Transformação digital muda o ritmo de trabalho dos contadores

Toda a evolução tecnológica ao menos observada na última ajudou a reinventar inúmeras atividades comerciais. Taxistas, fotógrafos, designers, publicitários, jornalistas, bancários, comerciantes e advogados, para tocar em alguns exemplos, são carreiras que se transformaram pelas mudanças. Com os motoristas de táxi, além da atual concorrência com o negócio de corridas por aplicativos, antes já não atendiam mais os dedos em riste à procura de um carro. Os aplicativos de corrida de táxi atualizaram o jeito com que todo mundo usa esse tipo de transporte, principalmente nas cidades mais populosas.

Com os fotógrafos, designers e publicitários o resultado das intervenções tecnológicas são muito similares. Se antes era necessário um laboratório escuro, uma mesa de desenho e moldes manuais, hoje todos podem produzir os próprios trabalhos com ajuda de um computador e softwares dedicados à atividades gráficas.

Esses exemplos apenas mostram como carreiras e atividades profissionais distintas podem ser afetadas positivamente, o que inevitavelmente aconteceu também com profissionais de contabilidade. A transformação digital mudou não apenas o ritmo de um trabalho tão essencial para economia, mas também aumentou a capacidade de atendimento e também possibilitou o aumento na escala dos escritórios contábeis. E essa evolução deu um passo por vez, rumo a uma prática de trabalho cada vez melhor para os profissionais, empresários de contabilidade e seus clientes.

Primeiro foi possível digitalizar todos os relatórios e balanços financeiros das empresas, agora é possível fazer muito mais. Se antes um contador precisava de dias para digitar os números no balanço mensal de um cliente, agora é possível conciliar todos os gastos, as receitas, a tributação e o lucro dos clientes em minutos.

Os sistemas de gestão online, que hoje estão disponíveis na nuvem e são contratados como serviço, de maneira descomplicada e, principalmente, acessível, pode ser a ferramenta que dá independência ao contador. Além de ajudá-lo a ganhar tempo, os sistemas de gestão online utilizados pelos clientes, podem livrá-lo de um trabalho mecânico e com zero valor agregado: a digitação.

Quando o sistema de gestão permite que a atividade comercial dos clientes seja conciliada de forma automática por softwares inteligentes capazes de fazer isso, todo o tempo disponível para o trabalho do contador pode ser aplicado numa atividade que sempre esteve presente, mas era pouco aproveitada, a consultoria.

Contadores são naturalmente consultores por excelência. Ninguém entende mais de números e análise financeira para relacionar o que entra e o que sai nos balanços de uma companhia do que esses
profissionais. E ao recuperar o tempo que era perdido com uma prática mecânica, se ganha de volta a importância de aplicar conhecimento e análise sobre o desempenho dos clientes e preparar-se para dizer a eles quais a melhores práticas a serem adotadas e quais devem ser definitivamente banidas ou recicladas pelo negócio.

AJUDA ATÉ PARA SUPERAR A CRISE

A ajuda dos experts em contabilidade e de tecnologias como sistemas de gestão online, o empreendedorismo de pessoas que escaparam dos efeitos da crise durante o difícil período atravessado pelo Brasil. À economia deixou muitas pessoas sem trabalho porque a empresa em que trabalhavam cortou vagas de trabalho, fechou ou até porque com tamanha recessão era preciso procurar novas oportunidades de ganhar dinheiro, garantir o sustento e aumentar a qualidade de vida.

Os contadores sempre tiveram um papel crucial no aconselhamento das pequenas e médias empresas, que representam 27% do PIB brasileiro, ou, quase um terço de tudo o que produzimos. Com o boom de empreendedorismo que o País vive atualmente é cada vez mais importante que os contadores e os escritórios de contabilidade estejam alinhados com as melhores tecnologias para atender mais clientes da melhor forma possível.

SOBRE A CONTAAZUL

A ContaAzul (www.contaazul.com) é uma empresa brasileira, fundada em 2011, que oferece inovador sistema de gestão 100% online (na nuvem) para micro e pequenos negócios. A empresa foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício para receber mentoria sobre design, distribuição online e métricas, ficando incubada por quatro meses nos Estados Unidos.

Após o destaque no programa de aceleração de negócios da 500startups, a ContaAzul chamou a atenção de inúmeros investidores ao redor do mundo, recebendo investimentos da Monashees Capital, Ribbit Capital, 500Startups, Napkn Ventures, Tiger Global e Valar Ventures. Recebeu o prêmio de melhor aplicativo web brasileiro em 2012 e em 2013 foi considerada a melhor startup B2B, além de ter o melhor co-founder, todos reconhecimentos recebidos pela The Next Web (maior publicação europeia sobre startups). Em 2014, foi eleita entre as 10 empresas mais inovadoras da América Latina pela publicação norte-americana Fast Company.

Deixe uma resposta