Muitas pessoas que acabaram ou estão prestes a se formar em um curso de engenharia se deparam com a seguinte dúvida: o que fazer agora?

Quais passos são precisos tomar após a conclusão da graduação para dar os pontapés iniciais em uma carreira de sucesso, ter acesso às oportunidades certas e conseguir trabalhar com o que se estudou tanto por tantos anos?

Realmente, muitas dúvidas podem surgir. O que é comum para profissionais recém-formados em diversos cursos. Para ajudar nessa empreitada, compilamos uma série de dicas e informações logo abaixo. Confira!

Tenha um portfólio

Além de um currículo bem escrito e estruturado é essencial contar também com um portfólio com seus melhores trabalhos. 

Em muitas profissões, mesmo antes de formar é possível reunir trabalhos que você tenha feito ou nos quais tenha participado. Muitas pessoas já realizam ótimas atividades como freelancers ou estagiários, por exemplo, ou de maneira autônoma. 

O próprio trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, pode servir como uma forma de mostrar suas habilidades. 

Nos dias de hoje, os portfólios precisam ser online e há alguma boas plataformas em que seu trabalho pode ser compilado e exibido. 

Outra opção é criar um site, que também irá te ajudar a dar mais visibilidade para seu trabalho e fazer com que clientes e empresas cheguem até você ao procurar pelo seu nicho ou serviço no Google. Um site é um excelente cartão de visitas online

Trabalhe o networking

Trabalhar o seu networking significa investir em criar e manter uma rede de conexões na sua área e em áreas relacionadas. Essa é uma ótima estratégia que pode gerar indicações para vagas de engenharia, novas informações sobre o mercado e a profissão.

O networking pode ser iniciado desde a graduação. O aluno pode estabelecer vínculos com os professores e colegas, inclusive os de turmas diferentes. Isso pode fazer toda a diferença no início da carreira.

Depois da formatura, engenheiros civis e pessoas recém formadas em geral, podem sempre conhecer mais pessoas da área ao frequentar eventos como congressos, workshops, seminários, cursos diversos e muitos outros tipos de atividades. 

No meio digital, o LinkedIn também é uma ferramenta de networking bastante valiosa. Ele pode te ajudar não somente a conhecer pessoas influentes, mas também a entender melhor o mercado e quais as suas necessidades no momento.  

A formatura não significa o fim dos estudos

Como dissemos no tópico acima, é importante frequentar eventos da área para conhecer pessoas. Mas esse não é o único motivo. É essencial manter-se sempre atualizado e, para isso, os profissionais precisam continuar estudando sempre, mesmo depois de formados.

Nesses eventos sempre são apresentadas e debatidas novas ideias, tecnologias,  informações e processos. O engenheiro que mantém seus estudos em dia está sempre um passo à frente.

Um exemplo é a legislação ambiental, que pode ser alterada em alguns momentos e influenciar bastante a forma dos profissionais executarem seu trabalho. 

Aprender outros idiomas também é algo muito interesse e que conta bastante em qualquer currículo. Cursos de especialização ou as pós-graduações são outras ótimas escolhas para quem quer se aprofundar em determinados temas. 

Procure por atividades correlacionadas

Por mais que a área da construção civil seja a mais tradicional e talvez uma das mais procuradas pelos profissionais recém formados, procurar se envolver com áreas correlacionadas pode ser uma boa oportunidade para o início de carreira.

Além de ser uma maneira bem prática e viável de você adquirir experiência com o mercado de trabalho, trabalhar com, por exemplo, projetos de meio ambiente, saneamento básico, segurança do trabalho, lecionando, etc., pode te ampliar os horizontes e fazer com que você enxergue novas alternativas. 

Outra maneira de diversificar é trabalhar tanto em serviços mais administrativos, quanto nos mais práticos. Dessa forma você não fica estagnado e acaba se tornando um profissional mais versátil.

Exercite as suas habilidades de relacionamento interpessoal

Você sabia que as suas habilidades para conviver e se relacionar com as outras pessoas muitas vezes podem ser mais levadas em consideração do que seu conhecimento e capacidades técnicas?

Pois é, isso por que pessoas com baixo ou pouco conhecimento podem sempre ser treinadas, mas pessoas que são tidas como “difíceis de lidar” são mais difíceis de mudarem. 

Um bom relacionamento interpessoal é algo muito levado em consideração na grande maioria dos processos seletivos. 

Os profissionais de RH avaliam a capacidade da pessoa de se comunicar e transmitir mensagens claras aos outros, se ela tem empatia, se ela sabe receber críticas, se lida bem com a diversidade, se é capaz de trabalhar em equipe e inúmeros outros fatores. 

Essa também são características de ótimos líderes, ou seja, caso você almeja um dia alcançar cargos mais altos, é preciso saber conviver bem com as pessoas que trabalha. 

Se você sente que é “uma pessoa difícil” pode trabalhar isso fazendo terapia, cursos de oratória e comunicação não violenta e muito mais. 

Bom, esse foi nosso post com dicas para engenheiros civis e outros profissionais em início de carreira. Caso você tenha alguma dica diferente, deixe um comentário abaixo e compartilhe com outras pessoas.

Até a próxima!

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!