O contador é muito mais do que a pessoa que apura “impostos” da sua empresa

Para a maioria das pessoas, o contador ainda é “aquela pessoa que faz o meu imposto de renda”. Por quê? Bem, porque é nesse momento que quase todo mundo lembra da importância desse profissional em sua vida. Normalmente, isso acontece um dia antes da entrega do imposto, diga-se de passagem.

Mas o contador pode ser um grande aliado do empresário durante todos os dias do ano. E pode ajudar o empreendedor de diversas formas diferentes.

O contador é o profissional que consegue ler e analisar os números de forma precisa e pode ajudar com decisões estratégicas da sua empresa. Ou seja, pode ser bem mais que o cara que faz seu imposto de renda.

Como o contador pode ajudá-lo?

1. Na hora de abrir a empresa

Até mesmo antes da abertura de sua empresa, o contador pode ajudar. Ele é a melhor pessoa para definir o melhor formato para ela. Microempreendedor individual? Microempresa? Empresa de pequeno porte? Afinal, qual o melhor tipo de empresa para o meu negócio? O contador é a melhor pessoa para responder essas perguntas caso a caso.

2. Quando uma mudança de legislação acontece “da noite para o dia”

A legislação fiscal brasileira é burocratizada e intrincada. Quando o empresário menos espera, ocorre uma mudança na forma como ele paga os impostos. Muitas vezes, essas mudanças são drásticas e podem alterar significativamente o funcionamento de uma empresa. Todo mundo sabe como é. Bom, quando você tem um bom contador, essas mudanças jamais continuarão a ocorrer da noite para o dia.  Porque ele vai avisá-lo bem antes e ainda vai ajudá-lo a se preparar para elas com antecedência.

3. Na gestão de sua empresa

Fluxo de caixa, custos, margem de lucro ou prejuízo, oportunidades de redução de custos, comportamento estranho de alguma linha de despesa ou receita. Esses são apenas algumas partes do andamento de sua empresa que podem apresentar algum desafio de vez em quando. Como o contador tem experiência em gestão, pode certamente dar uma consultoria para melhorar a performance da sua empresa.

4. No planejamento tributário

Com o andamento do trabalho na contabilidade da sua empresa, o contador vai ter acesso a dados regulares e confiáveis valiosíssimos para executar o seu planejamento tributário. Frequentemente, esses dados podem apontar para mudanças de rumo na tributação da sua empresa. E quem melhor do que o contador para entender quando fazer essas correções? Ninguém.

5. Em todas as horas que você precisar de um parceiro

O contador é corresponsável por qualquer erro ou informação enviados para os órgãos de fiscalização. Por isso, quanto mais ele estiver por dentro do correto funcionamento do seu negócio, menores as chances de ocorrerem esses problemas. O empresário que não esconde nada de seu contador não terá problemas com multas e autuações. Ficou com dúvida, entre em contato com ele. É rápido, ele estará à disposição e você vai evitar esse tipo de transtorno para continuar crescendo.

 

Gestãocont

Deixe uma resposta