Não há como se falar em sucesso empresarial sem se falar em rigorosa gestão financeira. Empresas prósperas, geradoras de receitas, com produtos e serviços admiráveis, acabam por fechar suas portas em decorrência da má gestão financeira.

Pensando nisso a Fisconnect reuniu nesse artigo 9 recomendações simples, práticas e imediatamente aplicáveis para ajudar micro e pequeno empresários a melhorarem sua gestão financeira. Passemos a elas:

Evite o desencaixe financeiro

Essa é uma das principais recomendações contidas nesse artigo. O desencaixe financeiro ocorre quando há um descompasso entre os ingressos de recursos financeiros e suas saídas, resultando num período em que as disponibilidades financeiras se tornam insuficientes para quitar os compromissos que vencem nesse intervalo. 

Quando isso ocorre, normalmente a empresa acaba pagando caro, pois passa a atrasar impostos, a desonrar pagamentos de fornecedores estratégicos ou a consumir crédito no cheque especial a quase 400% de juros ao ano. 

Renegociar vencimentos com fornecedores (postergando-os) e com clientes (antecipando-os) costuma ajudar bastante a reduzir esse problema.

Invista em marketing

“Se eu tivesse um único dólar investiria em propaganda”. Essa citação é de autoria de nada mais nada menos que Henry Ford, possivelmente o maior protagonista no que se refere à indústria automobilística mundial de todos os tempos. 

Parece errado falar em “gastar” dinheiro com marketing num artigo que pretende dar dicas sobre o saneamento de finanças empresariais. Contudo, os dispêndios em marketing são investimentos com objetivo de se conquistar mais cliente e, consequentemente, incrementar as receitas.

Portanto, em todos os momentos da empresa deve-se investir em marketing, quanto mais quando se está precisando de mais vendas.

Atenção aos recursos humanos empregados

A contratação de funcionários costuma ser um dos gastos que mais consomem recursos financeiros nas empresas, por isso deve ser controlada bem de perto. 

É importante, nesse aspecto, entender com precisão o número de horas trabalhadas por seus funcionários para a produção e venda de seus produtos ou para a sua prestação de seus serviços, de maneira a dimensionar seu quadro de funcionários operacionais para o mínimo necessário. 

Já para outras funções, como as administrativas, o ideal é terceirizar sua execução com empresas especializadas, como por exemplo o seu departamento financeiro (existem empresas especializadas em BPO Financeiro, tal como a Fisconnect).

Provisione de verdade

A boa técnica contábil exige que sejam provisionados mensalmente valores em função do 13º salário e das férias dos funcionários, além do próprio imposto de renda. 

Provisões são reservas de valores para fazer face a gastos futuros considerados praticamente certos. 

Contudo, esse tipo de provisão não ocorre efetivamente na gestão financeiras das empresas, mas apenas em suas demonstrações contábeis. 

O ideal é que a empresa constitua reservas financeiras para não serem surpreendidas quando desses e quando de outros gastos eventuais cuja ocorrência costuma ser danosa, tal como dispensa de funcionários sem justa causa. 

Recomenda-se, assim, que a empresa faça uma boa estimativa de seus gastos futuros e promova uma equivalente reserva numa aplicação financeira bem escolhida.


Invista em tecnologia

Observe os movimentos globais. Empresas como UBER e Airbnb lançaram produtos disruptivos e mudaram o curso do planeta. Hoje, aos analisarmos seus serviços, eles nos parecem extremamente simples: intermediação de negócios por meio de aplicativos mobile. 

Aproveitemos, contudo, outra característica marcante desses dois produtos, qual seja, o aporte massivo de tecnologia para viabilizar a escalada de negócios que eram executados preponderantemente por meio da ação humana. 

A tecnologia tem sido utilizada pelas empresas (por seus concorrentes, inclusive) para redução de custo com pessoal e para ganho de produtividade, mediante substituição de pessoas por processamentos automáticos em etapas repetitivas ou customizáveis. 

