Aposentadoria: Aumente 25% no valor do seu benefício

0

A aposentadoria nem sempre consegue ser o suficiente para um idoso, principalmente pelos gastos com remédios, e manter a sua saúde em dia.

Muitas vezes se faz necessário realizar uma revisão da aposentadoria, verificando se é possível aumentar o valor que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga mensalmente. Talvez, também aumentar a correção anual que ela tem. Ou ter um adicional de 25%.

Designed by Rawpixel.com / shutterstock
Designed by Rawpixel.com / shutterstock

No entanto, o adicional de 25% só é garantido para quem está aposentado por invalidez. Sendo necessário comprovar que necessitam de uma terceira pessoa para conseguir realizar suas atividades básicas.

Para ter direito ao adicional o aposentado terá que passar por uma perícia médica em uma das agências do INSS.

Sendo necessário agendar uma perícia através do site, aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135.

No dia da avaliação é necessário, além dos documentos pessoais, laudos médicos que comprovem que a pessoa precisa de uma terceira pessoa para ajudá-la.

Outras aposentadorias terão direito aos 25%?

Existe uma discussão na Justiça sobre o adicional de 25% para outras aposentadorias como por idade ou por tempo de contribuição. No entanto, nunca foi decidido nada em relação a quem não está aposentado por invalidez conseguir o adicional de 25%.

Por enquanto, o INSS só permite o adicional de 25%, quando o aposentado conseguir comprovar sua dependência por ajuda de outra pessoa, ter um acréscimo no valor de seu benefício.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil