19°C 30°C
Uberlândia, MG

33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido

33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido

13/01/2019 às 16h07 Atualizada em 13/01/2019 às 18h07
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Atualmente, o Brasil tem mais de 60 milhões de endividados e aprender como sair das dívidas não é tarefa fácil. Mas, para tal, a regra número 1 é saber como economizar. Por isso, esse artigo é tão importante e você não pode deixar de ler até o final. Aliás, aqui também vamos dar 33 dicas de como juntar dinheiro rápido.

Continua após a publicidade

É possível economizar dinheiro nas atividades domésticas, com o carro, alimentação, serviços e até mesmo com a educação e a saúde, você sabia?

A Educação Financeira, infelizmente, não é ensinada nas escolas brasileiras. Assim como nós, nossos pais e avôs também tiveram que aprender tudo na prática. Mas, será que a vida nos ensinou tudo sobre o dinheiro ou o Mercado Financeiro ainda é assunto que nos causam estranheza? A resposta está mais próxima do que imaginamos…

O fato de investir dinheiro é tão importante quanto o fato de poupar dinheiro. Mas, por que então, hoje mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados? Essa é a resultante da falta de conhecimento sobre finanças.

Um pouco, você pode estar pensando, pode até ser que seja pela cultura do brasileiro: aquele que prefere “viver” a se preocupar com o futuro. É um pensamento parecido com a expressão em latim Carpe Diem, que significa “Aproveite o Dia”. No entanto, você acha mesmo que conhecer mais sobre o Mercado Financeiro faz com que você deixe de viver? Pensando bem, você vai ver que as coisas não são bem assim.

Continua após a publicidade

Um investidor profissional, por exemplo, consegue se equilibrar financeiramente em momentos no qual o país passa por crise ou em momentos em que o país está produzindo à todo vapor. Ele trabalha, normalmente, durante todos os dias da semana e aproveita o final da semana com a família. Ele viaja, curte a praia, o clube, os amigos. Assim como qualquer brasileiro, ele vive a vida. E, na maioria das vezes, está feliz da vida.

Ah, você quer saber sobre os gastos com aluguel, carro e alimentação? A pessoa continua pagando essas contas, mês a mês, sem deixar acumular.

Bom, se você ainda não sabe qual é essa regra, essa é sua chance.

É claro que para quitar a dívida e começar a investir, a pessoa precisa ter um bom Planejamento Financeiro Pessoal. Dentro desse controle está, entre outros itens, o corte de gastos e a economia de dinheiro. Mas, como fazer para economizar dinheiro? Ou, mais do que isso, como economizar dinheiro ganhando pouco? Este artigo tem as respostas, leia o texto até o final.

Continua após a publicidade

Como Poupar Dinheiro na Poupança

Em meio há tantas informações e dicas de como economizar dinheiro, preciso fazer uma ressalva importantíssima antes de listar as melhores maneiras poupar dinheiro.

Essa ressalva refere-se à uma questão que é dúvida de muitas pessoas, principalmente dos iniciantes investidores: “Como Poupar Dinheiro na Poupança”.  Afinal, são muitos os brasileiros que deixam o dinheiro guardado na poupança. Mas, caso você tenha o interesse em poupar o seu dinheiro dessa forma, saiba que você não está poupando, como propriamente dito.

Vamos ser claros. E antes de continuar, tenho 3 informações que você precisa, obrigatoriamente, saber. São elas:

1 – Investimento

Quando você investe dinheiro, você empresta dinheiro à alguém ou alguma instituição financeira, seja particular ou do governo. Em troca desse empréstimo que você fez, você recebe juros. Quando você recebe juros, você lucra e, posteriormente, ganha dinheiro. Investir é sinônimo de aumentar de patrimônio.

2 – Empréstimo

É exatamente o contrário do que foi dito acima. Quando você gasta mais do que você ganha, você precisa fazer um empréstimo. E quando o faz, você paga juros. Assim, você perde dinheiro e sua instituição financeira ganha dinheiro. Quando você faz um empréstimo precisa ligar o sinal de alerta porque o próximo degrau abaixo é a dívida, que pode resultar no estado de falência. Dica: Fuja dos Empréstimos dos Bancos.

