Veja 5 erros comuns na Gestão Empresarial e como resolvê-los

0
Photo by @pressfoto / freepik
Photo by @pressfoto / freepik

Conduzir uma empresa de maneira que atinja bons resultados nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, na gestão empresarial se comete erros. Um bom líder admite suas falhas e vê isso como uma oportunidade para aprender e crescer.  

De fato, o ambiente de negócios de hoje está se movendo e mudando muito rápido, por isso nem sempre a melhor solução é resolver novos problemas com ideias antigas.

Saiba que cometer erros é natural, mas repetir os mesmos deslizes continuamente pode ser prejudicial para qualquer empresa. Então, para ajudar você, vamos destacar os erros mais comuns e como resolvê-los.

Erro 1 – Não definir expectativas claras 

As equipes de trabalho precisam saber o que suas lideranças esperam delas. A direção fornecida por metas e expectativas claras é essencial para atingir os objetivos organizacionais. Sem isso, os funcionários ficam desorientados.

Portanto, os gerentes devem apresentar uma visão claramente articulada, objetivos concretos e expectativas realistas para garantir que os funcionários estejam motivados para desempenhar e ajudar uns aos outros a conquistar as metas definidas.

Uma equipe deve estar ciente não apenas de seus objetivos pessoais e coletivos, mas também dos objetivos e da filosofia do negócio. Compreender como os objetivos individuais fazem parte dos objetivos gerais da empresa ajudará a consolidar uma equipe em direção a um objetivo comum. Se todos estiverem trabalhando juntos, a meta se tornará mais fácil de ser alcançada.

Erro 2 – Deixar de ouvir sua equipe

Em gestão empresarial é comum os líderes se tornarem complacentes, sentindo-se confiantes em seu trabalho, estando menos abertos a ver as coisas de outra forma. Infelizmente, isso pode levar à crença de que tudo deve ser feito do jeito deles.

Grandes líderes utilizam a melhor maneira de realizar uma tarefa, seja “do seu jeito” ou uma nova abordagem. Eles estão abertos a sugestões e desenvolvem maneiras de incorporar boas ideias nas operações da empresa. De fato, em gestão empresarial é preciso ser flexível. 

Quando se trata de planejar e criar estratégias, é importante reconhecer os pensamentos e ideias da equipe. Afinal, sua equipe é aquela que lida diretamente com os clientes no dia a dia, então eles estão constantemente obtendo feedback.

Assim sendo, alguns podem até estar implementando maneiras de tornar o dia a dia mais fácil e o negócio mais forte, mesmo sem perceber. Aceite essas ideias, pois elas podem ajudar a impulsionar sua empresa.

Designed by @ktsimar / freepik
Designed by @ktsimar / freepik

Erro 3 – Combater incêndios e não planejar o futuro

Passar o dia todo se concentrando nas questões cotidianas do seu negócio pode causar estagnação. A boa gestão empresarial consiste também em resolver problemas no momento em que ocorrem e não deixar para depois. Mas, por outro lado, em alguns momentos requer dar um passo atrás no negócio, sentar e traçar estratégias para o futuro. 

Erro 4 – Falha de comunicação

Conhecimento é poder, mas em gestão empresarial, os líderes mais experientes irão falhar se não conseguirem se comunicar de forma eficaz. Alguns gerentes vêem o apego às informações como uma forma de proteger a si mesmos ou a seus funcionários.

Enquanto outros compartilham muitos dados, causando confusão ou medo. No entanto, gerentes competentes promovem uma troca aberta de informações e ideias e são tão bons em ouvir quanto em falar.

Erro 5 – Tentar fazer tudo sozinho

Oferecer liderança significa delegar tarefas a outros, ao invés de tentar fazer tudo sozinho. Os líderes ajudam os membros de sua equipe a crescer, dando-lhes responsabilidades. Eles planejam a sucessão desenvolvendo gerentes que um dia os substituirão. 

Além disso, se cercam de pessoas inteligentes e talentosas, capazes de fazer o que for necessário para atingir os objetivos da empresa.

A falta de delegação costuma ser listada como o principal motivo do fracasso em gestão empresarial. Se você se deparar com uma nova tarefa ou projeto, pergunte a um dos membros de sua equipe se ele pode fazer isso. Se sim, delegue!

Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade,

outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar

como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre

portas.

Para aprender inglês e saber como agir no ambiente empresarial, o inglês essencial pode ajudar.

Call action: Clique aqui para saber mais informações e dar um salto em sua carreira.

Imagem: Soften Sistemas
Imagem: Soften Sistemas

Original de Soften Sistemas