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Bom comportamento no trabalho: 10 dicas e atitudes que você deve seguir

Bom comportamento no trabalho: 10 dicas e atitudes que você deve seguir

17/08/2019 às 07h50 Atualizada em 17/08/2019 às 10h50
Por: Vanessa Marques
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Imagem por @LightField Studios / shutterstock
Imagem por @LightField Studios / shutterstock
O ambiente de trabalho é possivelmente o local onde se passa mais tempo de sua vida. Nele, convivemos com os colegas por mais tempo do que até com nossa família. Uma forma fundamental de tornar este convívio mais harmônico e agradável é respeitar algumas regras de etiqueta, algumas explícitas, outras implícitas. Quer saber como anda seu comportamento no trabalho e como melhorá-lo? Então confira a seguir 10 dicas de bom comportamento no trabalho. Bom comportamento no trabalho Todo mundo tem aquele colega de trabalho que poderia melhorar em algum aspecto de comportamento no ambiente organizacional. Respeitar a etiqueta no trabalho é necessário para permitir que cada um execute suas tarefas e até para a manutenção de seu emprego. Mesmo para profissionais altamente competentes na execução de suas atribuições, alguns deslizes de comportamento podem ser fatais e culminar em demissão. Confira e siga estas 10 dicas de como manter o bom comportamento no trabalho e garanta uma boa imagem profissional.
  • Evite fofoca
Falar mal de colegas no ambiente de trabalho é algo reprovável. Mesmo que alguém esteja se comportando de forma inadequada ou até antiética, prefira canais de comunicação da empresa, como ouvidoria, para passar seu feedback; mas resista à tentação de falar dos colegas pelos corredores ou no intervalo para o cafezinho.
  • Mantenha o respeito 
O respeito é a base de qualquer relação, inclusive no trabalho. Independente da postura do colega, mantenha o respeito sempre. Isso se aplica também em relação a falar em altura adequada e cuidar dos espaços compartilhados. Lembre-se que há outras pessoas trabalhando no mesmo ambiente que você.
  • Cumprimente os colegas e seja polido
Ser cortês é importante para manter a etiqueta no trabalho. Mesmo que seu dia tenha começado de forma péssima ou que você tenha problemas pessoais atrapalhando seu humor, lembre-se de cumprimentar as pessoas de forma educada e com um semblante amigável.
  • Pontualidade é obrigação
É absolutamente desrespeitoso ter o hábito de chegar atrasado ao trabalho. Mesmo que você compense seu atraso saindo mais tarde, todos seus colegas têm a mesma obrigação de chegar no horário. Assim, você deve também fazer sua parte.
  • Cumpra com suas obrigações e prazos
É claro que, sendo contratado para executar determinadas tarefas, você deva cumpri-las. Mas, com o passar do tempo, há quem se acomode e se habitue a entregar sua parte incompleta ou com atrasos. Não permita que isso aconteça.
  • Ofereça ajuda
Se você já fez sua parte e está ocioso, ofereça ajuda aos colegas. Ou até mesmo se um colega está com dificuldades em executar uma tarefa com a qual você pode contribuir, seja prestativo.
  • Evite celular e redes sociais
O celular para uso pessoal deve ser evitado durante o trabalho, especialmente para passar o tempo em redes sociais. Este hábito é indelicado, proibido em algumas empresas e atrapalha o aproveitamento do seu tempo.
  • Conheça e siga as normas da empresa
Toda empresa tem as normas a serem seguidas. Se você ainda não as conhece, informe-se e tome cuidado para respeitá-las. Um assunto polêmico em relação a isso diz respeito aos relacionamentos amorosos. Caso você se envolva com alguém do trabalho e esta conduta seja proibida, a relação pode implicar até em demissão.
  • Mantenha postura profissional
Atente-se à sua postura: sente-se de forma adequada e procure se portar de forma profissional.
  • Regra de ouro: tenha bom senso
A regra de ouro, também relacionada a todas as anteriores, é ter bom senso. Mesmo que a empresa tenha um clima mais informal e descontraído, lembre-se que o propósito de todos que estão lá é trabalhar. Evite se estender demais no intervalo do café, atente-se às suas roupas, use linguagem respeitosa, evitando palavrões. Evite também falar demais sobre sua vida pessoal. Para desabafar, é mais adequado deixar para o happy hour. Preserve sua imagem profissional Colocar estas dicas básicas em prática é uma maneira de preservar sua imagem profissional. Com tal postura somada às competências profissionais, você irá longe! Se estas dicas foram úteis ou se você tem algum colega que precisa conhecê-las, compartilhe este artigo! Para mais conteúdos como este, continue em nossa página e nos acompanhe para novidades.
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