Carreira: descubra quais são as profissões que vão dominar o mercado no futuro

A demanda por novos profissionais ocorre conforme a sociedade se transforma, antigamente era comum as empresas buscarem profissionais que sabiam datilografar, atualmente a demanda é outra, mas daqui a uns anos tudo poderá mudar.

As profissões do futuro caminham conforme as necessidades da sociedade, presentemente já não é preciso saber datilografar para garantir um bom emprego, contudo, existem habilidades e comportamentos essenciais para as novas oportunidades.  

Saber utilizar os recursos e mecanismos tecnológicos adotados por certo segmento é um dos passos para se inserir no mercado de trabalho. Continue a leitura e descubra quais são as profissões que deverão estar em alta no futuro. 

Tecnologia da informação e marketing

Às duas áreas prometem estar em alta nos próximos anos, na área de tecnologia da informação ou simplesmente TI, temos um mercado crescente dado que muitas empresas estão adotando sistemas de bancos de dados e softwares para otimizar o trabalho. 

Atualmente, é comum vermos várias ofertas de vagas para profissionais especializados nesta área, a expectativa é que essas ofertas aumentem com o tempo. 

O segmento do marketing já sofreu diversas modificações e inovações. Isso se dá graças ao aumento do acesso à internet, atualmente o marketing centrado nas mídias tradicionais como televisão e revistas tem cedido espaço para o marketing digital, voltado para plataformas online como marketplaces e redes sociais. 

Os profissionais especializados nesse setor conseguem criar estratégias para apresentar produtos, gerar interesse e também vender as mercadorias. 

Saúde e educação 

Por mais que sejam profissões bastante tradicionais, os segmentos da saúde e da educação sempre fizeram parte da sociedade humana. O que deve acontecer na área da educação é a integração com o meio digital. 

Os professores deverão aprender práticas pedagógicas que se misturem com o âmbito digital, com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil muitos profissionais se viram diante do desafio de educar remotamente. 

Assim como a educação, a área da saúde é parte da realidade humana. Com a pandemia foi possível compreender a necessidade de profissionais aptos para a realização do trabalho de conservação da vida humana. 

É necessária a presença de profissionais para atuar na linha de frente, assim como pesquisadores para ajudar a enfrentar situações extremas como a vívida com a pandemia. 

Engenharia, meio ambiente e sustentabilidade

Os profissionais da engenharia que queiram mais oportunidades de trabalho devem buscar especialização em mecanismos como “realidade aumentada” e big data. Atualmente o mercado carece de colaboradores que dominem as ferramentas já existentes. 

Setores voltados para a área de preservação e sustentabilidade também estão cotadas como prováveis profissões do futuro, dado que precisamos aprender a conviver com a natureza de forma menos destrutiva. Devido a fatores como este se especializar em gerenciamento de resíduos e reciclagem pode ser uma ótima alternativa para encontrar empregos no futuro. 

Considerações finais 

Além das profissões mencionadas, é necessário conhecer as tendências do mercado como a crescente demanda por profissionais multitarefas. Saber agir sob pressão também é essencial para se integrar e se tornar um profissional de alto desempenho. 

Segundo o gerente-executivo da empresa Michael Page, Genis Fidelis, “acredito que as competências comportamentais são as características que as organizações vão pedir muito daqui em diante, tais como lidar com pressão, conciliar diferentes tipos de problemas ou ter uma visão diferente do negócio. Pensar “fora da caixa” será cada vez mais importante”.  

Comentários estão fechados.