 1989 com o objetivo de ser um escritório parceiro estratégico dos empreendedores na tomada de decisões que levem ao aumento da lucratividade.