Antecipação do 13º do INSS pode ser divulgada essa semana

0

Desde o inicio do ano o governo divulgou a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como medida de enfrentamento da pandemia e da crise econômica.

No entanto as primeiras datas de pagamento previam a liberação entre os meses de fevereiro e março, o que de fato não aconteceu. O atraso para a liberação da medida diz respeito ao Orçamento e 2021 que estava para ser votado desde dezembro do ano passado e só foi votado agora, na última quinta-feira (25).

Logo, somente agora o governo tem condições de antecipar os pagamentos dos aposentados e pensionistas. A expectativa agora é de que o calendário de pagamentos do benefício seja divulgado esta semana.

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock
Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Caso o governo não venha a editar um novo calendário de pagamentos da antecipação do 13º salário, o cronograma deve seguir junto com a folha de pagamentos do mês de abril que terá inicio no dia 26 de abril para quem recebe um salário mínimo e no dia 3 de maio para quem recebe benefício superior ao salário mínimo.

Com a antecipação do 13º salário, o governo espera injetar R$ 50 bilhões na economia em mais uma tentativa de amenizar a crise gerada pela pandemia. Além disso, mais de 30 milhões de segurados serão beneficiados com a medida.

Vale lembrar que a antecipação acontece em duas parcelas, sendo a primeira com 50% do valor total do benefício e a segunda parcela com os outros 50% mais o desconto de Imposto de Renda, caso o tenha.