Veja por que a terceirização contábil é tendência e quais são os desafios deste profissional

O BPO Financeiro atua como contador terceirizado e a demanda por este profissional crescerá 14%. Saiba quais os principais desafios para aderir a esta tendência

Compartilhe
PUBLICIDADE

Ontem foi o Dia do Contador. Instituído em 1945 pelo então presidente Getúlio Vargas, a data marcou a criação do primeiro curso superior de contabilidade 一 antes, só existiam cursos técnicos para a profissão.

Além disso, o dia 22 de setembro foi escolhido por ser o dia de São Mateus. Judeu, o apóstolo realizava a coletoria de impostos para o governo romano. Vale lembrar que o profissional de contabilidade possui atribuições mais amplas do que essas.

Entre as principais tendências deste mercado está o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), na qual ocorre a terceirização de processos financeiros com o objetivo de ter maior eficiência na gestão financeira. Segundo estudo da Global Technavio, a demanda por este serviço deve crescer 14% até 2024.

No Brasil, só 10,5% contam com este serviço. Este dado foi levantado pela desenvolvedora vhsys, que constatou que 83,6% das empresas não conhecem esta possibilidade. Destas, 75,5% fazem os serviços contábeis por conta própria.

Ou seja: há demanda para o serviço, com a expectativa dos investimentos em BPOs ultrapassarem a marca de US$ 237 bilhões no mundo todo 一 dados da Grand View Research. Mas quais os principais desafios deste profissional?

1. Se antenar às mudanças na legislação

A legislação contábil brasileira possui mudanças constantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mais de 5,4 milhões de normas legislativas foram editadas desde 1988, quando foi criada a Constituição Federal. Ou seja: cerca de 769 por dia útil.

Por isso, um dos principais desafios do BPO Financeiro bem sucedido é acompanhar todas as alterações. Seja nas mudanças da CLT ou emissão de notas fiscais e até mudanças de prazos, é imprescindível estar atento às novas regras para oferecer um bom serviço.

Esta atualização do profissional contábil pode ser feita através de cursos, palestras e publicações especializadas.

2. Diminuir a inadimplência

Em meio à crise econômica em que o mundo vive após a pandemia de Covid-19, alta da inflação e do dólar e a guerra na Ucrânia, a inadimplência disparou. Segundo o Serasa, 67,6 milhões de brasileiros são afetados 一 e é claro que isso respinga nas empresas.

Por isso, é essencial que o BPO financeiro faça uma análise de fluxo de caixa, ajudando a empresa a entender todos os gastos operacionais e com insumos. Desta forma, é possível saber onde cortar gastos.

Isso ajudará a ter um orçamento mais enxuto, além de maior clareza sobre todos os pagamentos a serem feitos. E, é claro, avaliar a necessidade de contratar um empréstimo.

3. Utilizar ferramentas de gestão financeira

Em meio a tantas responsabilidades, o BPO Financeiro precisa usar as ferramentas adequadas para fazer o trabalho render. Afinal, este profissional lida com uma vasta gama de documentações, cálculos prazos e clientes 一 e não dá pra se perder em meio a tudo isso.

Por isso, o uso de um sistema de gestão financeira facilita a terceirização financeira. Afinal, esta ferramenta oferece maior praticidade e controle, agilidade na emissão de notas fiscais, dando segurança e dados para uma gestão financeira mais eficiente.

4. Adquirir novos clientes

Como o mercado contábil está aquecido, conquistar clientes é cada vez mais desafiador. Por isso, é crucial investir também em prospecção para trazer novas empresas para contratarem os serviços de BPO Financeiro.

Investir em Marketing Digital para Contadores é uma solução cada vez mais usada por profissionais da área. Seja com perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn ou até investindo em conteúdos no YouTube, podcasts e blogs, esta estratégia ajudará a dar maior oferta de serviços ao profissional 一 e, é claro, mais dinheiro.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação

Jornal Contábil