Ao pensarmos no potencial que um ambiente de trabalho tem de interferir na produtividade de um colaborador, devemos lembrar que a empresa é o lugar onde ele passa a maior parte dos seus dias. Essa informação torna mais fácil perceber o impacto que um ambiente desorganizado e mal estruturado pode ter no bem-estar dos colaboradores.

 

Fatores como a estrutura da empresa, a relação entre os colegas de trabalho, entre outros, podem contribuir ou prejudicar o rendimento de sua equipe, e cabe ao líder identificar a qualidade de cada um desses indicadores para definir se é preciso empregar recursos para obter melhorias. Para garantir que seu escritório contábil tenha uma equipe motivada é preciso investir em qualidade de vida para que todos sintam-se bem e, consequentemente, mais produtivos.

 

Você consegue avaliar se a sua contabilidade proporciona um ambiente agradável, estimulando com que todos os colaboradores sintam-se bem nele? Neste post vamos falar sobre 4 itens que você deve conferir em sua empresa para compreender se existe a necessidade de investir em melhorias a fim de elevar a produtividade no escritório contábil.

 

1. Ergonomia

A saúde é um dos fatores mais importantes para o bem-estar de uma pessoa. Por isso, garantir o bem-estar de sua equipe por meio da ergonomia no ambiente de trabalho é primordial. Cadeiras desconfortáveis e a má disposição dos itens nas mesas resultam na falta de ergonomia. No início, isso pode ocasionar a insatisfação da equipe, e em longo prazo é capaz de afetar a sua qualidade de vida. Uma estação de trabalho desconfortável pode provocar dores no corpo, interferindo diretamente no humor do colaborador e no seu rendimento.

 

Como melhorar a ergonomia na empresa:

Preocupe-se com o conforto de sua equipe. Investir em equipamentos que valorizam a ergonomia pode ter um alto custo, mas como resultado desse investimento você terá o aumento da produtividade dos colaboradores.

 

Lembre-se, ainda, que um problema de saúde causado pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho pode fazer com que o funcionário precise se ausentar ou, em casos mais graves, tenha a necessidade de se afastar com licença médica. Equipe desfalcada resulta em perda de produtividade no escritório contábil.

 

2. Iluminação

Mais uma vez, a saúde aparece nesta lista. O ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar possui iluminação adequada. Executar atividades laborais em um ambiente mal iluminado força os olhos e dificulta a concentração, causando desconforto e cansaço.

 

Como melhorar a iluminação na empresa:

Sempre que possível, aproveite a luz natural, que é mais confortável para os olhos. Se o seu escritório tiver lâmpadas queimadas ou áreas úteis com pouca luz, invista em novas lâmpadas ou em novos focos de iluminação. Isso trará muito mais conforto para todos, mais uma vez contribuindo para o rendimento dos colaboradores.

 

3. Relações interpessoais

O escritório de contabilidade é um lugar que depende da interação entre os colaboradores para realizar fechamentos, estimular novas ideias, alcançar metas e conquistar resultados cada vez mais positivos. Logo, uma equipe que se relaciona bem estimula a produtividade de todos. Se um colaborador estiver desmotivado, ele pode interferir negativamente no rendimento de todo o escritório.

 

Como melhorar as relações interpessoais na empresa:

Incentive o respeito e o diálogo. Ao notar que existe alguma incompatibilidade, investigue a causa e mostre-se acessível para que sua equipe tenha conversas honestas com você. Quando o líder preocupa-se com o bem-estar de seus colaboradores, todos as seu redor notam isso e sentem-se mais confortáveis para conversar sobre as situações que possam estar interferindo em seu rendimento.

 

4. Organização

Manter um ambiente de trabalho organizado e limpo é indispensável para assegurar a satisfação da equipe. Imagine trabalhar em um local onde os colaboradores precisam perder tempo procurando itens básicos que deveriam estar sempre à mão para realizarem suas atividades com agilidade. Ou, ainda, imagine o desgaste de ter que passar tanto tempo procurando documentos importantes que estão fora do lugar. Essa rotina pode tornar-se uma loucura, atribuindo atrasos na realização das tarefas e, até mesmo, provocando mau-humor na equipe.

 

Como melhorar a organização na empresa:

Estimule em seus colaboradores a importância de manter objetos e arquivos sempre guardados nos lugares corretos; adote a política de “usou, guardou!” Isso confere muito mais agilidade e facilita a rotina de todos.

 

Investir nesses 4 fatores mostra que você é um líder que trabalha pela valorização da equipe. E uma equipe que se sente valorizada e confortável no ambiente de trabalho torna-se mais comprometida e produtiva, alcança melhores resultados e empenha-se, inclusive, para garantir o crescimento do escritório contábil.

 

Quando você mostra atenção com o bem-estar de seus colaboradores, eles sentem-se motivados a cumprir suas tarefas e metas com mais dedicação, tornam-se mais proativos e satisfeitos em fazer parte de seu escritório contábil.

 

Outra boa notícia: além do aumento da produtividade, a valorização da equipe ainda reduz a rotatividade de funcionários, tornando sua empresa reconhecida no mercado pela qualidade no ambiente organizacional.

 

Falando em melhorar a rendimento, saiba como economizar tempo e dinheiro em seu escritório, aumentando ainda mais a produtividade da empresa com a ajuda de uma ferramenta de integração contábil.

 

Conteúdo originalmente via Ottimizza 

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.