Ser empreendedor no Brasil é padecer no paraíso. Com efeito, o empresário olha para um lado e vê um mercado em ebulição, com centenas de milhares de oportunidades de negócios, e do outro um governo que ainda não se acertou, um mar de impostos e uma burocracia tormentosa.

Independentemente dessa dualidade, o fato é que o Brasil é um celeiro de empreendedores, sendo que pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) destaca que o país é promissor no empreendedorismo, de maneira que nossos pequenos negócios respondem por mais de 50% dos empregos formais dos brasileiros.

Países como Estados Unidos, Reino Unido e Japão não ultrapassam os 20% de “empresas per capta”, ou seja, o percentual de pessoas que possuem ou estão abrindo suas próprias empresas. No Brasil esse percentual ultrapassa os 30%, segundo o GEM.

Contudo, se por um lado o empreendedorismo está em nosso DNA, por outro ainda não sabemos fazer gestão financeira, o que tem sido um dos principais fatores a responder pelo alto índice de mortalidade dos negócios no Brasil.

De fato, segundo pesquisas do SEBRAE (Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios), mais de 60% das razões que levam as empresas a fecharem as portas estão relacionados à falta de gestão financeira.

Nessa linha, é razoável admitir que na quase totalidade de pequenas empresas ocorre uma das três coisas a seguir: ou a pequena empresa não tem uma gestão financeira, sendo o empreendedorismo para ela uma espécie de “voo às cegas”; ou é o próprio empresário quem faz sua gestão financeira, abdicando do tempo que deveria investir na geração de novos negócios ou em seu descanso; ou se vale da contratação de funcionários para esse fim, o que lhe gera custos altos e todas as responsabilidades e esforços decorrentes da gestão de recursos humanos.

Quase que invariavelmente o resultado disso é uma só: o encerramento do negócio.

Felizmente, o BPO Financeiro passa ser uma solução bastante prática e econômica para esse tipo de necessidade, a exemplo do que já ocorre com bastante naturalidade na Europa e nos Estados Unidos.

O BPO Financeiro é um tipo de serviço que vem ganhando força aqui no Brasil, e que tem a capacidade de conferir ao empresário uma gestão financeira capaz de lhe assegurar a visibilidade de suas finanças, a qualidade em seus controles financeiros, uma menor inadimplência, o acesso a capital de giro, dentre outras prerrogativas tendentes a garantir sua continuidade.

As vantagens são tantas, que não vemos razões que o serviço de BPO Financeiro não seja contratado. Vejamos:

Menores custos

A contratação dos serviços de BPO Financeiro implica na redução de custos em diversas frentes no negócio: no menor dispêndio com a contratação de recursos humanos e de todos os gastos de infraestrutura envolvidos (mobília, equipamentos, softwares, espaço físico etc.); com a identificação de oportunidades de economia, como as tarifas bancárias, por exemplo; com métodos mais eficientes de cobrança dos clientes, reduzindo o gasto de tempo nesse processo; dentre outros fatores.

Menores riscos na gestão de RH

Como o BPO Financeiro elimina ou diminui a necessidade de alocação de recursos humanos no setor financeiro, todas as preocupações relacionadas à gestão dos contratos de trabalho são igualmente eliminadas ou diminuídas, tais como a necessidade de substituição ou reposição desse perfil de alta especialização ou os respectivos riscos trabalhistas envolvidos.

Mais tempo

Como dissemos linhas atrás, na maior parte dos pequenos negócios ou é o próprio empresário quem faz a gestão financeira de sua empresa (no tempo que sobra e do jeito que dá) ou seus funcionários contratados a muito custo financeiro. Com o serviço de BPO Financeiro implantado, esse tempo retorna para a empresa e pode ser investido onde o empresário quiser, inclusive e principalmente para se dedicar à geração de novos negócios e aumentar, consequentemente, sua lucratividade.

Mais profissionalismo

Quando se contrata uma empresa de BPO Financeiro, o que se está contratando é um departamento financeiro especializado, ou seja, uma empresa que reúne profissionais capacitados e focados na gestão financeira de seus clientes, resultando numa maior qualidade na lida com as finanças de sua empresa. Maior especialização igual a redução de erros e maior qualidade.

Maior controle

Uma das maiores dificuldades das pequenas empresas é o emprego e manutenção de bons controles, inclusive de controles financeiros. Se valendo de um serviço de BPO Financeiro, contudo, o empresário gozará também de absoluto controle dos vencimentos de seus compromissos financeiros e de seus recebimentos de vendas efetuadas e serviços prestados, sem falar na organização de toda sua documentação financeira.

Correções das informações

Numa gestão financeira feita por meio de empresa especializada em BPO os seus registros financeiros são efetuados por profissionais especializados, de forma que a ocorrência de erros cai vertiginosamente. Além da especialização dos profissionais nesse modelo o emprego de tecnologias e automação tende também a evitar que equívocos aconteçam, impedindo pagamentos em duplicidade, erro na apuração de valores a pagar, faturamento em valor a menor, cobrança de cliente errado etc.

Menor inadimplência

Por vezes a mera redução da inadimplência é capaz de sanar os desencaixes financeiros das empresas, atribuindo a elas suficiência de caixa para honrar seus compromissos. Com o BPO Financeiro implantado, a inadimplência tende a ser menor, pois é próprio desse processo o emprego de técnicas desestimuladoras da inadimplência e o efetivo acompanhamento dos recebíveis para que sejam realizados e se convertam, assim, em caixa.

Governança

Pequenas empresas normalmente não se preocupam com governança corporativa e política de tesouraria, o que abre as portas para desfalques e fraudes, além de atrair riscos decorrentes da falta de controles rigorosos. Já na hipótese de contar com serviços de BNPO Financeiro, todos os pagamentos e recebimentos são avaliados e registrados por pessoa independente, além de exigir níveis diferentes de aprovação de pagamento.

Previsibilidade

A insuficiência de caixa é mortal. Não é incomum ocorrer de empresas altamente lucrativas perecerem por falta de caixa. Uma boa gestão do fluxo de caixa é, portanto, algo absolutamente vital, coisa que os serviços de BPO Financeiro invariavelmente oferecem, desde os prestadores de serviços mais básicos até os mais sofisticados. A boa gestão do fluxo de caixa confere ao empresário a previsibilidade de suas disponibilidades, permitindo que ele tenha plana consciência de quando deve captar recursos no mercado e, com tempo disponível, o faça pelo menor custo financeiro possível.

Facilidade na obtenção do capital de giro

Outro serviço muito oferecido pelas empresas de BPO Financeiro é o acompanhamento de seus indicadores. Com indicadores saudáveis, as pequenas empresas conseguem obter com maior facilidade e menores custos recursos financeiros no mercado para fazer face aos seus investimentos ou mesmo como capital de giro. Ter facilidade e velocidade na captação de recursos é sem dúvida um fator de sucesso para as pequenas empresas, sendo que há até empresas que oferecem facilidades para tais captações de forma automática dentro de seus próprios sistemas de gestão financeira.

Diante de tantas facilidades e benefícios, como dissemos linhas atrás, inexistem argumentos para que se deixe de implementar uma solução de BPO Financeiro nas pequenas empresas.

Sabendo agora de tudo isso, o que você deve fazer é uma pesquisa acerca das empresas que oferecem esses serviços. No geral, o BPO Financeiro é oferecido por empresas de contabilidade, como por exemplo a Fisconnect.

Também há algumas empresas especializadas em BPO Financeiro, como a FISCONNECT, que emprega sofisticada plataforma tecnológica desenvolvida exclusivamente para conferir aos seus clientes muita dinâmica, correção e velocidade no processamento de seus registros financeiros e na atualização dos seus relatórios de gestão financeira. Peça uma proposta: CLIQUE AQUI.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: Fisconnect Assessoria Contábil 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.