Para Albert Einstein é ‘no meio da dificuldade que encontra-se a oportunidade’, e para Che Guevara é ‘o conhecimento que nos faz responsáveis’. E você pode estar se perguntando: mas o que estes dizeres têm em comum? E a resposta é simples: quem detém o conhecimento faz a diferença. Manter-se atualizado e aprimorar continuamente o conhecimento é o que destaca ‘bons’ profissionais de outras centenas que entram no mercado diariamente.

E, para o profissional contábil, que trabalha numa área com inúmeras especificidades, em que há diariamente uma infinidade de atualizações e alterações na legislação, buscar mais conhecimento é o diferencial. Pensando nisso, listamos livros que todo contabilista deveria ler! Preparado? Vamos lá?!

1 – Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

A Bíblia da Contabilidade. Esta obra é uma das mais indicadas entre profissionais da área contábil e a melhor ferramenta do contador no seu dia a dia. A necessidade de convergência da contabilidade brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade, fez com que o Manual de Contabilidade Societária nascesse, em função do Manual de Contabilidade por Ações ter terminado seu ciclo, iniciado em 1977.

Neste processo de criação, às Normas internacionais de contabilidade (IASB) passaram a compor as novas exigências ao desenvolvimento da contabilidade brasileira e a um processo de convergência mundial para facilitar o entendimento, a comunicação, a análise e o uso para qualquer finalidade.

Este novo Manual traz os Pronunciamentos, as interpretações e as Orientações do CPC, como as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB. Este, realmente, é um livro que todo contador deve ter ao seu lado. Fica à dica!

Autores: Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos.

Editora: Atlas

2 – Contabilidade Geral – Teoria e mais de 1.000 questões

Este livro é ideal para quem quer se preparar para o Exame de Suficiência ou mesmo deseja prestar concursos públicos para a área fiscal. Esta obra está entre os livros que devem fazer parte do acervo didático de todo contador.

A obra é a 13ª edição e se encontra totalmente atualizada com os Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). A grande novidade nesta nova edição é a inserção de um capítulo com informações sobre folha de pagamento e respectivos encargos trabalhistas. Além dessa, também traz a nova estruturação da DRE, dividida agora em operações continuadas e operações descontinuadas, que no antigo modelo, descrito na Lei nº 6.404/76, trazia a ideia de despesas e receitas operacionais – agora eliminadas.

Autor: Ed Luiz Ferrari

Editora: Ímpetus

3 – Manual de Direito Tributário

Surgiu aquela dúvida em relação a um tributo? Ou quais entidades podem estar imunes a tributação? Ou ainda o que é alíquota, base de cálculo e outros conceitos que muitas vezes caem no esquecimento? Pois bem, Eduardo Sabbag, na sua 7ª edição do livro ‘Manual de Direito Tributário’, traz uma importante ferramenta de consulta que pode ser utilizado por profissionais contábeis, advogados, estudantes de graduação e pós-graduação.

A área jurídica e fiscal vêm sendo constantemente reformulada e o contador é obrigado a se manter atualizado e informado sobre os principais conceitos técnicos e determinações legais que envolvem a contabilidade tributária.

O livro torna-se um importante material para quem deseja realizar concursos públicos voltado tanto a área jurídica como fiscal, trazendo 2.300 questões realizadas por mais de 80 bancas examinadoras.

Autor: Eduardo Sabbag

Editora: Saraiva

4 – Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise

O autor procurou reunir os conhecimentos da área contábil com a grande preocupação de levar de forma clara e didática informações que possam ser de fácil compreensão até mesmo para leigos ou iniciantes.

A obra traz desde conceitos como lançamentos até os demonstrativos, procurando transmitir de forma lógica e intuitiva todos os conceitos técnicos e legais que norteiam a área de Contabilidade.

Este livro é ideal para quem quer começar a se familiarizar com a contabilidade (iniciantes) até mesmo os mais experientes que procuram uma atualização didática e que apresente a matéria dentro de uma sequencia lógica e racional.

Autor: Arnaldo Reis

Editora: Saraiva

5 – Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica

A obra é voltada ao leitor que busca compreender a real potencialidade de cada indicador financeiro de desempenho econômico e financeiro através de uma boa análise de quais fatores podem interferir e limitar o crescimento de uma empresa.

