Benefícios em maio. Veja as datas de pagamento do INSS, Auxilio Brasil e FGTS

Este mês de maio, conta com a incisão de pelo menos três calendários de pagamentos de benefícios. Saiba mais. 

Com a chegada do mês de maio, milhares de brasileiros já aguardam os pagamentos de seus respectivos benefícios. Basicamente, os cidadãos podem aguardar os repasses de proventos assistenciais, previdenciários e trabalhistas. 

No âmbito social, a partir do próximo dia 18 de maio começam os repasses do Auxílio Brasil. Estabelecido em outubro de 2021, o benefício tomou o lugar do extinto Bolsa Família, como principal programa de transferência de renda do país. 

Para dizer o essencial, são amparados pelo auxílio, famílias em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no Cadúnico. Os repasses do programa são mensais e no valor mínimo de R$ 400. 

Em relação aos segurados amparados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os pagamentos deste mês de maio são em um valor mais “gordo”. Isto porque, junto ao salário benefício pago pela previdência (aposentadorias, pensões, auxílios, BPC e outros) vem sendo concedido a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas. 

O 13º salário é concedido em duas parcelas, lembrando que o pagamento da primeira parcela já foi efetuado, de modo que o calendário foi encerrado no último dia 6 de maio. Em relação ao repasse da 2ª rodada, os pagamentos começam no próximo dia 25. 

Por fim, chegando na esfera trabalhista, o saque do FGTS extraordinário segue sendo liberado em maio. Neste mês, será vez dos cidadãos nascidos entre março e setembro. 

A referida liberação do FGTS é semelhante ao saque emergencial autorizado em 2020. Este ano, a retirada é limitada ao valor de R$ 1 mil, e é permitida em contas ativas e inativas atreladas ao fundo. 

Exposto tais detalhes, confira abaixo, todos os cronogramas de pagamento dos benefícios descritos no artigo. Acompanhe os calendários e veja quando você será contemplado este mês. 

Calendário de pagamentos do Auxílio Brasil 

O cronograma do Auxílio Brasil toma como base o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Confira: 

Final do NIS Data de pagamento
118 de maio
219 de maio
320 de maio
423 de maio
524 de maio
625 de maio
726 de maio
827 de maio
930 de maio
031 de maio

Calendário de benefícios do INSS e 2ª parcela do 13º

Os pagamentos do INSS são realizados conforme o final do número de inscrição do benefício (mesma numeração do NIS). Veja: 

Para segurados que ganham um salário-mínimo

Final do número de inscrição do BenefícioRecebe dia
125 de maio
226 de maio
327 de maio
430 de maio
531 de maio
61 de junho
72 de junho
83 de junho
96 de junho
07 de junho

Para segurados que ganham acima de um salário

Final do número de inscrição do BenefícioRecebe dia
1 e 61 de junho
2 e 72 de junho
3 e 83 de junho
4 e 96 de junho
5 e 07 de junho

Calendário do FGTS extraordinário

O saque extraordinário do FGTS é liberado conforme o mês de nascimento do cidadão. Confira abaixo o cronograma completo: 

Mês de nascimentoRecebe dia
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Importante! Caso o seu mês de nascimento não conste no calendário acima, isto quer dizer que o saque já foi liberado para você. O resgate é permitido até o dia 15 de dezembro para todos os grupos

Comentários estão fechados.