As principais funções da controladoria nos negócios

Entenda a diferença entre a Controladoria Contábil e Controladoria Administrativa

0

É fundamental que as empresas tenham um departamento de controladoria, que não se compete apenas às áreas contábeis e financeiras, mas à administração em geral do negócio.

A ideia é oferecer ferramentas e práticas de mercado que ajudem na gestão, monitorando cada setor e cada operação.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, ajudando as empresas, inclusive, nas finanças e controladoria corporativa, hoje trago um artigo com importantes esclarecimentos sobre a controladoria nos negócios, funções e importância.

Muitas empresas não possuem uma área específica de controladoria ou um profissional para cuidar apenas deste setor.

Segundo um estudo realizado pelo SEBRAE, foi mostrado que uma das principais causas de fechamento de portas entre os negócios é a falta de planejamento.

Muitas empresas não costumam planejar o lucro pretendido, a geração de caixa pretendida ou o volume necessário de vendas para atingir resultados positivos, do ponto de vista financeiro e contábil.

E parece algo óbvio a ser dito, mas os problemas no geral, sempre podem ser evitados ou drasticamente reduzidos, se a controladoria nos negócios fosse encarada como uma das principais prioridades.

Funções da Controladoria nos Negócios

A controladoria é parte da área de Ciências Contábeis e atua diretamente no controle orçamentário de uma empresa.

Além das áreas contábil e econômica, ajuda na administração da empresa de um modo geral, na organização e controle da gestão econômica e administrativa.

O objetivo da controladoria nos negócios é alcançar metas e melhorar os resultados e, para isso, se utiliza de conhecimentos científicos das áreas contábil e administrativa, com o auxílio de todos os profissionais gestores de diferentes setores, por meio da área de coleta de dados e informações a fim da execução do planejamento orçamentário.

Dentre as funções da controladoria nos negócios, estão:

  • Apoio no planejamento estratégico;
  • Auxílio do planejamento operacional;
  • Controle organizacional;
  • Controle contábil e de custos.

Diferença entre a Controladoria Contábil e Controladoria Administrativa

Esse costuma ser um questionamento recorrente, muitas empresas compreendem a controladoria contábil como administrativa e vice-versa.

A controladoria contábil tanto quanto a administrativa assume um papel importante na tomada de decisão, porque tem o intuito de levar ao controle financeiro da empresa e de suas áreas.

A controladoria contábil também tem como objetivo a organização do orçamento conforme o que foi planejado por cada área da empresa, que deve estar de acordo com o objetivo central do negócio.

A controladoria administrativa é semelhante à contábil, mas pode ser compreendida como uma área mais complexa e plural no que se relaciona à organização e suas áreas.

Tem como intuito preservar o perfeito funcionamento do negócio e administrar todas as áreas, tendo como base o orçamento empresarial e os objetivos da organização.

Ter ou não ter um profissional específico para a Controladoria?

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

O Controlador ou Controller é o responsável por essa área nos negócios.

No geral, principalmente entre pequenas e médias empresas, o gestor é o responsável pela controladoria e é sua função gerir o orçamento empresarial.

Dentre as funções do controlador, estão:

  • Extrair e consolidar informações de outras áreas da empresa;
  • Execução do Planejamento Orçamentário;
  • Controle administrativo geral da empresa;
  • Emitir relatórios de desempenho para tomadas de decisões administrativas contábeis;
  • Fazer a análise do que foi planejado e realizado, conforme os objetivos do negócio;
  • Realizar simulações de cenários.

Geralmente, o que vivencio em meu trabalho em consultoria e mentoria empresarial é o gestor tendo que realizar essas funções, ou seja, tendo que assumir toda a responsabilidade sobre o controle orçamentário, planejamento, análise de dados (informação) para tomadas de decisão.

O ideal seria que houvesse nas empresas um especialista apenas para esse trabalho, que já demanda tempo e dedicação.

A ideia é que esse profissional atue junto à diretoria e demais áreas, auxiliando com informações importantes que ajudem nas decisões estratégicas e no planejamento orçamentário.

A controladoria nos negócios assume um papel fundamental, principalmente envolvendo previsões, que em muitos casos, revertem casos de fechamento de negócios.

Essa área em uma empresa envolve a participação de um profissional com comportamento visionário, que consiga prever e corrigir falhas, antes mesmo que aconteçam.

Negócios que enfrentam problemas de controladoria precisam corrigi-los o quanto antes e, para isso, ter a ajuda de um especialista é imprescindível.

Qual o grau de importância que você dá à área de Controladoria? É preciso valorizar esse setor na empresa, é por meio dele, que o negócio se mantém e se destaca no mercado e sobrevive em meio às recorrentes crises.

E quanto às crises, só não sabemos quando e quanto durará, mas que virá a próxima, essa é uma certeza!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Carlos Moreira – Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing). É empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial.