Home Carreira 7 dicas da Cantora Anitta para empreendedores

7 dicas da Cantora Anitta para empreendedores

0
57
Anitta
Cantora Anitta - Divulgação

Você certamente já ouviu falar que a Larissa de Macedo Machado, famosa Anitta, não é apenas uma cantora de sucesso, mas também uma grande empreendedora.

Em poucos anos, a artista de apenas 26 anos saiu de uma vida sem luxos na zona norte do Rio de Janeiro para se tornar uma das pessoas mais influentes do País. A ascensão se deve, em boa parte, ao jeito que ela leva para os negócios.

Anitta ingressou na vida de empreendedora quando decidiu tocar a própria carreira, sem a figura de um empresário. Ao lado do irmão, ela abriu a Redemoinho Produtora, que foi essencial na alavancada na trajetória da artista. Futuramente, ela quer deixar os palcos para se dedicar somente ao negócio.

Para a cantora, o maior desafio de empreender no Brasil é conseguir lucrar seguindo todas as regras – um desafio financeiro e burocrático. Reunimos as principais dicas de Anitta para quem decidiu ter vida de dono. Confira!

1) Crie suas próprias portas

Quando morava em um bairro humilde do Rio de Janeiro, Anitta não tinha acesso aos holofotes da fama. Por isso, começou a empreender como podia. Ela escrevia suas músicas e divulgava pelo locais conhecidos – um jeito de já começar a conquistar o público.

“Nem sempre você vai encontrar todas as portas abertas e, muitas vezes, a melhor forma de conseguir o que se quer é criar as suas próprias portas, da sua maneira. Assim, você cria um case que outras pessoas vão querer seguir”, afirmou Anitta em entrevista à Forbes Brasil.

2) Aprenda com seus erros

Quando abriu a Redemoinho Produtora, Anitta não entendia a fundo sobre o tipo de negócio em que estava entrando, afinal, nunca havia trabalhado com isso antes. O caminho do sucesso foi conquistado a base de muita tentativa e erro. Sempre aprendendo no final.

“Se não fossem todos os erros, talvez não tivesse tido tanta visibilidade negativa que, depois, com muito trabalho, tornou-se positiva. Há muitos males que vêm para o bem se você souber trabalhar para transformá-los.”

3) Diga não aos padrões

Você pode, e deve, estudar a concorrência ao começar um negócio. Mas, para Anitta, seguir a fórmula de outras pessoas é um grave erro. Os consumidores sentem-se atraídos por propostas diferentes, que saiam do senso comum. Foi pensando nisso que ela decidiu não usar seu nome original como nome artístico, já que Anitta é menos comum que Larissa.

“Você deve observar alguns exemplos, mas não pode tomar aquilo como algo para ser feito. Dessa maneira você não cria o novo – que é o que vai provocar o seu crescimento e chamar mais atenção. Você fará apenas mais do mesmo.”

4) Conheça seu público

Inovar sem conhecer as pessoas com quem você está falando é uma tarefa, de fato, muito difícil. Para Anitta, o melhor caminho para a originalidade é entender melhor seu público, não apenas dentro das redes sociais, mas também no mundo real.

“O que será que surpreenderia essas pessoas? Do que elas precisam, mas ainda não sabem? O que ainda não foi pensado e pode gerar engajamento? É preciso tentar entender como a minha ideia faria a diferença, modificaria ou movimentaria o meio, de acordo com o meu mercado de atuação.”

5) Faça uma boa gestão de equipes

Por trás do sucesso de Anitta, existe uma equipe muito dedicada, mas às vezes conflituosa. Quando o número de funcionários começou a crescer, cresceram também as brigas de ego por mais reconhecimento e destaque. A solução de Anitta para resolver o problema foi usar a liderança para unir as pessoas e explicar que ninguém ali é mais que ninguém. Hoje, ela tem um CEO que cuida dessas e outras questões de gestão.

6) Avalie sucesso x retorno financeiro

No mundo dos negócios, o sucesso só faz sentido quando vem acompanhado de um retorno financeiro compatível. Não adianta ter muita visibilidade nas redes sociais e muitas pessoas comentando sobre sua marca, se isso não estiver se convertendo em vendas e aumento de faturamento. Nesses casos, é preciso rever a gestão do negócio e as estratégias.

“Minha música ‘Show das Poderosas’ estava bombando, mas eu estava infeliz. O dinheiro não era compatível com o sucesso e também era mal investido.”

7) Saiba onde quer chegar

Anitta diz que poderia ter um retorno financeiro 3 vezes maior se optasse por oferecer menos qualidade ao público e produções mais simples do que as que tem em seu show. Mas esse não é o propósito do trabalho dela. Daí a importância de você saber onde você quer chegar e não se desviar no meio do caminho.

“Eu não trabalho por dinheiro, ele deve ser uma consequência. Eu poderia ter três vezes o que eu tenho hoje, mas sempre me preocupei em fazer bem-feito”, explica Anitta.

Fonte – Parceiro: https://www.azulis.com.br/artigo/dicas-da-anitta-para-empreendedores

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.