Conceitos como RPA (robotic process automation) tem se disseminado rapidamente nos dias atuais e estão ao alcance de todos. É o tipo de investimento que se faz em um dado momento para gerar economia na execução dos processos por muitos anos.

Controle seu contas a pagar e seu contas a receber

Lamentavelmente a realidade da maioria das micro e pequenas empresas brasileiras é a de completa inexistência de controles financeiros. 

De fato, com facilidade encontramos empresas que sequer possuem planilhas eletrônicas para controlar seus gastos e seus ingressos. Essa é uma receita para o fracasso! 

O mercado oferece hoje uma variedade enorme de softwares de gestão financeira de baixo custo. Granatum, NIBO, Conta Azul, OMIE, Zero Paper, dentre dezenas de outras opções, são exemplos de ferramentas que o micro e pequeno empresário pode adotar imediatamente para controlar suas finanças, sem que tenha grande desgaste para sua implantação.

Outra solução muito inteligente é a terceirização de seu departamento financeiro com empresa especializada em BPO Financeiro, como a Fisconnect, delegando a um time de especialistas o controle das finanças de sua empresa. 

Faça contas a cada mínimo investimento

“Dinheiro não aceita desaforo”, já dizia o consagrado provérbio popular. A decisão de investir o dinheiro de sua empresa sempre deve estar atrelada à expectativa de incremento de receitas ou a geração de novas receitas que o investimento será capaz de gerar. 

Seus investimentos devem ter sempre a finalidade de tornar sua empresa mais rentável e de a fazer crescer, do contrário não devem ser realizados. Ademais, cada investimento deve vir acompanhado de um projeto de realização, com métricas a serem perseguidas (atreladas ao retorno do investimento) e um cronograma de execução.

Controle os custos variáveis

Há algo que todo empresário deve conhecer de cor e salteado: a diferença entre despesas, custos fixos e custos variáveis. 

Custos são sempre gastos ligados diretamente à fabricação de produtos, à venda de mercadorias ou à prestação de serviços. Eles são fixos quando permanecem no mesmo patamar independentemente da quantidade de produtos, mercadorias ou serviços provenientes (o aluguel de um galpão, por exemplo). Por outro lado, serão variáveis quando sua oscilação de valor estiver diretamente ligada à quantidade de produtos, mercadorias ou serviços provenientes (a quantidade de madeira para uma marcenaria, por exemplo).

Por sua vez, despesas estão mais ligadas aos gastos administrativos, como o material de copa (café, água etc.), por exemplo.

Tendo conhecido tudo isso agora, resta saber que é a forma com que se administra os custos variáveis que determina quais margens teremos para arcar com todas as demais despesas da empresa, do que depende o próprio lucro que se deseja obter.

Dessa feita, é prática recomendável que se monitore de perto os gastos com os custos variáveis da empresa.
Nunca ignore os impostos em sua precificação

O governo é um sócio implacável que exigirá que sua empresa pague a ele uma bela fatia dos negócios que você, com muita competência e trabalho, gerar. Se essa fração não estiver contida em seu preço, você pagará ao governo mesmo assim, dilapidando seu próprio patrimônio.

Uma empresa precisa ser lucrativa e pagar seus impostos. Para que isso ocorra é absolutamente necessário que no ato da precificação de produtos, mercadorias e serviços os impostos incidentes sejam adequadamente considerados.

Dessa feita, é importante se valer de uma consultoria especializada em impostos para efetuar de maneira precisa sua precificação. Até lá, aproveite nossa calculadora de impostos on-line.

Sobre a Fisconnect

A Fisconnect é uma empresa que tem como um de seus objetivos auxiliar as empresas a prosperar por meio da execução de suas rotinas financeiras. Para cumprir seu compromisso, emprega sofisticada plataforma tecnológica de automação financeira e congrega em seu quadro de colaboradores especialistas em finanças. Por meio do BPO Financeiro da Fisconnect sua empresa terá dados mais precisos e tempestivos para tomadas de decisão e mais tempo para se dedicar ao seu core business e para gerar mais negócios. Clique aqui e usufrua de todos os benefícios de ter uma empresa especialista cuidando das finanças de sua empresa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.