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5 dicas de gestão para implantar no seu restaurante

5 dicas de gestão para implantar no seu restaurante

15/04/2020 às 14h03 Atualizada em 15/04/2020 às 17h03
Por: Vanessa Marques
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Designed by @maksymfesenko / freepik
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Colocar o funcionamento do seu restaurante em ordem requer alguns processos para padronizar e facilitar sua rotina.

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Então conheça as 5 dicas de gestão para implantar no seu restaurante e garantir o sucesso do seu negócio!

5. Metas

Com base nos seus meses anteriores, estabeleça uma meta desafiadora mas que também seja alcançável.

Dessa maneira, para que seus funcionários trabalhem motivados você pode estabelecer algumas premiações para a equipe.

Assim, podendo ser valores em dinheiro, vale presentes, promoções ou até dias de folga.

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Trabalhar com plano de carreira dentro do seu negócio também deixa o funcionário motivado.

4. Atendimento

Sempre forneça aos seus funcionários cursos e palestras para que cada um possa melhorar como profissional e pessoa.

Outra maneira de melhorar seu atendimento é fazendo feedbacks regularmente.

Embora muitas pessoas tenham medo de feedbacks, essas conversas podem se tornar algo positivo.

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Lembrete: apenas apontar os erros de seus funcionários dificilmente fará com que eles melhorem.

Por isso adote o costume de anotar em algum lugar seguro coisas positivas de cada funcionário entre um feedback e outro.

3. Controle de estoque

O controle de estoque é essencial para o sucesso de um restaurante. 

Comprar comida em excesso e não controlar os prazos de validade são desperdícios comuns que podem ser evitados com um controle de estoque bem feito.

Se você ainda não possui um sistema de gestão para restaurantes que faça o controle do seu negócio junto ao de estoque, você pode utilizar a planilha.

No entanto, é importante frisar que a exatidão de um sistema é muito maior do que a de uma planilha alimentada manualmente.

Isso porque todos os dias é necessário fazer a checagem no início do trabalho e ao final do dia conferir se as quantias vendidas batem com o que foi descontado.

Mas se no seu negócio ainda não existe a possibilidade de usar um software de gestão, não deixe de usar uma planilha para fazer esse trabalho.

2. Controle de vendas

O controle de vendas é indispensável para o controle financeiro do seu restaurante. Ele serve para que você consiga mensurar dia a dia quais e quando são suas maiores vendas.

Assim é possível ver quando suas vendas estão indo bem ou quando estão um pouco abaixo do esperado.

Além disso, o controle de vendas quando usado junto ao controle de estoque torna muito mais precisas suas informações.

Alguns sistemas unem essas funções e fazem o desconto automático do estoque a cada compra realizada, tornando a rotina muito mais simples, ágil e inteligente.

No entanto caso essa não seja sua realidade, é possível utilizar uma planilha para fazer esse controle de forma manual.

Mas para isso é preciso preencher os seguintes tópicos:

  • Data;
  • Hora;
  • Nome;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Produto;
  • Total;
  • Forma de pagamento;
  • Troco.

1. Fluxo de caixa 

Fazer o fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio, e para um restaurante não é diferente.

O fluxo de caixa documenta todas as entradas e saídas de dinheiro a fim de regular para que seus gastos não sejam maiores que seus ganhos.

Além disso, com o fluxo de caixa projetado é possível desenhar um caminho para alcançar um patamar dentro de determinado período.

Com o fluxo de caixa é possível observar possíveis gastos desnecessários. Outra dica importante é fazer um pézinho de meia para possíveis emergências.

Então sempre que possível faça as reformas e mudanças necessárias antes que algum problema aconteça e te peguem desprevenido. 

A pior coisa que pode acontecer é despender uma grande quantidade de dinheiro com manutenções emergenciais em um mês que rende menos.

Por isso não se esqueça de adicionar no fluxo de caixa o salário de seus funcionários, gastos com aluguel, água, energia, internet, fornecedores.

Essas foram as 5 dicas de gestão para implantar no seu restaurante. Até a próxima!

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Fonte: Saipos

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