3 – Poupança

Como o nome próprio diz, deveria ser para poupar o seu dinheiro. Ou seja, nesse caso você não pagaria juros e também não receberia. Aliás, até poderia receber um pouquinho de juros, né. Mesmo assim, ficaria quase zero a zero. Com isso, você não caminharia nem para a pobreza, tão menos para a riqueza. Isso é o que deveria acontecer!

Mas, será que é isso que realmente acontece? A resposta é não! E, de forma muito resumida, vou explicar o porquê. Atualmente, a poupança tem um rendimento menor do que a inflação. O que isso quer dizer? Que você está perdendo dinheiro!

Quando o seu dinheiro está “investido” na poupança, o que acontece é algo muito parecido com o salário. Lembre-se que: mesmo ganhando pouco não significa que você seja pobre.

A impressão que dá é a de que o salário ficou congelando por muito tempo, enquanto que, ao mesmo, os preços dos alimentos e do combustível e de todas outras mercadorias fossem aumentando. Ocorre um desequilíbrio, no caso, a perda de patrimônio financeiro.

E seu o meu banco falir? 

Então, se você tem o intuito de economizar dinheiro ou se quer saber como juntar dinheiro rápido, saiba que esse não é, de longe, o melhor caminho. Agora, se você se interessou pelo assunto e quer saber exatamente porque você não deve guardar dinheiro na poupança, assista à esse vídeo:

Por que Juntar Dinheiro Rápido

1 – Sair das dívidas

Primeiro que, quem entende como funciona o mercado financeiro, dificilmente vai entrar em dívidas novamente.  Esse é primeiro motivo pelo qual você deve economizar dinheiro. Sair das dívidas e ficar para sempre fora dela parece ser um motivo mais do que suficiente não, é?

Agora, se você ainda está atolado até o pescoço, precisa ver esse vídeo.

Mas existem outros motivos que podem influenciar você à economizar e juntar dinheiro rapidamente.

2 – Como juntar dinheiro para casar?

Essa é uma dúvida frequente para muitos jovens e também para grande parte das moças, que sonham com o casamento perfeito. Igreja, festa, decoração, comidas e bebidas, serviços, fotografia e vestuário… São itens que custam dinheiro e, por isso, todo casamento deve ter um cronograma financeiro. Para seguir esse controle você, com certeza, vai precisar poupar o seu dinheiro por um tempo determinado.

3 – Como juntar dinheiro para comprar uma casa?

Dizem que quem casa quer casa, não é? Mas, na verdade, nem sempre é preciso de casamento. O sonho da casa própria faz parte dos planos de muitas pessoas. E para ser concretizado, esse sonho precisa ser planejado. Quem quer comprar uma casa precisa ter disciplina financeira, afinal, muito além dos valores de entrada e das parcelas (no caso de financiamento do imóvel), ainda existem gastos com condomínio, IPTU, água, luz e outros.

4 – Como juntar dinheiro para viajar?

Seja na lua de mel, nas férias, no natal ou réveillon… Quem não gosta de viajar? Seja na praia, na fazenda ou em qualquer lugar. Viajar é um dos hábitos mais desejados pelos brasileiros. Porém, não é sempre que dá para pagar toda a viagem à vista, assim tão de repente, não é? Você precisa fazer um plano e o plano é economizar dinheiro e cortar gastos excessivos.

Reprodução: Google

5 – Como juntar dinheiro para comprar um carro?

Ah, esse tópico é para quem já aprendeu que financiar um carro só vai fazer você perder dinheiro. Fiz um artigo falando especificamente disso. Nele, cito um exemplo real de financiamento veicular, na qual os compradores perderam 30 mil reais. Leia lá. Bem, então, como você percebeu a melhor forma de comprar um carro não é financiado e para isso, adivinhe só, você vai precisar poupar um pouco do seu salário.

6 – Emergência!

Você sempre vai precisar poupar dinheiro para casos emergenciais. Os imprevistos sempre acontecem e caso o seu orçamento esteja justíssimo, você vai ter que ter uma reserva financeira. Em caso contrário, já sabe né, vai ter que fazer um empréstimo, pagar juros e entrar em dívidas. E olhem só, os casos emergenciais podem ser muitos e variados, como o conserto de um eletrodoméstico, uma doença ou a demissão do emprego.

Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Bom, depois dessa bela introdução, na qual aprendemos porque é importante economizar dinheiro e porque não fazer isso na poupança, vamos aos fatos! Listamos 33 maneiras de como você pode poupar e juntar dinheiro mais rapidamente. Separamos os itens em setores para facilitar a sua organização na hora de por a mão na massa e economizar!

