6 filmes para entender o papel da contabilidade

É bastante comum os empreendedores sentirem dificuldades para controlar a contabilidade da sua PME. Isso acontece porque esse assunto não costuma ser sua especialidade, ou em alguns casos, por serem muito ocupados com todos os outros fazeres que exigem atenção.

Exatamente por casos assim que escolher corretamente um contador para auxiliá-lo é tão importante. Porém, não basta simplesmente largar todas as questões contábeis na mão de um especialista – você tem que se envolver. É aconselhável que o gestor busque conhecer sobre o assunto, a fim de utilizar as informações riquíssimas da contabilidade consultiva a seu favor. Para isso, alguns filmes podem ser muito úteis.

 

Filmes para quem trabalha com contabilidade

Muitas pessoas concordam que uma das maneiras mais gostosas de aprender é por meio de um bom filme. Esse tipo de recurso oferece as informações de forma dinâmica, leve e de fácil compreensão. Aqui você encontra algumas produções para ajudá-lo a entender sobre contabilidade e usar esse conhecimento na sua PME.

 

O Contador

Ano: 2016 – Direção: Gavin O’Connor – Gênero: Ação, Suspense, Drama

A película tem como personagem principal um contador que vive uma vida dupla prestando serviços para grandes e perigosas organizações criminosas. Em um de seus trabalhos, graças ao seu conhecimento, ele descobre uma fraude de dezenas de milhões de dólares e, por isso, acaba tendo sua vida e a de uma colega colocadas em risco.

Nesse filme é possível perceber a importância do papel do contador e como os dados de uma empresa revelam tudo sobre ela. Aqui fica claro que a contabilidade é essencial para mostrar o que acontece ou não com sua PME, principalmente quando se trata de gestão financeira.

 

Margin Call – O Dia Antes do Fim

Ano: 2011 – Direção: J.C. Chandor – Gênero: Drama, Suspense

O filme se passa 24 horas antes da crise de 2008 e mostra em detalhes qual foi o papel dos responsáveis por ela durante todo o ocorrido. Aqui você consegue entender profundamente sobre as funções do contador e do gestor na geração de dados financeiros.

 

Trabalho Interno

Ano: 2010 – Direção: Charles Ferguson – Gênero: Documentário

Este documentário é muito valioso para quem quer entender um pouco sobre economia, gestão e contabilidade. Assuntos muito importantes para os gestores que desejam otimizar a gestão da PME, essa produção auxilia na  melhor compreensão do papel da contabilidade nesse processo.

 

Um Sonho de Liberdade:

Ano: 1994 – Direção: Frank Darabont – Gênero: Drama

No filme, um contador que está cumprindo pena em um presídio conquista a confiança de algumas autoridades realizando serviços como a declaração de imposto de renda e controle de contas pessoais. Na produção fica claro o poder do conhecimento sobre contabilidade. A profissão é destacada na trama ao mostrar o poder de monitorar os números tanto de indivíduos quanto de empresas.

Aqui você verá um exemplo claro da importância de controlar os dados contábeis na gestão da sua PME. A trama revela que o personagem utilizou seu poder sobre as contas das autoridades para as quais prestava serviço para desviar dinheiro para si próprio, evidenciando a falta de administração por parte de seus clientes. Se eles tivessem controlado esses dados, nada disso teria acontecido. Ter conhecimento sobre os assuntos contábeis melhora a gestão do seu negócio e evita possíveis conflitos com o contador.

 

Fuga à meia noite

Ano: 1988 – Direção: Martin Brest – Gênero: Comédia

Aqui o foco é entender o poder do contador sobre uma empresa, já que na trama um simples profissional consegue enganar toda a máfia. Além de trabalhar a importância da consciência sobre fazer escolhas certas na carreira do profissional de contabilidade, o filme exemplifica como o conhecimento sobre o assunto é poderoso para fazer coisas grandiosas.

 

Os Intocáveis

Ano: 1987 – Direção: Brian De Palma – Gênero: Policial

Esse filme mostra um exemplo claro do poder da contabilidade consultiva. A trama retrata a história  de um agente federal e sua determinação para prender o gângster Al Capone. É por meio do trabalho de um contador e  acesso aos registros do criminoso que a polícia consegue obter sucesso.

 

Contabilidade na PME: por que é importante entender sobre o assunto?

 

papel do contador vai muito além do que apenas controlar os números da sua empresa. Ele tem acesso a informações valiosas sobre o seu negócio. Use-as as seu favor! Com a contabilidade consultiva, fica muito mais fácil cuidar da gestão na sua empresa.

 

O que é Contabilidade consultiva e por que ela é importante para a sua PME?
Contabilidade consultiva é o nome que se dá às informações contábeis que são utilizadas na gestão, auxiliando na tomada de decisões. Os empreendedores fazem desses dados suas principais ferramentas na hora de analisar e decidir sobre a evolução do negócio.

 

Devido ao poder que a contabilidade representa em qualquer negócio, é muito importante que os empreendedores conheçam sobre o assunto. Ter noção do impacto que os dados contábeis podem exercer tanto positiva quanto negativamente sobre as PME ajuda a lidar melhor com o contador e entender mais sobre o seu trabalho, como:

 

  • Saber utilizar as informações contábeis a seu favor;
  • Explorar mais os serviços que seu contador pode oferecer;
  • Escolher corretamente um contador parceiro;

 

Veja que o contador tem um poder tão grande sobre um empreendimento que ele pode levar os negócios ao sucesso ou a falência – e a dramaturgia retrata isso muito bem. Os filmes aqui citados podem ajudar você a compreender a real importância de conhecer mais sobre o assunto e usufruir dos benefícios da contabilidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.