A Azulis, plataforma que oferece soluções para MEIs e pequenas e médias empresas, traçou o perfil dos brasileiros que solicitam empréstimo com a finalidade de empreender ou investir no próprio negócio.

O resultado se deu por meio de um estudo realizado em parceria com a Quero Empréstimo, plataforma que oferece empréstimos de mais de dez fintechs, digitalmente, por meio de uma experiencia de segmentação que ocorre via quiz. Com uma amostra de 400.000 pedidos, a pesquisa aponta para o fato de que, na média, uma pessoa solicita empréstimos mais de uma vez, o que indica uma busca mais intensa por crédito.

Os números mostram que a maior incidência de solicitações ocorre entre pessoas de 31 e 40 anos (31%), seguida pelos mais jovens, entre 18 e 25 anos (23,7%). Entre os que menos solicitam crédito estão as pessoas de 61 a 70 anos (1,5%) e, por fim, de 71 e 100 anos (0,3%).

Quanto à forma de pagamento, o estudo mostrou que a média de parcelamento de empréstimo é de 19 vezes. Já o valor médio solicitado é de R$8.000. Regionalmente, os números mais expressivos encontram-se nos estados de São Paulo (33,3%), Rio de Janeiro (9,7%) e Minas Gerais (8,6%), dados coerentes com a distribuição populacional brasileira. Bahia, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul contam com taxas de pedido de crédito que variam entre 5,9 e 4%, como mostra a tabela abaixo:

A pesquisa traz, ainda, que mais de 20% dos pedidos de empréstimos foram feitos por empreendedores que pretendem destinar o dinheiro para fazer investimentos em seus negócios, ou então começar um novo.

Daniel Miranda, gerente-geral da Azulis, afirma que o alto percentual de pedidos de crédito para alavancar o negócio está alinhado com três fatores: ansiedade do empreendedor brasileiro em obter recursos para sustentar o próprio negócio, falta de controle e conhecimento, o que leva a necessidade de capital extra para arcar com compromissos e um reflexo da nossa atual situação com muitos novos negócios surgindo e precisando de dinheiro, especialmente na fase inicial da operação.

Novidade no mercado

Pensando justamente em atender este perfil de solicitante de crédito, a Azulis está trabalhando para lançar uma plataforma que ajudará o empreendedor a encontrar a melhor opção de empréstimo para o seu negócio. Através da ferramenta, o usuário poderá encontrar empréstimos nas principais fintechs e bancos do mercado, que serão apresentadas em uma listagem. Nela, é possível selecionar o tipo de empréstimo (pessoal ou com garantia), valor do empréstimo, declarar a ocupação do cliente (assalariado, autônomo ou desempregado), informar se o cliente é ou não negativado e a renda mínima necessária para ser aceito. Com esses dados, a Azulis apresentará para o empreendedor as opções que mais se enquadram nas características buscadas, o que aumenta consideravelmente as chances de ser aprovado. A plataforma de Empréstimos da Azulis vai ao ar em novembro desse ano.

A plataforma Azulis oferece soluções digitais para pequenos microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, Pequenas e Médias Empresas — incluindo serviços para gestão financeira e de cobrança, emissão de boletos, ferramentas gratuitas como lembrete DAS, e o primeiro marketplace de maquininhas de cartão do Brasil, incluindo informações sobre todas as maquininhas do mercado com preços e taxas atualizados, além de promoções exclusivas. Outras ferramentas e soluções já estão em desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.