Doméstico

1 – Apague as luzes! Essa é clássica, mas muitas pessoas mantém o mau hábito de deixar as luzes acessas quando elas não estão sendo usadas.  O mesmo é válido para a água: economize água e, sucessivamente, dinheiro. Um banho não precisa demorar mais do que 20 minutos e quando for escovar os dentes, deixe a torneira fechada, por exemplo. Essas medidas são econômicas e sustentáveis.

2 – Troque as lâmpadas incandescentes por outras fluorescentes ou de LED. Apesar de ter um custo inicial mais alto, com o tempo, a economia vai ser gritante. Pesquisas indicam que a economia com as lâmpadas de LED podem ser de 80%, ou seja, não vai levar muito tempo para você recuperar seu pequeno “investimento”.

3 – Outras formas de obter energia. Pesquise sobre outras formas de obter energia, como a solar, por exemplo. O valor inicial de implantação é alto, mas a economia no futuro é compensadora. Reutilizar a água da chuva também é uma opção econômica, além de ser sustentável.

4 – Limpe o Ar-condicionado. Faça sempre a limpeza do filtro do seu ar-condicionado conforme as recomendações. Essa manutenção vai fazer com que o aparelho funcione corretamente e não utilize mais potência e energia do que o necessário. Além disso, sempre que for usar o ar-condicionado, verifique se as janelas e portas estão fechadas para que o ambiente fique mais climatizado e não use a potência máxima do aparelho.

A manutenção deve ser feita também em todos os outros eletrodomésticos que podem estar consumindo mais energia do que o normal. Aquela borracha da geladeira, por exemplo, quando está ressecada pode prejudicar o funcionamento dela.

5 – Passe e lave roupas menos vezes. Tanto o ferro de passar quanto a máquina de lavar são eletrodomésticos que utilizam muita energia, por isso, quanto menos você utiliza, menos você gasta com energia elétrica. Dependendo da quantidade de roupas que você vai precisar higienizar, é possível usar esses eletros uma vez por semana.

6 – Truques de Decoração. Há várias formas de economizar energia com os truques de decoração. Usar uma pintura mais clara, por exemplo, é uma delas. Porque as paredes claras refletem mais a luz e pode ajudar a iluminar mais o ambiente, de forma natural. Reaproveitar móveis usados também é uma forma de poupar dinheiro.

Alimentação

7 – Leve uma lista ao supermercado. Antes de sair para ir ao supermercado fazer as compras do dia ou da semana, faça uma lista dos produtos que estão em falta. Compre somente o necessário, ou seja, aquilo que está na lista.

8 – Utilize dinheiro vivo. Essa pode ser uma novidade, mas é o que os economistas tem dito. Em muitos lugares, inclusive no supermercado, é preferível levar o dinheiro vivo e contado para não gastar mais do que o é preciso. No mercado, por exemplo, é difícil calcular o valor exato, mas é possível fazer uma previsão. Diferente de quando você usa o cartão, que, na maioria das vezes, não há limites.

9 – Pesquise. Não tenha preguiça de pesquisar os produtos. É claro que você não vai precisar ir à diversos supermercados comprar os seus produtos. Mas, existem mercados especializados em carnes e outros em produtos de limpeza, por exemplo. Muitas vezes, os mesmos produtos, das mesmas marcas, têm valores diferentes em diversos lugares.

10 – Rodízios compensam? Tudo depende do tamanho da sua fome. É precisa analisar os lugares, os tipos de comidas e as promoções. As pessoas costumam pensar que os rodízios sempre compensam porque você come o tanto que quer. O detalhe é que nem sempre a sua fome é do tamanho do cardápio do restaurante. Vale a reflexão.

11 – Reduza os cafezinhos! São muitas as pessoas viciadas em café e não vamos dizer para você nunca mais tomar o seu cafezinho nas suas manhãs. Mas, pense bem, se todos os dias você gastar 2,5 reais na cafeteria da esquina, ao longo do mês, foram 75 reais e no ano, o valor vai para mais de 900 reais. Dica: tome em casa alguns dias e reduza esse gasto.

