Carreira: Ciências Contábeis, Várias oportunidades. Um curso só


Imagine um campo, ao longe o horizonte, quase inalcançável. É assim que os contadores percebem as possibilidades de atuação de Ciências Contábeis. Quase infinitas. Dentro de cada setor de uma empresa pode haver função para uma especificação da profissão, como explica o contador e especialista em Gestão de Tributária, Gestão de Empresas e docente em Ensino Superior, Pedro Vilmar Bech Júnior.

Ele ressalta que a graduação proporciona uma gama de oportunidades e possibilidade de emprego em vários setores. “A própria formação garante uma visão ampla de vários segmentos, possibilitando muitas funções”, afirma.

Algumas das opções podem ser no setor trabalhista, tributário, de auditoria, perícias, acadêmico ou Recursos Humanos, por exemplo. “Além disso, não tem trabalho só em um escritório. Pode empregar-se no setor público, privado, autônomo. Tem ainda as assessorias, que são muito procuradas”, destaca Bech Júnior.

Anúncios

Comparações
Quando se fala em números, logo se pensa em Administração e Ciências Econômicas também, porém o contador ressalta que as diferenças são grandes. “São ensinos muito específicos. Mas a contabilidade, além de abranger as outras áreas também trabalha pontos específicos dos setores de maneira mais estratégica para as empresas”, esclarece.
Entre as atribuições de um contador estão os registros patrimoniais de empresas, análises e orientações financeiras, atuação no RH e gerenciamento de uma empresa, manter os demonstrativos salariais atualizados e atender as necessidades de interessados em informações. “Sejam eles fiscais, societários, funcionários, etc”, completa Bech Júnior.


Perfil
As características clássicas e primordiais da profissão são: organização, afinidade com legislação e com interpretação e, claro, gostar de números. No entanto, hoje é preciso um pouco mais que isso e ser uma pessoa arrojada entrou na lista. “É uma união de características. Tem que ser dinâmico, flexível e adaptável às constantes mudanças”, reitera.
Ele destaca também que há uma ressalta. “É muita responsabilidade muito grande. O contador é responsável junto com o empresário. Não é um ponto negativo, mas também não é uma brincadeira. Tem que estar atento”, frisa.

Atualizado
Um dos pontos fundamentais da profissão é manter-se atualizado das mudanças na Lei Tributária e outras. “É um volume de informação grande para administrar. É necessário se manter atualizado, caso contrário sai do mercado. As leis mudam de uma hora para outra ultimamente”, enfatiza.

Remuneração
O contador salienta que a remuneração é um dos atrativos da profissão, hoje o salário inicial está entre R$ 2 e R$ 3 mil. “Quem fez não se arrepende. Se a intenção é garantir retorno financeiro em curto prazo, Ciências Contábeis é a profissão mais promissora”, analisa.

CRC
Depois de concluir a graduação, outro passo importante tem de ser feito pelo então bacharel. Para se tornar um contador ativo é preciso realizar o exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). “Este exame visa a qualidade profissional, assim como o exame da OAB para os advogados. Estamos mais seguros por isso. Garantindo bom atendimento e ética profissional”, acrescenta.

Matéria: https://www.jcorreiodopovo.com.br/

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Comments are closed.