A internet tem se tornado cada vez mais uma fonte de pesquisa para consumidores em geral. Veja como aumentar as vendas em tempos de crise com o Marketing Digital!

O comportamento dos consumidores mudou com a popularização da internet, que se tornou uma fonte habitual de pesquisas para a maioria das pessoas que pretende realizar uma compra.

Neste cenário, o Marketing Digital se tornou uma ferramenta muito eficiente para melhorar as vendas de produtos e serviços.

Além disso, em tempos de crise sabemos que é fundamental se posicionar à frente da concorrência.

Continue a leitura, e saiba o que é Marketing Digital e como ele pode aumentar as suas vendas, ao conquistar novos clientes e fidelizar os antigos!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital compreende um conjunto de estratégias que têm por objetivo promover produtos, serviços ou marcas através das mídias digitais.

Atualmente, ele é uma das formas mais utilizadas pelas empresas para se comunicar com o seu público consumidor de modo segmentado e personalizado.

Entre as vantagens do Marketing Digital, podemos citar: 

  • Baixo investimento: diferente da publicidade tradicional, feita em diferentes mídias para um público não-segmentado, o Marketing Digital dialoga de forma direta com potenciais clientes e ainda possui um custo menor;
  • Mensuração de resultados: o Marketing Digital permite a mensuração dos resultados obtidos com as ações e estratégias aplicadas em tempo real, inclusive a realização de ajustes durante o processo, quando necessário. A possibilidade de metrificar os resultados ainda permite que seja feito o cálculo do ROI (retorno sobre investimento).

Como o Marketing Digital pode aumentar as vendas?

O Marketing Digital inclui uma série de estratégias que podem fazer você aumentar as suas vendas e ganhar dinheiro mesmo em tempos de crise.

Prossiga com a leitura e confira 5 delas!

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Marketing Digital.

Por isso, é importante que os sites tenham um blog para publicação de informações relevantes que atraiam a atenção de seus potenciais clientes.

Além da qualidade dos textos e relevância dos assuntos abordados, os textos também precisam estar otimizados para os motores de busca.

Estratégias de Marketing Digital

Search Engine Optimization (SEO)

O Search Engine Optimization (SEO) inclui várias técnicas que têm por objetivo alcançar as primeiras posições nos resultados orgânicos de buscadores, como o Google.

Sabe-se que ¾ dos usuários não vão além da primeira página do Google e, sendo assim, é muito importante ter um bom ranqueamento nos motores de busca, pois isso amplia as chances da sua empresa ou marca ser encontrada pelos seus potenciais consumidores.

E-mail marketing

Pesquisas apontam que mais de 90% dos consumidores brasileiros online usam o e-mail para se comunicar, o que faz com que esta plataforma tenha as melhores taxas de conversão para lojas virtuais.

O e-mail também funciona como um canal de nutrição de leads (potenciais clientes) e contribui para a construção de um relacionamento entre eles e a sua empresa ou marca.

Mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima estratégia para divulgação de conteúdo e contribuem muito para aproximar uma empresa ou marca do seu público-alvo.

Como essas plataformas permitem a análise de métricas, também é possível saber quais são os conteúdos mais acessados e compartilhados, assim como quais são as redes sociais que mais atraem visitantes para as suas publicações. 

Mídia paga

A mídia paga é uma estratégia através da qual produtos ou serviços de determinada marca ou empresa são expostos mediante investimentos financeiros (diferente do que ocorre com os conteúdos orgânicos, que não têm custos). 

Mas, apesar de envolver gastos, esse tipo de divulgação ainda é muito mais barata do que a realizada com estratégias de marketing tradicional, com campanhas em mídias como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors e outros meios. 

Atualmente, com a popularização da internet e o surgimento da metodologia do Marketing Digital, todos – desde pequenas até grandes empresas – podem investir para divulgar seus produtos, serviços ou marcas, atingindo um público segmentado e personalizado.

Com isso, aumentam muito as chances de fechamento de novos negócios com potenciais clientes, assim como de fidelização da sua clientela atual.

Além das estratégias citadas acima, existem ainda vários recursos de Marketing Digital que podem contribuir para que você aumente suas vendas, mesmo em períodos de crise como a que o Brasil enfrenta hoje.