Carro

12 – Tenha um carro econômico! Esse tópico é para abrir a questão sobre a economia do carro. De início, você pode economizar tendo um carro mais barato, seja pelo preço de tabela dele, pelo ano, valor do IPVA, do seguro, consumo de combustível, tipo de combustível, etc. Com todos esses itens, é possível ter um carro mais em conta e que tenha menos gastos.

13 – Calibre os Pneus! O fato de você dirigir com os pneus “descalibrados” diminui a vida útil do pneu e, segundo mecânicos, aumenta o gasto do combustível em 3%.

14 – Faça a revisão regularmente. Pode parecer bobagem, mas a revisão feita de tempos em tempos faz com que você evite futuras dores de cabeça e evita também que você estoure o seu orçamento financeiro.  Por exemplo, a troca de óleo deve ser feita à cada 10 mil quilômetros na maioria dos automóveis, mas, caso não seja feita, o motor do carro pode fundir… Bem aí, você já sabe né… O valor é muito mais alto.

15 – Ar Condicionado Veicular. O uso do ar-condicionado veicular representa um aumento de 20% no consumo do combustível. Entretanto, especialistas confirmam que na estrada, aonde a velocidade é acima de 60 km/hora, o uso do ar-condicionado é mais econômico. Isso acontece porque os vidros fechados causam um efeito de resistência no veículo, deixando-o mais aerodinâmico. O ar-condicionado também precisa de manutenção, não esqueçam!

Serviços e Lazer

16 – TV a cabo, telefone e internet. Atualmente existem muitas operadoras de Televisão, Internet e Telefone. Algumas, inclusive, trabalham com pacote para esses 3 serviços. A variedade e concorrência faz com que você consiga bons preços na contratação.

Olhe bem, não estou dizendo para você “fazer um gato”, e sim buscar o mais em conta. Por sinal, se você tem o hábito de assistir apenas um ou dois canais, compensa verificar quais os valores individuais e não o pacote. Agora, se faz poucas ligações, compensa ver se tem como instalar um telefone pré-pago. E assim, por diante.

17 – Fiquem atentos aos cupons. Os cupons de descontos promovem valores mais baixos, na maioria das vezes. Fiquem atentos: alguns são só fachada! Existem, por exemplo, sites de vendas coletivas e a própria instituição financeira costuma promover descontos, como no ingresso do cinema ou do teatro.

18 – Clube, Teatro, Jogos de Futebol e Shows. Como citado acima, procure cupons para conseguir descontos em ingressos. Você deve pesquisar também na internet, alguns eventos diversificam os valores dependendo da plataforma de vendas. No caso de um clube recreativo, verifique se a melhor escolha é tornar-se sócio ou comprar um convite individual.

19 – Personalize suas Roupas e Sapatos. Costurar, remendar, recriar… Não é feio. Se sua calça está em bom estado, mas você já não suporta mais usá-la, reconfigure ela. Procure dicas de customização e crie uma nova peça. O mesmo acontece com os sapatos.

Educação

20 – Invista na informação online. Muitas pessoas ainda preferem ler com o livro na mão e ouvir música com o CD original. Porém, você não precisa ter uma coleção desses itens, precisa? Depois que ler e ouvir, faça trocas. Além do mais, os livros, jornais, revistas e músicas têm ganhado suas versões online, que são mais em conta.

21 – Escolas – Se você está em uma faculdade ou o seu filho na escola, você já sabe o quão importante é a educação. A nossa dica aqui é apenas para você certificar da qualidade dela. Vejam: às vezes, é mais vantajoso pagar um colégio que tenha incluso aulas de reforço e inglês do que pagá-las separadamente. Existem também escolas com períodos integrais, que disponibilizam aulas de esportes e cultura.

Saúde

22 – Opte por Academias ao ar livre. Assim como a educação, a saúde é um item que não deve ser cortado, segundo especialistas. Porém, ela pode ser melhor administrada. Se você mora em um condomínio que tem academia ou próximo à uma praça com Academia Ao Ar Livre, opte por elas. Mas, caso queria frequentar a academia, coloque no papel os gastos com deslocamento e as atividades das quais você necessita.

23 – Remédios Genéricos. A dor é algo inevitável e, muitas vezes, incontrolável. No entanto, hoje é possível comprar remédios genéricos, que, na maioria das vezes, tem o mesmo efeito e a mesma composição do original. Pense nisso!

24 – Convênio Médico. Análise bem como é o atendimento dos hospitais públicos da sua cidade. Caso seja necessário, faça um convênio médico, mas estude todas as opções. As variações, tanto de um convênio para outro quanto de consultas, são enormes.

Planejamento Financeiro e Psicológico

25 – Não busque consolo nas compras. Você não deveria ser aquele tipo de pessoa que se consola com as compras. A satisfação de sair do shopping com uma sacola nas mãos é comum na maioria dos brasileiros. Mas, como você já sabe, muitos brasileiros estão endividados. Então, não se console com compras.

26 – Evite abrir e-mails de ofertas. Muito comum nessa era da Internet é receber, todos os dias, e-mail com as principais ofertas. Algumas irresistíveis, não é? O resultado é que você vai comprar algo que não precisa, necessariamente. Então, corte o mal pela raiz: não faça o cadastro e pare receber essas notificações, mas se receber, não abra.

27 – Aprenda a dizer não. Essa aqui não é só para as crianças! Aliás, dizer não para uma criança é muito difícil, mas saibam que pode ser benéfico. Como não temos a cultura de aprender sobre finanças na escola, você vai precisar ensinar isso na prática para o seu filho. E também para você mesmo. Quando seus amigos vierem oferecer os produtos das lojas deles, tenha força para dizer não. Não compre apenas para agradá-lo, existem outras formas de fazer isso.

28 – Registre os gastos. Como já vimos em outros textos, o Planejamento Financeiro Pessoal é fundamental para uma vida financeira equilibrada. Ainda mais aqui, que temos como foco a economia do dinheiro. Por isso, registre todos os seus gastos, guardes os comprovantes, como ensinado com a técnica dos envelopes.

29 – Não deixe as parcelas atrasar. Já vimos que pagar juros nos deixa pobres. E quando pagamos faturas atrasadas, pagamos juros. Então, mantenha o controle financeiro e pague tudo em dia, antes da data de vencimento.

30 – Use Cartão de Crédito apenas para parcelamento sem juros. Já falamos muito sobre o Cartão de Crédito, mas nunca é demais lembrar: o melhor uso para ele é quando parcelamos a fatura, mas só se for sem juros. Porque pagar juros é caminhar para a pobreza.

31 – Elimine os vícios. Nesse tópico, não vamos falar dos seus hábitos – ou maus hábitos. Mas, o alerta é para a economia. Então, quando você corta os seus vícios, você poupa dinheiro, automaticamente. E olhe só, que os vícios podem ser muitos, como cigarros, bebidas, etc.

32 – Não caia nas pegadinhas do banco. É importante você conhecer mais sobre o mercado financeiro e esse é um dos motivos: não cair nas tentações bancárias. Os gerentes dessas instituições tem o mau hábito de dizer coisas que nem sempre são verdadeiras. Hoje, por exemplo, você já viu que a poupança não é, necessariamente, tão segura quanto dizem. E as capitalizações, o que acha delas? Então, antes de sair assinando qualquer papel, fiquem atentos. 

33 – Defina suas prioridades. E corte o excesso. Já falamos aqui que Educação e Saúde são consideradas prioridades, certo? Agora, já não podemos dizer o mesmo de roupas e tecnologias, por exemplo. Fique equilibrado financeiramente e mantenha apenas os gastos essenciais.

Resumindo…

No início do texto você viu que mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados, sendo que a principal causa disso é o pagamento de juros, na maioria das vezes, provenientes de empréstimos. Os empréstimos são feitos porque as pessoas gastam mais do que ganham e isso acontece, em muitos casos, pela compra compulsiva.

Você viu também que economizar dinheiro não é apenas se reservar para o futuro, mas ter uma vida tranquila e equilibrada no presente. Citamos também os diversos motivos pelos quais você deve poupar dinheiro. E, por fim, mostramos 33 maneiras simples e fáceis de como juntar dinheiro rápido.

Concluindo: se você tem dívidas e quer quitá-las; se você tem planos para casar, comprar uma casa ou viajar; se você quer ter uma vida financeira equilibrada ou se você quer estar preparado para qualquer crise que for enfrentar… Então… Você precisa saber como economizar dinheiro no seu dia a dia. E nesse texto você descobriu como fazer isso!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
24°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
4.12km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 10h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 -0,66%
Euro
R$ 5,47 -1,13%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,68%
Bitcoin
R$ 345,043,45 -2,30%
Ibovespa
126,315,53 pts 1.34%
Publicidade
Publicidade