Quando estão dirigindo, muitas pessoas apenas respeitam as leis de trânsito por medo de tomarem uma multa e terem que pagar um bom dinheiro. A preocupação deveria ser bem maior, afinal, descumprir as regras pode fazer perder sua CNH e provocar acidentes com resultados graves.

Para não ter esse tipo de problema, o ideal é dirigir com atenção, mas, se não deseja ter esse direito suspenso, veja quais são as multas que podem fazer você perder sua CNH.

Resultado de imagem para multa

Ingerir bebida alcoólica

Dirigir e beber é uma combinação que todos sabem que não funciona, pois a pessoa fica com suas capacidades debilitadas e tem maiores chances de provocar um acidente.

O Código de trânsito Brasileiro entende que essa é uma infração gravíssima e que, além de gerar multa, deve suspender o direito de dirigir por 12 meses.

Dirigir acima do limite de velocidade

As vias possuem um limite de velocidade para a segurança dos motoristas e ultrapassar um pouco ele faz com que seja gerada apenas uma multa e pontos na carteira.

Se a pessoa estiver 50% ou mais acima do limite permitido a situação se agrava e ela perde sua CNH.

Forçar a ultrapassagem

Quando a via está com o trânsito muito lento causado por um veículo, os demais motoristas querem ultrapassá-lo para agilizar o trajeto. Não existe nenhum problema nisso se o local permitir esse tipo de manobra e ela não for forçada.

Se a ultrapassagem for forçada, mesmo em um trecho onde for permitida e houver fiscalização, entende-se que foi cometido um crime de trânsito e que a CNH deve ser suspensa.

Disputar corrida

As ruas não são locais de disputa de corrida, mas nem todos os motoristas entendem isso e colocam as pessoas próximas em perigo.

Os famosos rachas podem fazer com que a pessoa fique com a careira suspensa por um período e não possam mais dirigir.

Não socorrer uma vítima de trânsito

Se causar um acidente é preciso parar para prestar socorro à vítima e tentar preservar o local para facilitar o trabalho da polícia.

A omissão de socorro quando o motorista está em condições de fazer isso causará a suspensão da habilitação. 

Atingir a pontuação máxima faz perder sua CNH

Mesmo que não tenho cometido infrações graves ou que façam com que se perca a CNH imediatamente, é possível ter o direito de dirigir suspenso cometendo pequenas infrações.

Cada uma delas faz com que some pontos na carteira de habilitação e se em um período de 12 meses a soma chegar a 21 pontos, é possível perder sua CNH.

Cometer infrações de trânsito não acarreta problemas apenas em relação a multas e direito de dirigir. Quem possui um carro fica impedido de fazer um seguro auto pelo fato da documentação estar irregular.

É preciso ficar atento ao que pode fazer perder sua CNH, pois as situações costumam resultar em acidentes e envolver riscos que poderiam ser evitados e preservar vidas. 

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.