Assinatura com certificado digital para emissão de Decore sofre alteração

Uma mudança de plugin alterou o procedimento de assinatura com certificado digital para emissão de Decore. Se atualize sobre essa alteração!

Com o avanço da tecnologia muitas mudanças foram feitas no mundo, o envio de informações mudou, e não só isso, hoje é possível assinar documentos digitalmente, por meio de um certificado digital, como funciona no processo de emissão de Decore.

Um certificado digital pode ajudar muito, tornando possível validar um documento digitalmente, o que facilitou diversos processos e diminuiu a demora para realizar procedimentos que antes só poderiam ser feitos presencialmente.

Hoje nós vamos falar sobre o procedimento de assinatura com certificado digital para emissão de Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) que foi alterado por conta da mudança de um Plugin. 

Entenda melhor sobre essa mudança nos próximos tópicos!

Alteração na assinatura com certificado digital para emissão de decore

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) comunicou que a assinatura com certificado digital para emissão de Decore foi alterada com a mudança de plugin que ocorreu esse mês, a alteração entrou em vigor na última quarta-feira (03/11).

Após a mudança, a assinatura para emissão do Decore deverá ser feita pelo plugin Web PKI – Lacuna, que deve ser instalado no computador do interessado em realizar a assinatura para emissão de Decore.

Requisitos para instalação

A ferramenta de assinatura vai continuar possibilitando a utilização de certificado digital dos tipos e-CPF A1 e A3.

Porém, não são todos os sistemas que poderão suportar a ferramenta de assinatura digital, sistemas obsoletos não serão aceitos. A recomendação é que sejam utilizados os sistemas mais atualizados possíveis, só serão suportados os seguintes sistemas: 

  • Linux (distribuições baseadas em Debian, RedHat e Slackware); 
  • Mac OS X 10.12+;
  • Windows 7 SP2 ou superior.

Vale destacar que no caso do Windows, não existe suporte oficial para as versões Windows XP e Vista, uma vez que estes sistemas já estão descontinuados pela Microsoft.

Destacamos novamente que para funcionamento pleno, o sistema deve estar em sua versão mais atualizada. 

O Manual

Se você ficou perdido e não sabe o que fazer, existe uma cartilha disponibilizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que vai te ajudar, a cartilha vai te explicar passo a passo sobre como instalar o programa executável do novo plugin (WEB PKI Lacuna).

Para ter acesso a cartilha e conseguir instalar o novo Plugin para você conseguir realizar a emissão de Decore clique aqui.

Concluindo

Os contadores que precisarem realizar a assinatura com certificado digital para a emissão de Decore deverão instalar o novo programa, o computador dos mesmos deve seguir os requisitos que nós citamos e mais alguns detalhes que são especificados na cartilha disponibilizada pelo CFC.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.