Pandemia: A importância do profissional contábil na crise

0

O atual cenário de pandemia da Covid-19 representa um desafio expressivo para os empreendimentos de toda a cadeia econômica.

Isso porque, diversas empresas precisaram se adequar às novas políticas públicas, sobretudo, de jornadas de trabalho, medidas de higiene e segurança, para assegurar o funcionamento neste momento.

Neste sentido, os escritórios de contabilidade têm um papel primordial na assessoria dos clientes. 

Visando contornar essa situação, tendo em vista as recomendações de distanciamento social, encontrou-se no trabalho remoto ou, home office como também é conhecido, a alternativa essencial para a manutenção dos serviços, ainda que com as particularidades que estão sendo adaptadas.

E considerando o ponto de partida que possibilita essas novas modalidades, a internet tem sido o tema principal das orientações dadas pelos contadores à clientela. 

No atual cenário é importante reforçar o uso de todas as ferramentas possíveis, uma vez que podem oferecer diversas possibilidades como o compartilhamento de uma série de documentos e informações no geral, através de e-mail, sistemas de processamento e, até mesmo, por redes sociais como o WhatsApp.

Cabe destacar a necessidade de respeitar as medidas de segurança da informação, tarefa que, inclusive, deve ser reforçada pelos escritórios contábeis, no intuito de manter a programação de entrega das declarações. 

Portanto, observa-se que, aquelas empresas do setor contábil que ainda não se integraram ao mundo virtual, devem começar a tomar as devidas providências para não regredirem às inúmeras possibilidades do momento.

Por isso, sugere-se a criação de páginas em redes sociais, grupos de comunicação através do WhatsApp, Telegram, ou outra plataforma que possibilite a participação dos mais diversos colaboradores, com o objetivo de facilitar o processo de traçar estratégias em comum acordo entre consultou [contador] e cliente. 

Mesmo diante deste novo universo de possibilidades para agilizar e simplificar os processos de trabalho e relacionamento, um ponto primordial não deve ser deixado de lado.

Se trata dos prazos de entrega das devidas declarações fiscais, contábeis e demais documentos que, diante do cenário de pandemia da Covid-19 passou por algumas modificações.

Portanto, a ciência sobre os períodos para parcelamentos, bem como, as instruções necessárias para esclarecer todas as dúvidas e guiar o empreendedor a seguir o melhor caminho perante as alternativas promovidas pelo poder público é essencial. 

Observe algumas opções de alterações implementadas neste período:

  • Estados e municípios já anunciaram adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto às Secretarias da Fazenda;
  • A Receita Federal adotou uma série de alterações no atendimento aos contribuintes devido à pandemia do novo coronavírus. A principal delas foi suspender o funcionamento de várias agências físicas e ampliar a orientação via internet;
  • A Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), foi autorizada pelo Ministério da Economia a adotar providências que visam suspender as cobranças de tributos e facilitar a renegociação das dívidas dos contribuintes;
  • Os dois órgãos também prorrogaram a validade de certidões negativas de débito já emitidas.

Além dessas, o escritório contábil também deve reunir uma cartela de medidas prováveis a serem adotadas, no intuito de assegurar o cumprimento das melhores condutas que possam viabilizar a sustentabilidade dos empreendimentos enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.

Contudo, eficácia e agilidade são palavras chaves neste momento. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Laura Alvarenga