O autor preocupa-se em assumir o papel de quem está fora da empresa (usuário externo), lhe dando a perspectiva de avaliar e tomar as decisões apenas com base nos demonstrações que são publicadas – como de fato é o que ocorre.

O livro é destinado para docentes, discentes, profissionais em suas mais diversas áreas. A obra também é indicada para profissionais especialistas da área de análise de balanços avançada. Com uma didática simples e sem muitos termos técnicos, é uma leitura essencial!

Autor: Arnaldo Reis
Editora: Saraiva

6 – Contabilidade Empresarial

Diferente de outras obras que abordam técnicas de escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, o livro Contabilidade Empresarial, de José Carlos Marion, passa a agir sobre a análise do processo contábil em si, dando uma maior ênfase a compreensão dos atos e fatos contábeis.

Tal abordagem é justificada pela utilização generalizada de computadores e processadores de dados, o que volta o olhar para uma contabilidade mais focada na natureza, o significado e as finalidades do tratamento dos dados, do que propriamente para as práticas tradicionais da escrituração.

Outro destaque nesta obra é uma abordagem focada numa Contabilidade gerencial como forma de servir de base para gestores no processo de tomada de decisão.

Autor: José Carlos Marion

Editora: Atlas

7 – Gestão de custos e Formação de Preços

Em meio a um cenário em que empresas buscam reduzir custos, otimizar o tempo gastos nos processos e aumentar a eficiência produtiva, ter conhecimento sobre a gestão dos custos e a formação de preços torna-se um grande diferencial no mercado cada vez mais competitivo.

Uma linguagem disciplinar, o livro aborda a Contabilidade, Finanças e Estratégia. Com exemplos práticos e mais de 150 exercícios resolvidos, o autor apresenta a profissionais da área, iniciantes e interessados de forma geral, um conteúdo multidisciplinar e envolvente, que pode ser aplicado no dia a dia de empresas, cursos de graduação, escritórios contábeis e em outras experiências que exigem este conhecimento.

Autores: Adriano Leal Bruni e Rubens Fama

Editora: Atlas

8 – SPED – Sistema Público de Escrituração Digital

Considerada uma obra única no mercado, apresenta detalhadamente cada uma das vertentes que compõe o Sistema Público de Escrituração Digital, explicando ao contribuinte como deve se adequar a esta obrigação.

O livro aborda o SPED Fiscal (EFD); SPED Contábil (ECD), SPED ECF, EFD-Contribuições e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Revisada e atualizada, traz as alterações como:

SPED ECF – que pela primeira vez em 30 anos, a empresa deverá enviar o livro fiscal “Lalur/Lacs” para Receita Federal, integrando numa só obrigação acessória 4 tipos de informações:

DIPJ
Lalur/Lacs
Sped Contábil
RTT
​Há exemplos práticos da escrituração, leiautes do sistema, perguntas frequentes e uma série de outras informações que vão abastecer sua bagagem de conhecimento. O livro é essencial no dia a dia de contadores, advogados, profissionais da área fiscal, tributária e contábil.

Autores: Osmar Reis Azevedo, Paulo Antonio Mariano

Editora: IOB Store

9 – Certificação Digital ICP – Brasil

O uso do documento eletrônico tem causado uma grande revolução nos processos contábeis e fiscais do Brasil, além, é claro, de uma estrondosa evolução. A obra ‘Certificação Digital: os caminhos do documento eletrônico no Brasil’, é voltada para todos os interessados que queiram entender e utilizar a certificação digital na sua vida profissional e pessoal.

A compreensão deste processo de desmaterialização na execução de procedimentos permite que órgãos públicos passem a ter um maior controle sobre a ‘vida contábil, fiscal e tributária’ dos contribuintes.

A obra é um riquíssimo material que aborda informações de alta qualidade sobre o tema e sua legislação, possibilitando que o usuário tenha em mãos um precioso material de consulta e que possa aplicá-lo ao uso de documentos eletrônicos com segurança computacional e jurídica.

Autor: Robson Carvalho Machado

Editora: Impetus

DEIXE SUA DICA!

Com Valid

Deixe uma resposta