19°C 30°C
Uberlândia, MG

A atuação de executivos de finanças em meio à crise

A atuação de executivos de finanças em meio à crise

02/06/2020 às 16h30 Atualizada em 02/06/2020 às 19h30
Por: Laís Oliveira
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Instituto de Finanças do Paraná fala sobre a importância da visão de negócios e atuação estratégica na gestão dos executivos de finanças

Os últimos meses trouxeram grandes dificuldades para a economia brasileira e, principalmente, para as empresas que precisaram se adaptar à crise e contornar obstáculos como a diminuição das vendas, a queda no faturamento, a redução no quadro de funcionários, dentre outros.

Continua após a publicidade

Nunca antes os executivos e as organizações precisaram tanto de referências e troca de conhecimento para navegarem em um cenário tão complexo e desconhecido, como o que se tem vivido atualmente.

Por outro lado, é possível ver empresas encontrando oportunidades nesse momento de turbulência, principalmente aquelas que estavam preparadas para navegar no digital e continuar entregando valor a seus clientes.

A tão falada "nova economia" e a "transformação digital" se tornou a base para o "novo normal" e todos precisaram aprender a percorrer nessa nova realidade.

Diante disso, a busca por fontes confiáveis de informação e relacionamento para troca de conhecimento e experiências, passou a ser fundamental.

Continua após a publicidade

 Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) vem desenvolvendo projetos e realizando encontros virtuais para amparar os profissionais de finanças e ajudá-los no desenvolvimento de novos skills, novas estratégias e soluções para enfrentarem essa crise, que talvez seja uma das maiores já vividas nos últimos anos.

Visando melhorar ainda mais seu posicionamento e acelerar a entrega de valor aos associados e comunidade, o Conselho Diretor do IBEF convidou a ex-diretora corporativa do Grupo Paranaense de Comunicação, Milena Seabra a compor seu quadro e assumir a pasta de vice-presidente de comunicação integrada, que tem como missão potencializar e compartilhar com os profissionais de finanças associados, o valor entregue pelo instituto, através de seus eventos, conteúdos relevantes, conexão e Networking.

"Foi uma grande surpresa receber o convite do Conselho Diretor para a vice-presidência de comunicação.

O IBEF-PR é um instituto muito bem conceituado, que reúne profissionais de um altíssimo nível e me senti honrada com isso.

Continua após a publicidade

Acredito que o grande desafio será tornar a entidade ainda mais atuante no desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná, principalmente diante de um momento como o que estamos vivendo", afirma Milena.

O novo profissional de finanças

O IBEF-PR atualmente conta com a participação dos principais executivos e profissionais de finanças do mercado e por meio de palestras, seminários e troca de experiências, prepara e apoia os associados.

Acreditando na importância dos profissionais de finanças adotarem uma visão mais amplificada do negócio, o Instituto tem recebido executivos das mais diversas áreas para integrar seus comitês e também associar-se à entidade.

Segundo o presidente do IBEF-PR, Claudio Enrique Lubascher, o atual momento de crise vem mostrando para as organizações e, principalmente aos executivos de finanças, a importância de conhecerem mais profundamente o negócio, não somente os processos de back-office, mas também por meio de uma visão estratégica.

"O CFO precisa ir mais adiante e ajudar a organização a encontrar novos caminhos, seja inovando ou identificando oportunidades.

Foi por isso que trouxemos a Milena, uma profissional de visão corporativa que tem muito a agregar ao instituto, e é nesse sentido que também estamos caminhando com os comitês, tratando de assuntos como desenvolvimento profissional, inovação, tributação, riscos e compliância, além do financeiro", completa.

No ano passado, Milena Seabra recebeu o Prêmio Equilibrista do IBEF-PR, considerado o "Oscar" do mundo das finanças.

Durante quinze anos trabalhando para o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Milena se destacou pelo seu desempenho na transformação do backoffice e reinvenção do modelo de negócio da Gazeta do Povo.

Segundo ela, a contribuição que deseja dar ao IBEF-PR neste ano, como vice-presidente de comunicação, é mostrar como os profissionais podem desenvolver uma visão holística e de unidade, dentro de uma organização.

"O CFO e o profissional de finanças precisa assumir um papel cada vez mais estratégico nas organizações, mas para isso é necessário que ele olhe a empresa como um sistema vivo e cada vez mais interconectado.

Não há espaço para divisões e departamentos quando precisamos ter velocidade. Estamos diante de uma grande transformação que terá um forte impacto comportamental e naturalmente organizacional.

Nunca foi tão importante ter uma visão holística, entender com profundidade o modelo de negócio, ter um mindset digital e ainda ser um grande líder, para atrair e reter os melhores talentos".

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
30°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 30°

30° Sensação
3.09km/h Vento
42% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,12 -0,85%
Euro
R$ 5,48 -1,11%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,79%
Bitcoin
R$ 346,453,86 -1,72%
Ibovespa
126,526,27 pts 1.51%
Publicidade
Publicidade