Os passos para que a contabilidade online transforme o seu escritório

Ouço com mais frequência do que desejo que “não é possível tocar um negócio com clientes muito longe do escritório”. Se você concorda com essa afirmação, espero que goste do que vou contar. Antes de começar a tratar desse tema que eu gosto tanto é importante pontuar e esclarecer que este artigo não é um incentivo à conversão do seu escritório contábil em um emissor de guias. Não se trata, absolutamente, disso.

Implementar a contabilidade online e transformar a distância física dos clientes em um forte aliado é a forma mais simples, inovadora e eficaz de derrubar fronteiras que nunca mais atrapalharão o crescimento de seu escritório. Então sim, precisamos falar de contabilidade online. Essa modalidade de serviços é uma consequência da contabilidade/blog/a-revolucao-no-modelo-de-negocio-contabil-como-um-diferencial-competitivo/">revolução digital que temos vivido nos dias de hoje e, por isso mesmo, este guia tem como principal objetivo desmistificar o significado deste termo e mostrar que as empresas contábeis podem ser mais rentáveis, angariar mais clientes e aumentar a contabilidade/blog/infografico-o-sonho-de-ter-mais-tempo-ja-e-uma-realidade/">produtividade por meio da tecnologia ao mesmo tempo em que melhoram (sim, melhoram!) o atendimento aos clientes, ao trazer mais agilidade, qualidade e proximidade ao serviço.

Agora me responda uma coisa, onde está o seu cliente? No caso em que ele está distante fisicamente de você é preciso restringir o seu próprio trabalho apenas ao mercado local? A resposta é simples e clara: não. É perfeitamente possível prestar serviços às empresas quilômetros de distância do seu escritório e ainda atender o mercado com uma estrutura enxuta para obter grande rentabilidade nos serviços.

Por que oferecer um serviço de contabilidade online? Pense comigo, se o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais utilizam ferramentas digitais, se o Fisco utiliza o meio digital para fazer os processos de fiscalização, controle e afins sobre os contribuintes e se você já utiliza os meios digitais para atender todas essas demandas, por que motivo o seu cliente precisa ser atendido fisicamente? Nenhum.

Vivemos uma revolução no mercado contábil. Desde as tecnologias empregadas pelo fisco até os sistemas ERPs contábeis, agregando serviços de contabilidade/blog/3-motivos-para-colocar-seu-escritorio-de-contabilidade-na-nuvem/">gestão de documentos em nuvem, entre outras mudanças. Isso tem acontecido, independentemente da vontade das empresas e profissionais contábeis. Outro fator importantíssimo é que nem você ou sem cliente tem tempo. Devido a essa falta de tempo, a frequência de visitas dos clientes em seu escritório está cada vez menor, assim como a sua visita à empresa dele.

Por isso, para que o seu contabilidade/blog/relacionamento-com-o-cliente-e-um-forte-diferencial-para-o-contador/">relacionamento com o cliente não esfrie — afinal o relacionamento é um fator extremamente importante para a longevidade do escritório — o que você precisa é encontrar outras formas de manter contato permanente com ele. Com a tecnologia que temos hoje, você pode estar “ao lado” do seu cliente, todos os dias, através da internet.

O primeiro passo para que a inovação da contabilidade online comece a mudar sua empresa é aplicar e utilizar a tecnologia na contabilidade, porque é simplesmente impossível oferecer um serviço de contabilidade online sem o auxílio da tecnologia. Ultimamente temos visto uma ruptura em várias segmentos convencionais graças à tecnologia. Alguns exemplos são as polêmicas entre Uber e taxistas, WhatsApp e operadoras de telefonia, assim como setores que perderam força, no caso as locadoras de vídeo, com a chegada do Netflix e demais aplicativos digitais.

Encontrar uma tecnologia que mais se adéqua à realidade do seu cliente é fundamental para garantir a satisfação dele. Principalmente sistemas de gestão para manter as contas organizadas e que tenha a possibilidade de integração com o sistema usado no escritório.

Também é preciso que sua equipe esteja treinada e preparada para atender esta nova demanda digital. Os novos clientes vão precisar ser atendidos de uma forma diferente da convencional, afinal, como mencionei anteriormente, eles podem estar a quilômetros de distância.

O time precisa de profissionais preparados para se tornarem contabilidade/blog/contador-um-consultor-de-negocios-confiavel/">consultores de negócios e não meros digitadores de lançamentos e isso exige uma mudança de pensamento e postura. É um trabalho que envolve motivação, conhecimento e comprometimento com o sucesso do cliente.

Enganam-se os contadores que planejarem apenas o treinamento dos funcionários. Treinar o cliente não é apenas importante, mas fundamental. Para que essa nova forma de serviço funcione é preciso que o seu cliente esteja decidido a colaborar com o próprio sucesso e organização. Muitas vezes, o caminho será toda uma reeducação financeira não planejada antes do processo.

Mais um passo importante neste processo é a preparação de um site preparado para a contabilidade online. De nada serve o desejo de ingressar no mercado online sem um site preparado para receber clientes de todo o canto do Brasil. A partir do momento em que você coloca o seu contabilidade/blog/5-grandes-razoes-para-voce-ter-um-bom-site-contabil/">escritório na internet, você pode ser visto por qualquer pessoa, e por isso seu site precisa ser uma vitrine para os seus serviços e diferenciais do seu escritório.

Em 2014, uma pesquisa realizada por Roberto Dias Duarte junto às organizações contábeis do Brasil revelou que menos de 40% dos escritórios realizam ações de marketing. Ao mesmo tempo em que 70% deles declararam que seu principal diferencial é o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias.

Prestar um excelente serviço continua sendo fundamental, mas será que é suficiente para se destacar entre as mais de 50 mil organizações contábeis ativas registradas no Brasil e fazer seu escritório contábil progredir de forma significativa? Para se tornar um escritório de contabilidade online, o contabilidade/blog/guia-como-fazer-o-marketing-do-seu-escritorio-contabil/">marketing contábil digital é obrigatório para se obter sucesso. Sem o marketing, todos os passos anteriores serão apenas iniciativas, mas o seu real resultado não aparecerá.

Matéria inspirada em: contabilidade/blog/como-montar-um-escritorio-de-contabilidade-online/">http://contaazul.com/contabilidade/blog/como-montar-um-escritorio-de-contabilidade-online/

contabilidade/blog/como-montar-um-escritorio-de-contabilidade-online/">Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

contabilidade/blog/autor/marcelo-dos-santos/" target="_blank" rel="author">Marcelo dos Santos

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio do ContaAzul & Head do ContaAzul para Contadores.

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